EMTREVISTA

Conversa da Semana com Morgana Dantas

Uma conversa séria e necessária que vai abordar temas de relevância e cada vez mais em evidência nesses últimos anos. Saúde, pandemia e administração pública. São esses os assuntos que compõem a Conversa da Semana do Portal do RN deste sábado (22), que traz uma entrevista breve e esclarecedora com a secretária de Saúde do município de Mossoró, Morgana Dantas. Em seu currículo profissional, a entrevistada carrega uma lista de títulos. É enfermeira com 15 anos de experiência na área da saúde, Pós-graduada em Gestão da Saúde e Hospitalar, Doutora em Terapia Intensiva, Especialista em UTI com extensão em Urgência e Emergência, especialista em Auditoria de Saúde, entre outros títulos. Na Conversa da Semana de hoje, a secretária conta como se tornou gestora de uma das áreas mais importantes da administração municipal no governo Allyson Bezerra. Morgana fala dos desafios de administrar o setor da saúde enfrentando a maior crise sanitária já vivenciada em cem anos e o que os mossoroenses podem esperar de melhorias futuras no setor da saúde pública para a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.


PORTAL DO RN – Secretária Morgana como foi que surgiu o convite para que a senhora se tornasse a secretária municipal de saúde em Mossoró?

MORGANA DANTAS – No dia 22 de dezembro de 2020 eu recebi um telefonema de um dos assessores do prefeito Allyson Bezerra, me convidando para uma reunião aqui no município de Mossoró. Na ocasião, eu estava a oito anos morando em Natal, trabalhando em uma empresa privada de renome nacional. No momento do convite para essa reunião eu não tinha ideia do que se tratava. Até então eu só conhecia o prefeito Allyson das entrevistas e também em toda minha vida nunca havia atuado no serviço público e muito menos trabalhado com políticos. Sem ter uma ideia formada sobre o tema da reunião, mas eu já vinha preparada para recusar qualquer convite de trabalho que me fosse feito. Vim para Mossoró no dia seguinte e me reuni com o prefeito. Ele me disse que já havia tido informações sobre meu trabalho na gestão de saúde e a forma como ele falou foi o que me fez tomar a decisão de aceitar o convite. As palavras do prefeito foram as seguintes: “Morgana eu quero proporcionar a população de Mossoró a melhor saúde do Brasil, eu quero transformar a saúde de Mossoró na melhor do país, eu quero ser exemplo. Eu quero que as pessoas procurem atendimento nas unidades de saúde, nas UPAS, nas especialidades e sejam bem atendidas”. Eu vim preparada para dar um não, mas a forma como o convite me foi feito e a intenção de ajudar o povo, foi o que me fez mudar de ideia.

Eu vim preparada para dar um não, mas a forma como o convite me foi feito e a intenção de ajudar o povo, foi o que me fez mudar de ideia.

 

PRN – A senhora fala que não tinha nenhuma experiência com o serviço público, como foi iniciar um projeto profissional novo na área da saúde e em um ano em que o país vive a maior crise sanitária já vivenciada?

MORGANA DANTAS – A partir das palavras do prefeito eu lembrei da minha vó que me dizia sempre que devemos ajudar os outros e fazer o melhor que podemos para ajudar as pessoas. Então arregacei as mangas e mesmo muito insegura por não ter conhecimento algum sobre como funcionava a gestão pública, sempre tive o apoio e a orientação do prefeito Allyson e passei a estudar e conhecer como é que atua o Sistema Único de Saúde e hoje, posso dizer que estou me sentindo muito mais secretária de saúde de Mossoró do que no dia 18 de janeiro do ano passado quando assumi a pasta.

PRN – Como a senhora descreve os primeiros desafios? A senhora recebeu uma secretaria desestruturada, desorganizada e muitas demandas por parte da população, por onde começou o processo de transformação da saúde de Mossoró?

MORGANA DANTAS – A primeira ação como secretária foi visitar todos os equipamentos de saúde. E o que nós encontramos foram unidades sucateadas, falta de estrutura física, falta de medicamentos, quadro de pessoal insuficiente, sem médicos. Então nós começamos a correr para equipar e fazer a área da saúde funcionar. A primeira grande deficiência que encontramos foi a falta de médicos nas unidades e realizamos um chamamento público e contratamos médicos para atender nas unidades que não tinha o profissional. Inicialmente contratamos treze médicos e hoje todas as UBSs de Mossoró contam com médicos atendendo todos os dias. Outra providência urgente que tivemos que adotar foi a compra imediata de insulinas para atender aos pacientes diabéticos que necessitam do tratamento e não estavam tendo acesso por falta da medicação. Reativamos o programa de distribuição de insulinas e também o programa ambulatorial de endocrinologia do PAM que também estava desativado. Hoje todos os pacientes diabéticos de Mossoró tem acesso as consultas, acompanhamento e insulinas gratuitas. E o trabalho continua para que possamos cumprir com a meta de oferecer serviço de saúde de qualidade para a população de Mossoró.

E o trabalho continua para que possamos cumprir com a meta de
oferecer serviço de saúde de qualidade para a população de Mossoró.

