PALESTRA

Em evento na UFERSA, Justiça Federal estreita parcerias com a Universidade

O acontecimento que foi transmitida pelo Canal Youtube da UFERSA, teve como objetivo oferecer à comunidade acadêmica

“A Justiça Federal: competência, estruturação e o papel da Corregedoria-Regional” foi o tema apresentado pelo desembargador Federal, Dr. Élio Wanderley Siqueira Filho, da 5ª Região do Tribunal Regional Federal – TRF, em palestra proferida na noite desta terça-feira, 24, na Sala dos Conselhos, situada na Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com a participação do Juiz Federal Walter Nunes.

A palestra, que foi transmitida pelo Canal Youtube da UFERSA, teve como objetivo oferecer à comunidade acadêmica, principalmente aos estudantes do Curso de Direito, a oportunidade conhecer e também de atuar na Justiça Federal por meio dos diversos projetos que são desenvolvidos em parceria com as universidades.

A iniciativa partiu do próprio desembargador Élio Wanderley, com intuito de estreitar os laços da Justiça Federal com a Universidade. “Já temos atuações importantes através de estágios nas diversas áreas da justiça, particularmente, na área de conciliação e pensamos também em ampliar com novas parcerias a exemplo da perícia médica e assistência social”, pontuou o desembargador. Dr. Élio crê na possibilidade de ampliar a ação dos estudantes universitários numa prática mais efetiva junto à Justiça Federal.

A ideia do Corregedor é aliar a busca do conhecimento que é obtido por meio da Universidade com uma vivência prática através da atuação dos estudantes universitários na Justiça Federal. Ratificando as palavras do Desembargador-Corregedor, o juiz Walter Nunes reconheceu que a parceria da UFERSA é da mais alta importância, como exemplo de que as instituições públicas precisam dialogar e trabalhar de forma harmônica. “A Justiça Federal precisa das entidades de ensino, fazer parcerias e, particularmente, com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, temos várias iniciativas, com o judiciário sendo campo de experiências para o desenvolvimento de projetos de pesquisas e extensão e também de complementação do ensino”, observou o magistrado.

Entre as ideias para a ampliação de parcerias está, por exemplo, a criação de um curso de graduação em Gestão de Segurança Pública, uma vez que Mossoró é um polo de sistema prisional, sediando, inclusive, uma das cinco Penitenciárias Federais existentes no Brasil. “Precisamos explorar e aproveitar esse ambiente que nós construímos aqui, onde temos profissionais extremamente qualificados e um campo aberto para ser explorado”, adiantou o juiz Walter Nunes. Para o magistrado, o Sistema Penitenciário Federal Brasileiro é muito novo, tendo sido criado em 2006, estando ainda em processo de construção, sendo importante que a experiência seja compartilhada com as entidades de ensino.

Para o juiz Walter Nunes, o papel do Sistema Penitenciário Federal vai mais além que abrigar os presos perigosos com atuação em organizações criminosas. “A ideia é de criação de um curso piloto de gestão uma vez que temos a expertise prática de como fazer uma gestão penitenciária. E agora temos que cuidar de uma formação acadêmica para qualificar essa gestão”, frisou.

Professor Rodrigo Leite, da UFERSA; os juízes federais Lauro Lôbo, Orlan Donato e Carlos Wagner; a reitora Ludimilla Oliveira; o desembargador corregedor, Élio Wanderley e o juiz Walter Nunes/Foto: Assecom

 

Para a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, a busca da Universidade pela Justiça Federal representa uma expressão de que a UFERSA cresce e tem uma representatividade em nível de conhecimento no campo da academia de um modo geral e que chama a atenção de outras instâncias federais, em especial, da Justiça Federal. “Receber o desembargador corregedor do TRF5 é uma honra para a nossa instituição, uma vez que Dr. Élio Wanderley é uma das maiores autoridades no campo da Justiça Federal, o que mostra a envergadura da nossa Instituição para o Semiárido e a importância da UFERSA para o País”, opinou a reitora.

A UFERSA tem 18 estudantes cursando Licenciatura em Matemática, na modalidade de Educação a Distância – EaD, num projeto pioneiro com a Penitenciária Federal de Mossoró, com perspectiva de se tornar uma política nacional de educação prisional no que concerne o Ensino Superior. “É uma alternativa para uma resposta no que diz respeito à inclusão social de pessoas que estão incluídas no sistema carcerário”, pontuou a reitora.

A professora Ludimilla vê com excelentes perspectivas a ampliação de novas parcerias com a Justiça Federal com a ampliação dessa graduação, bem como a assinatura de novos convênios, inclusive, com o atendimento às demais penitenciárias federais. “A expectativa é para que a UFERSA faça esse acompanhamento acadêmico nas outras unidades federais”, acenou a reitora.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support