FALAR É FÁCIL

Na política, principalmente em tempo de eleição, falar é fácil. É comum ouvir candidatos vociferando que é bom de diálogo mas, e o resto? Será que o compromisso assumido no bom diálogo um dia se torna realidade? Tem algum fundo de verdade ou só falácia. Não adianta ser bom de conversa e não cumprir com a palavra empenhada. Muitos garantem quase de joelhos e mãos postas que vai realizar aquela sua reivindicação, porém ao conseguir alcançar seus objetivos, joga tudo na vala ruim do esquecimento. Fique atento para a turma do bom discurso, da fala fácil, ou seja, a turma do diálogo.

É bom lembrar que a principal arma do estelionatário é a boa conversa. Tem lábia igual ao zangão quando ataca a aranha injetando seu veneno e a deixa viva, porém imóvel, sem reação até ser levada e devorada. Assim fazem aqueles que cometem algum tipo de estelionato, seja ele administrativo, político ou um golpe mesmo. Isso posto, ligue o sinal de alerta, nos tempos atuais é sempre bom ficar atento aos que falam ser bom de diálogo, porém o caráter, para ser gentil, duvidoso, não permite que o passo seguinte, cumprir com o compromisso assumido, seja consumado. Assim penso, e logo escrevo.   


FALSA CONVOCAÇÃO DE MESÁRIOS

No país onde, segundo o comandante mor, rouba-se ou furta-se celular apenas para tomar uma cervejinha no final de semana, nem mesmo o sistema eleitoral se livra das ações para uso de forma indevida. Pois não é que a turma do crime anda usando o nome da Justiça Eleitoral para aplicar golpes enviando as pessoas e-mail falsos com convocações de mesários acompanhado da requisição de atualização de dados. O alerta para que não respondam é dado pelos próprios membros da Justiça Eleitoral que garantem não estão realizando esse tipo de procedimento.

É bom que o amigo eleitor saiba que a nomeação de mesários que trabalham nas eleições é feita por edital publicado por juízes das zonas eleitorais. E tem mais, o prazo para esta publicação terminou no dia 7 de agosto, ou seja, mais uma prova do golpe. De acordo com a Justiça Eleitoral, as comunicações falsas afirmam que o eleitor foi chamado para trabalhar nas eleições como mesário. Na sequência, solicitam que a pessoa acesse um site falso para atualização de dados cadastrais e mais informações sobre a suposta convocação. Depois, a mensagem afirma que a pessoa é mesário “confirmado” e que, em caso de desistência, ela precisa atualizar a informação na página irregular. Fique atento e não caia no golpe. Sabe-se lá o que essa turma fará com seus dados em mãos. Coisa boa não será.

COPA DO MUNDO FEMININA NO RN

Inicialmente o Rio Grande do Norte não estava incluído entres os estados que seriam sede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino a ser disputada no Brasil. Depois de reformada a relação dos locais, a cidade do Natal foi incluída e a Fifa inclusive já tem data marcada para promover uma inspeção. É claro que tudo isso terá que contar também com o apoio do Governo do Estado, que já demostrou interesse no assunto, pois sozinha a Federação-norte-rio-grandense de Futebol não teria a menor condição de garantir nada.

De acordo com matéria publicada no site da FNF, a CBF confirmou a data da visita da FIFA a Natal. A visita oficial de inspeção será no dia 09 de outubro de 2024, em mais uma etapa do processo de seleção das cidades-sede e estádios para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. O propósito da visita é avaliar os estádios indicados e aeroportos. Na sequência acontece outra visita para avaliação de centros de treinamento e hotéis. A escolha das cidades-sede levará em consideração diversos fatores como os estádios, transporte e mobilidade, acomodações (qualidade e quantidade), segurança pública, sustentabilidade e direitos humanos. Aguardemos os resultados.

APODI: BACURAU X BICUDO

A tradição entre o verde e o vermelho foi mantida no município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte. De um lado os candidatos do Bacurau, atual situação, e do outro, na oposição, os Bicudos. Essa é uma marca deixada, principalmente, pelos confrontos estaduais entre Alves e Maias, já no final dos anos 80 e início da década de 90. Em Apodi as bandeiras da tradição são ostentadas pelos candidatos Sabino do MDB e Giliard do PSD, que aliás, segundo analistas políticos, fizeram um bom debate promovido pela Rede TCM (TV Cabo Mossoró e rádios 95 FM e 98 FM).

Fui até Apodi no final de semana, feriado 07 de setembro, conferir esse quadro e, realmente, o verde e o vermelho, até o momento que permaneci na cidade, faziam uma campanha alegre e, de certo ponto, tranquila. Por exemplo, o sábado foi reservado para o candidato do MDB e o domingo foi a vez da movimentação do PSD, ou seja, sem risco de confronto nas ruas. Fico na torcida, é claro, que o ambiente democrático permaneça até o fim da campanha e, diferente da violência vista em outras cidades, Apodi seja um bom exemplo a ser seguido.