PRN – A atual gestão vem priorizando a área da saúde e demonstrando também uma atenção especial com o setor de saúde mental. Como foi a decisão de reestruturação do Hospital Psiquiátrico de Mossoró?

MORGANA DANTAS –  Durante uma visita para avaliação das condições de funcionamento do Hospital Psiquiátrico de Mossoró nós percebemos que o prédio onde funcionava não havia qualquer condição física e humana para atender aos pacientes. A situação era muito grave porque em alguns setores o teto ameaçava desabar em cima dos pacientes e servidores. Realizamos uma verdadeira força tarefa. O prefeito Allyson pediu urgência nessa providência e começamos a procurar um local onde pudéssemos instalar o hospital. Encontramos um prédio cedido pelo estado e com o esforço conjunto da Secretaria de Infraestrutura conseguimos, em tempo recorde, inaugurar o novo Hospital Psiquiátrico de Mossoró que recebe o nome de Dr. Milton Marques de Medeiros. O novo hospital tem capacidade para abrigar 60 pacientes com acomodações adequadas, serviço especializado, equipe multifuncional e atendimento humanizado. Antes os pacientes pulavam o muro para fugir do local, hoje eles pedem para continuar no hospital. Além da reestruturação total do hospital psiquiátrico, nós contratamos mais dois psiquiatras para atender aos pacientes adultos e infantil, além de um neuropediatra para atendimento infantil no Centro de Reabilitação de Mossoró.

Antes os pacientes pulavam o muro para fugir do local,
hoje eles pedem para continuar no hospital.

PRN –  Nesta semana, dia 19 de janeiro, Mossoró completou um ano do início da vacinação da Covid-19 no município. Como a senhora avalia essa trajetória?

MORGANA DANTAS – A campanha “Mossoró Vacina” já conseguiu vacinar com a primeira dose mais de 230 mil pessoas que tomaram a primeira dose, mais de 206 mil com duas doses e nós estamos realizando um trabalho de formiguinha diário para incentivar as pessoas que ainda não tomaram a vacina para que procurem os postos de vacinação. Nós realizamos parcerias para instalação de postos extras, nossas equipes trabalham vacinando de domingo a domingo e todos os dias fazemos a comunicação nas redes sociais, realizamos busca ativa das pessoas que ainda não tomou sua vacina para que se conscientizem que a vacina é a única forma que temos para combater a Covid-19. É comprovado cientificamente que a vacina não evita o contágio, mas impede que o paciente ocupe um leito de UTI ou que venha a óbito por complicações da doença. Vários incentivos já foram dados a população através de parcerias com o comércio e empresas como sorteio de smartphone para quem tomasse a vacina, desconto na conta de água com incentivo da Caern, entre outros incentivos. Mossoró vem sendo exemplo de vacinação e uma prova disso é a vacina das crianças que chegou na cidade na noite de sexta-feira (14) de janeiro e na manhã do dia (15) nós já estávamos vacinando nossas crianças. Portanto o município de Mossoró tem investido na vacinação por acreditar que esta é, de fato, a única forma que temos para combater a pandemia de Covid-19.

PRN – Secretária foi divulgado recentemente um investimento em projetos na área da saúde em Mossoró, quais são esses projetos?

MORGANA DANTAS – Esses investimentos vieram através de projetos que nós já tínhamos protocolado junto ao Ministério da Saúde e os recursos serão utilizados na construção de quatro CAPS, duas unidades de acolhimento, uma policlínica no Alto de São Manoel para desafogar os atendimentos no PAM do Bom Jardim e será utilizado também para a compra de equipamentos para as unidades de saúde.

PRN – Secretária a senhora disse que o que lhe motivou a aceitar o convite do prefeito Allyson foi a proposta de trabalhar para garantir saúde de qualidade para o povo de Mossoró, qual a sua avaliação ao concluir o primeiro ano de gestão à frente da secretaria de Saúde?

MORGANA DANTAS – Quando o prefeito me chamou ele deixou bem claro que o povo seria a prioridade e tudo o que foi projetado está sendo posto em prática. Uma prova que o povo é prioridade nesta gestão é que o prefeito realiza constantemente visitas nos equipamentos de saúde para averiguar se a população está tendo um atendimento adequado, para saber o que está faltando e esse trabalho de inspeção e reestruturação da saúde do município vem sendo feito desde o início, porém, sabemos que ainda há muito a fazer. A preocupação da gestão em saber se o paciente vai ter um médico nas unidades para que ele possa fazer uma consulta, se vai ter medicamento nas farmácias das UPAs, se os diabéticos estão tendo acesso as insulinas e ao acompanhamento médico tudo isso é um trabalho constante que vem sendo feito nessa gestão. E ainda a preocupação com a testagem da Covid-19 e com o acesso as vacinas. Apesar de todo esforço que vem sendo feito para garantir serviços de saúde de qualidade a população de Mossoró, ainda enfrentamos as notícias falsas que são divulgadas diariamente com o objetivo de desqualificar o trabalho sério que vem sendo realizado. Mas para mim o mais importante é o agradecimento e o reconhecimento da população. O serviço público não é fácil, mas nós vamos continuar trabalhando para cumprir a determinação da gestão que é garantir serviço de saúde de qualidade para a população e tornar a área da saúde do município um exemplo.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support