EM ECLESIÁSTICO 9 – 10

O governo e o povo – O trabalho manual de um artesão sábio é elogiado, mas o chefe do povo deve ser sábio em suas palavras. O homem falador é o terror da cidade; quem não sabe controlar a palavra será detestado. Governante sábio educa o seu povo, e a autoridade de um homem que tem bom senso é bem organizada. Tal é o governante do povo, tais são os ministros; tal é o chefe da cidade, tais são os habitantes. Um rei sem instrução arruína o seu povo, e uma cidade terá prosperidade com o bom senso dos seus chefes.

O texto acima é bíblico e é isso que se espera daquele que se propõe governar, seja na condição de chefe do executivo, membro do judiciário ou do legislativo, em qualquer uma das instancias, ou na ocupação de cargos de assessoria. É preciso falar menos e fazer mais, e que esse fazer seja de ações em favor do desenvolvimento das cidades, estados, do país e fortalecimento da economia. Se a casa se torna dividida, certamente ela não sobreviverá. Então faça uso de sua autoridade com sabedoria, bom senso e organização. Só lembrando, já que estão falando muito em Deus, a Bíblia é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo e até mesmo um pouco para o judaísmo e o islamismo.


PREVISÃO POSITIVA

Acompanhando o noticiário dos últimos dias, finalmente uma boa notícia quando pensamos no fortalecimento da economia e na geração de novos empregos. De acordo com previsão dos especialistas da área e empresários do setor, teremos em período de ebulição positiva para o turismo no período do verão. E com moeda mais forte. Acredita-se que o setor será invadido pelo turista estrangeiro, na base do dólar e do euro.

Com a diminuição dos casos de Covid-19, acredita-se, principalmente depois da vacinação, o país será invadido pelos turistas estrangeiros e, como um dos destinos certo, aponta-se as cidades e as praias do Nordeste brasileiro. Torçamos para que isso realmente aconteça e, somando com o turismo interno no qual brasileiros viajam pelo Brasil, possamos ter a economia fortalecida no final e início de ano, o que refletirá positivamente na geração de emprego e renda. Como começamos a coluna citando a bíblia, vou completar – Que os anjos digam amém!

PROBLEMA ANTIGO

Como citamos a área do turismo na nota anterior, vou aproveitar e engatar um tema que tem ligação direta, qual seja, a situação das estradas no Rio Grande do Norte. Trabalhando com reportagens esportivas, policiais e políticas, ou simplesmente em momento de lazer, já viajei uma boa quilometragem pelos municípios potiguares. Logo que somos identificados como jornalista ou radialista, o pedido é quase sempre o mesmo: “Nos ajude, fale ou escreva cobrando melhorias nas rodovias de acesso a nossa cidade”.

Esse realmente é um problema antigo e nos últimos meses tem ficado pior. Além de trechos longos bem estreitos, tem também uma soma de buracos que por sua vez provocam acidentes com certa frequência. Então vamos escrever mais uma vez para pedir as autoridades que vejam essa situação. Só para exemplificar podemos citar a RN de acesso a cidade de Grossos e a outra entre os municípios de Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado. Pedir a duplicação entre a comunidade de Gangorra na zona rural de Tibau até o perímetro urbano de Grossos, não seria nenhum absurdo. Vamos juntos fortalecer essa ideia.

TORCEDOR SÓ DEPOIS DA REFORMA

O torcedor mossoroense terá que esperar mais um pouco para retornar ao estádio Nogueirão, agora municipalizado, para acompanhar seu time do coração. A turma até que ficou animada depois que as autoridades sanitárias resolveram liberar no Rio Grande do Norte a presença de 30% da capacidade de cada estádio. Com a situação da pandemia da Covid-19 entrando em fase de controle, o torcedor poderá retornar a partir do dia 17 de setembro, quando já terá começado o Campeonato Potiguar da Série B.

