CULTURA

Cabocla: Cervejaria e pub se tornam referência na noite mossoroense

Espaço reúne criatividade, bom gosto, autenticidade e estilo musical que destaca o rock e suas vertentes

Era apenas um galpão fechado que se transformou em um dos endereços mais requisitados quando a busca é por música boa e cerveja artesanal de qualidade. Esse é o perfil da Cervejaria Cabocla, um espaço que iniciou apenas como fábrica de cerveja e se estendeu a um dos mais badalados e requisitados pubs de Mossoró.

O ano era 2018 e a ideia inicial, segundo relato de um dos proprietários da Cabocla Kleber Santana, era montar uma fábrica artesanal de cerveja e atuar na comercialização dos produtos. Porém, deixando fluir a veia empreendedora, percebeu espaço para ampliar a fábrica e instalar um pub no mesmo local, nascendo assim a Cervejaria e pub Cabocla.

O ambiente, artesanalmente decorado expõe, de cara, traços do rock, principal estilo musical do pub.  A criatividade é visível em cada canto. Um painel gigante com imagens de lendas do rock, outro espaço dedicado aos motociclistas e uma guitarra de grande dimensão instalada na fachada da cervejaria se tornou o símbolo do espaço.

Kleber explica que a guitarra da Cabocla é uma obra de arte produzida pelo artista Marcelo Amarelo que contou com a parceria da J Patrício Metais. Para construir o instrumento, que é também uma referência ao estilo musical do local, foram necessárias 4 toneladas de sucata.

Música

Foto: Wilson Moreno

Kleber ressalta que o estilo musical voltado para o rock e suas vertentes surgiu na Cabocla como forma de preencher uma lacuna significativa na cidade. “Aqui em Mossoró não tinha mais bar que tocasse rock e como esse é o meu perfil, abrimos o bar com essa pegada e vimos que a galera gostou e hoje a Cabocla é referência não só em Mossoró e cidades do RN, mas também em outros estados do Brasil”, relatou Kleber.

A Cabocla também se tornou um lugar de oportunidades para muitas bandas e artistas locais. “É uma realização pessoal quando a gente faz eventos aqui dando oportunidade a bandas antigas e novas de apresentarem seus trabalhos. No ano passado, por exemplo, passou por aqui bandas de São Paulo com 30 anos de existência e também, banda autoral que começou há quatro meses aqui na cidade.  A gente abre as portas para todas as vertentes do rock”, acrescenta.

A cabocla funciona de terça-feira a sábado com música ao vivo que inclui atrações locais, nacionais, bandas autorais e covers. “Já trouxemos aqui para a Cabocla atrações de renome nacional e não fazemos distinção, abrimos as portas para todos os estilos de rock alternativo”, conclui. Também abre espaço para eventos como feiras, apresentações de dança e recitais.

Banda Crise

Foto: Cedida

E como não podia ser diferente, Kleber além de gostar de rock é também músico e integrante da banda Crise, cujo estilo é o punk rock dos anos 80\90. Esse estilo é caracterizado por músicas rápidas, agressivas e simples, além de letras que criticam o sistema político e social. “Na banda nós trazemos referências como Ratos de Porão, Câmbio Negro, Replicantes, entre outras. Nas nossas letras a gente critica muito a política e o capitalismo, etc.”, relata.

O nome da banda, Kleber destaca que tem muita relação com o próprio nome, porque, segundo ele, uma crise faz a pessoa sair do lugar e mudar sua visão de vida. “Costumo dizer que quem nunca passou por uma crise, ainda vai passar. Na banda somos quatro integrantes, eu sou o guitarrista, Rodrigo vocal, André no baixo e Sidley na bateria”, detalha.

O músico Kleber destaca também que a maior contratante da banda Crise é a Cervejaria Cabocla, porém, a Crise já tocou em Natal, Ponta do Mel e tem projetos para se apresentar em cidades do Ceará ainda neste ano. “A ideia é ver a Crise tocando em festivais pelo mundo”, comenta.

Cerveja artesanal

Foto: Wilson Moreno

A cerveja artesanal Cabocla nasceu do desejo de um grupo de amigos de produzir uma cerveja de qualidade. Tudo começou no “quintal” de casa por volta de 2015. “Até então eu era uma pessoa que bebia cerveja normal como qualquer pessoa, até que um dia um amigo, que hoje é sócio aqui na cervejaria, me apresentou a cerveja artesanal e na ocasião eu levei alguns dias para processar, mas acabei me apaixonando pelo mundo da cerveja artesanal”, conta.

Nesse período Kleber juntamente com um grupo de cervejeiros desenvolviam um movimento na cidade voltado para a produção caseira de cerveja. “Eu comecei a produzir numa panela grande de feijoada adaptada”, explica.

Foi então que os amigos apaixonados por cerveja artesanal decidiram investir na produção industrial, nascendo aí a Cervejaria Cabocla. Hoje, além de atender ao mercado local, a fábrica se expandiu para outros centros como Natal, cidades do Ceará e Paraíba. Kleber detalha que a fábrica da Cabocla foi montada respeitando todos os padrões de exigência. “Antes de fazermos os investimentos e montarmos a fábrica passamos um tempo nos profissionalizando e conhecendo todo o universo da cervejaria artesanal. Podemos dizer que o nosso padrão de qualidade não deixa a desejar e está equiparado as mais importantes marcas de cerveja artesanal do país”, conclui.

Notícias semelhantes
Comentários
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.