Baraúna

Candidato a prefeito tem registro de candidatura indeferido

Isoares Martins foi considerado inelegível por ter tido contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União

O empresário Isoares Martins de Oliveira, candidato a prefeito da cidade de Baraúna pelo Partido Progressistas (PP) teve o pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN).

O juiz Flávio César Barbalho de Melo, da 58ª Zona Eleitoral, acolheu pedido feito pelo candidato a vereador Coriolano Joaquim de Magalhães (Republicanos), em Ações de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC) e reconheceu que Isoares Martins está inelegível e, em face disso, indeferiu o seu pedido de candidatura.

A inelegibilidade de Isoares Martins advém do fato de ele ter tido prestação de contas de verba de convênio de verba federal rejeitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A prefeitura de Baraúna recebeu, em 2014, cerca de R$ 400 mil reais para obra pública. Em fevereiro daquele ano, a gestão de Isoares Martins tinha recebido 33% dos recursos, tendo aplicado, até então, apenas 16,5% deles, o que foi visto pelo Judiciário como “desfalque patrimonial” sofrido pela prefeitura. Para a Justiça, Isoares Martins praticou ato doloso de improbidade administrativa, tendo inclusive agido com desprezo com a coisa pública.

“E, de fato, o vício insanável equiparado ao ato doloso de improbidade administrativa previsto no art. 10 da Lei nº 8.429/1992, praticado pelo impugnado, ao tempo em que era Prefeito de Baraúna/RN, impressiona pelo tamanho menosprezo com a res pública, havendo a Colenda Corte de Contas enfatizado, na sua fundamentação, a gritante discrepância entre o percentual da verba pública federal liberada e o do efetivamente empregado pelo candidato, ao ponto de inviabilizar a própria funcionalidade da obra, tornando-a imprestável”, escreveu o magistrado em sua sentença, publicada há pouco no Diário Eletrônico da Justiça (DEJ).

GRUPO – Isoares Martins é o candidato situacionista à prefeitura de Baraúna. Ele foi alçado ao posto após ter pressionado o grupo político do qual faz parte e que tem como um dos líderes o também empresário Aldivon Nascimento, marido da atual prefeita Lúcia Nascimento, que foi alijada da disputa.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support