Libertadores terá dois times do Nordeste pela primeira vez na história
A Copa Libertadores da América terá, em 2025, dois clubes do Nordeste pela primeira vez em sua história. Após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Bahia confirmaram suas presenças no torneio continental do ano que vem.
O Tricolor cearense terminou o Brasileirão na quarta posição, com 68 pontos, e está classificado para a fase de grupos. Já o Tricolor baiano, que ficou com a oitava posição da Série A, com 53 pontos, disputará a fase preliminar do certame internacional.
O Leão fará sua terceira participação na Libertadores, já que disputou a competição nos anos de 2022 e 2023. O Esquadrão de Aço, por sua vez, marcará presença pela quarta vez – as outras três foram em 1961, 1963 e 1989.
Bahia tem a melhor campanha
A melhor campanha de um nordestino no maior torneio da América do Sul pertence ao Bahia, que chegou as quartas de final em 1989. Na ocasião, o time tricolor foi eliminado pelo Internacional.
Outras campanhas de destaque pertencem a Fortaleza (oitavas de final de 2022) e Sport (oitavas de final de 2009). Nunca um time do Nordeste foi campeão do torneio.
CNN Brasil