Questões estruturais que precisam de reforma seguem impedindo a reabertura dos portões do Estádio Municipal Leonardo Nogueira. O tempo passa e a sonhada e prometida reforma não acontece. Antes alegava-se falta de recursos por parte da Liga Desportiva Mossoroense, hoje o motivo, como tudo, é a pandemia. Sendo assim, o torcedor do MEC e do Baraúnas não poderá acompanhar, de forma presencial, os jogos das suas equipes na segundona. A promessa agora é de que a reforma será feita e o estádio estará pronto para reabrir no Campeonato Estadual da Série A do próximo. Vamos renovar os créditos e as esperanças.

AÇÃO CRIMINOSA VOLTANDO

Parece até que os bandidos haviam esquecido essa modalidade criminosa, porém fica a impressão agora que eles estavam apenas “hibernando” para depois retornar com força máxima. A questão aqui diz respeito aos frequentes ataques aos caixas eletrônicos e cofres particulares instalados em postos de combustíveis e supermercados, com a utilização de explosivos. Essa prática voltou a se espalhar pelo Brasil depois de um ataque “cinematográfico” a um desses pontos, incluindo uma agência bancária, em uma cidade do interior do estado de São Paulo.

Basta olhar para o Rio Grande do Norte e, até o fechamento da coluna, duas cidades haviam sofrido esse tipo de ataque. O primeiro aconteceu no município de Tangará e o segundo em Lajes. Além dos prejuízos em relação ao dinheiro roubado, também fica para trás cenários de destruição com estruturas inteiras no chão que precisam ser reconstruídas. Eis um dos principais motivos que faz sumir caixas eletrônicos em cidades nas quais não existem agências bancárias. Em Tibau-RN, fronteira com o Ceará, isso já aconteceu no passado e, até hoje, nenhum comerciante teve coragem de pedir a colocação de caixas eletrônicos em seu estabelecimento. E, sejam justos, cobertos de razão.

CANDIDATURA CONFIRMADA

Mais um ano eleitoral se aproxima e alguns nomes já estão sendo postos como certos na corrida pelo voto em 2022. Um deles é do vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró-RN, Lawrence Amorim (SD). Aliás essa é uma candidatura que se pode cravar, antes mesmo de uma declaração oficial, afinal, Lawrence é suplente de deputado federal e tem todo direito, se assim desejar, de tentar mais uma vez chegar a Câmara Federal.

Mesmo com um mandato em vigor com mais dois anos pela frente, além dos meses que restam no atual período legislativo, ele poderá abrir espaço para o suplente do seu partido, caso consiga sucesso no pleito que se avizinha. E o suplente já pode gerar expectativa diante do anuncio feito pelo próprio Lawrence, ao lado de líderes do seu partido, o Solidariedade, de que será candidato a deputado federal em 2022. Pelo que observo, além do anuncio de sua candidatura, ele também já costurar alguns apoios nos bastidores.

 

MENSAGEM

“Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente”.  Píndaro

 

 

A AMBULÂNCIA CHEGOU

No dia da posse, o vereador jura cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, desempenhar o mandato e trabalhar pelo progresso do Município e bem estar de seu povo. Feito esse preâmbulo, destaco a parte final “trabalhar pelo progresso do município e bem estar do seu povo”, para citar a chegada de uma ambulância semi-UTI no município de Tibau/RN, na chamada Costa Branca, distante 42 quilômetros de Mossoró, na região Oeste.

Na última semana o instrumento de reforço ao sistema de saúde municipal teve sua aquisição anunciada, porém somente no sábado, 11, é que aconteceu a solenidade oficial de entrega. Isso significa que a partir de agora a ambulância estará à disposição da população, caso seja necessária a sua utilização. É justo registrar que a tudo nasceu de um requerimento de autoria do vereador Daniel Roberto (PSDB), aprovada na Câmara a ideia foi abraçada pela prefeito Lidiane Marques de Souza. Conversei com Daniel e ele fez questão de agradecer a prefeita Lidiane pela presteza como atendeu e entendeu a importância de sua proposição. O vereador disse que estava feliz ao propor algo que trará benefícios para o coletivo da sociedade tibauense.