CONTOS DO TIROL

O escritor mossoroense David de Medeiros Leite começa uma nova caminhada no mundo da literatura. Seu novo desafio é caminhar, ou melhor, escrever, no mundo dos contos e, para isso, já tem trabalho pronto com o livro intitulado Contos do Tirol. Depois de mostrar seu novo trabalho em Natal, David Leite se prepara agora para o lançamento em sua terra berço, Mossoró. E esse lançamento será no dia 20 de setembro, 16:00, no Mon Petit Café e Livros, que fica na rua Duodécimo Rosado, 1180 no bairro Nova Betânia.

Mais um trabalho da editora Sarau das Letras que terá como responsável pela edição Clauber Arcanjo e ilustrações de Augusto Paiva. Pegando aqui emprestado um pouco do muito que disse sobre o livro Gustavo Sobral, trata-se de um apanhado de contos incomum de um autor inventivo que escolhe um lugar, o Tirol, como espaço para o desenrolar de histórias inusitadas. São nove curtos e envolventes contos com personagens diversas, tramas independentes e histórias para lá de surpreendentes. Isso posto, é esperar o lançamento na sexta-feira, 20, no “país de Mossoró”. Ao amigo David votos de sucesso, sempre.

CONCURSO PÚBLICO NO RN

O tempo passa, servidores se aposentam e o serviço público não pode parar, segue adiante. Para isso é preciso repor os cargos em aberto. A boa notícia para os potiguares, e demais interessados até de outros Estados, é que o governo do Rio Grande do Norte anuncia a possibilidade real de três concursos públicos que juntos devem somar um total de 1.162 novas vagas de emprego, isso, no mínimo, até 2025. Se tem concurso chegando não preciso nem mesmo avisar para a turma reforçar os estudos e anotar as datas e o que é preciso focar.

Parafraseando o narrador esportivo, a partir de outubro seguindo até janeiro, será uma profusão de editais. A Fundação Getúlio Vargas é a banca já contratada para a realização do certame. Serão 384 vagas para a Secretaria de Saúde, mais 180 para O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e mais 598 vagas do magistério, que aliás, deve ser o primeiro edital para a contratação de novos professores na rede estadual de ensino. Anotem.

MENSAGEM

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.”

Cora Coralina

INSEGURANÇA JURÍDICA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A segurança jurídica e a liberdade de expressão são valores caros que vão se tornando raros no Brasil. Hoje o país afunda no mar de lama da insegurança jurídica e do tolhimento da liberdade de expressão. E o pior é saber que parte significativa desse ataque a segurança jurídica e liberdade de expressão parte da Corte maior do país, que deveria se manter distante dos holofotes, por exemplo, que pode levar a vaidade e essa por sua vez é íntima provável dos erros. Falo aqui do STF, originalmente conhecido como “Guardião da Constituição”. Então espere, quem será o vilão ao ferir o que manda as carta maior do país?  Me parece tudo misturado em uma só pessoa com o silêncio dos demais.

O quadro acima, o amigo que acompanha o noticiário nacional e até mundial, já sabe que falo do embate entre o Ministro do STF, Alexandre Morais e o proprietário do “X”, Elon Musk, que acabou sobrando para os dois itens já citados. A insegurança jurídica vem no sentido de desanimar a vinda de investidores para o Brasil enquanto a liberdade de expressão atinge o simples internauta que pode ser multado em R$ 50 mil se utilizar a plataforma que não agrada ao ministro. Se essa e outras atitudes não receberam um basta, a Venezuela será aqui.

DESFILE DO SETE DE SETEMBRO

E a data do sete de setembro no Brasil deixou a sua monotonia dos desfile e passou a ter outra conotação. O primeiro tema a agitar a data que comemora a Independência do Brasil foi a tentativa do Governo Federal em incluir, em Brasília, um grupo de representante do Movimento dos Sem Terra (MST) para ser homenageado no desfile. Para completar a quebra, digamos assim, da chatice do desfile formal todos os anos, o ato público em São Paulo acabou atraindo um público bem maior, em relação ao evento realizado na capital do Brasil.

Felizmente, em respeito a data da Independência, não vingou a ideia de homenagear nesse momento o MST, um movimento que não respeita a propriedade privada e pouco liga para as regras quando resolve, por exemplo, interditar rodovias e invadir o espaço de particulares. Seria contraditório com a data e total constrangimento para as Forças Armadas. Já em São Paulo o ato público esteve ameaçado pela presença de candidatos à prefeitura da capital. É importante que a oposição também conheça seus limites e não misturem as coisas. A movimentação do dia 07 de setembro na Avenida Paulista tinha como foco lembrar o tolhimento da liberdade de expressão que enfrentamos hoje no Brasil e cobrar ações concretas, por exemplo, do Congresso Nacional. Fora isso é mudar o tom, e isso não é bom.

DIFÍCIL PARA UM TIME DO NORDESTE

Tem razão o jogador Marinho, do Fortaleza, quando questiona o comportamento da arbitragem de campo e também de vídeo. