Educação

Emater e Uern iniciam aulas do curso de graduação em Agroecologia

A formação será oferecida para 78 alunos durante 48 meses.

Os educandos-bolsistas de nível técnico e médio, aprovados na seleção do Programa Gente do Campo, iniciam o curso de graduação em Agroecologia nesta segunda-feira (25). A formação será oferecida para 78 alunos durante 48 meses. Até o final deste ano, as aulas serão remotas.

Em breve, a Emater-RN e a Uern divulgarão o início das aulas da pós-graduação, oferecidas para os educandos-bolsistas selecionados no mesmo processo e que já dispunham de nível superior. A especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (lato sensu) terá duração de 24 meses.

O Programa Gente do Campo é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN – com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern), que foi responsável pelo processo de seleção. Estão sendo investidos no Gente do Campo R$ 10 milhões, recursos próprios do Governo do Estado.

O curso de graduação em Agroecologia contará com 25 docentes, de instituições como a UFERSA, UFRN e IFRN e da própria UERN, que designou o Departamento de Gestão Ambiental como sua responsável.

Entre os objetivos do curso de graduação em Agroecologia estão formar profissionais para entender e desenvolver tecnologias sociais, promover, orientar e administrar a utilização dos fatores de produção da agricultura familiar, visando racionalizar a produção vegetal e animal, em harmonia com os ecossistemas, atendendo às demandas sociais e comprometidos com as propostas da agricultura familiar, do desenvolvimento local e potencializando o desenvolvimento da Agroecologia, de forma a contribuir para uma sociedade democrática e sustentável.

Os educandos-bolsistas terão disciplinas como Introdução à Ciência do Solo; Conceitos e Princípios de Agroecologia; Ecologia da Caatinga e de Agroecossistemas; Formação dos Solos no Semiárido Nordestino; Sociologia Rural e Sustentabilidade; Economia e Planejamento da Unidade de Produção Familiar, entre outras.

“Esse programa marca uma nova fase das ações de assistência técnica e extensão rural por parte da Emater e também da Sedraf. Além da formação e qualificação profissional, o programa será um instrumento forte para que a Emater chegue junto aos agricultores e agricultoras familiares e às comunidades rurais, num trabalho de parceria com as cooperativas, sindicatos e prefeituras municipais”, acrescentou o diretor-geral da Emater, Cesar Oliveira.

FORMAÇÃO – O Gente do Campo representa uma proposta de desenvolvimento da Nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da Agricultura Familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O Programa também compreende um processo de formação continuada, formal e vivencial, baseado na pedagogia da alternância e na metodologia científica da pesquisa-ação, que se dará no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do Programa, como preconiza seu título, é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso Tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Os candidatos escolheram na inscrição um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) – João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses NEAs envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support