A VOLTA DA TRIBUNA POPULAR

Embora já seja o vereador, legalmente, o representante dos munícipes, a cidade de Mossoró sempre encontra espaço para surgir na vanguarda de alguns acontecimentos. É o caso da Tribuna Popular, espaço no qual a população poderá, mesmo sem um mandato eletivo, participar das sessões ordinárias na Câmara Municipal. No caso de Mossoró, esse espaço é a Tribuna Popular quando, durante cinco minutos, uma pessoa do povo poderá ocupar a tribuna e tratar do tema que considerar relevante para o debate em favor do progresso da cidade.

Esse espaço, no último ano, esteve suspenso por conta da pandemia da Covid-19, porém teve seu retorno de forma presencial confirmado para esse mês, dia 21, pela mesa diretoria da Casa. O retorno da Tribuna Popular ocorrerá, com a reestruturação do setor de Articulação Comunitária da Câmara, anuncia o presidente da Casa, Lawrence Amorim (SD). O departamento visa ao fortalecimento do diálogo entre líderes comunitários e o Poder Legislativo. No ato da inscrição para fazer uso da tribuna, o interessado tomará conhecimento dos requisitos existentes na regulamentação do ato, instituído em 2011, via Resolução. Algumas regras, digamos, para manter a ordem.

ENERGIA RENOVÁVEL, QUEM SE BENEFECIA?

Além dos anúncios de novos projetos e ampliação das redes através dos diferentes meios de comunicação, podemos testemunhar pessoalmente a ampliação da exploração das energias elétricas renováveis, tipo eólicas e solar em todo o Rio Grande do Norte e em diferentes estados do Brasil. Apesar disso, fica a pergunta, quem realmente tem se beneficia com tudo isso? Se a ideia inicial seria fazer frente a energia gerada pelas hidrelétricas e chegando ao consumidor via distribuidoras privadas ou não, parece que não tem dado certo. Na realidade a população continua sentindo no bolso o peso das despesas com a energia elétrica produzida da forma tradicional.

A preocupação faz sentido, pois exemplos em outras áreas com a mesma intenção são muitos. Cito aqui o surgimento do programa do álcool combustível e depois o gás natural. Os dois, pouco a pouco, vão ficando distante daquilo que era prometido, pois estão próximos dos preços cobrados pelo litro da gasolina. Principalmente o álcool, rebatizado como etanol, comercialmente falando. Todos esses programas correm o risco de entrarem, sem controle, para o grupo denominado “de boas intenções o inferno anda cheio”. A força daqueles que estão com o dinheiro, fala mais forte e acabam destruindo aquilo que viria em benefício geral, e não para deixar mais ricos os empresários do setor.


DICA LEGAL – ESTADO DE DEFESA

Nos últimos dias, principalmente na semana que passou, ouvimos muito falar em Estado de Defesa, golpe e até em impeachment porém, no frigir dos ovos, tudo não passou de muita bravata de um lado e falácia em demasia do outro. Mas, na missão de trazer no último tópico algo do nosso ordenamento, vamos citar aqui para os leigos na área jurídica, onde encontrar informações sobre o Estado de Defesa. Trata-se de um dispositivo constitucional do artigo 138 e completando suas regras os artigos 137, 138, 139, 140 e 141 da CF/88. Reforçando com informações sobre o Estado de Sítio.

O caput do 136 diz que, “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”. Enfim, nada disso aconteceu, em relação a convocação, e tudo ficou na bravata e na falácia dos envolvidos nos dois lados. O bom é, o povo e seus representantes focarem as atenções no combate aos preços abusivos e fortalecimento da economia. Uma coisa é certa, o impeachment não resolve e, muito menos o golpe. Ninguém quer instabilidade política e o fim da liberdade de expressão, vamos deixar para definir tudo no voto, ou seja, quem serve fica e do contrário, usa o voto e tira do poder.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support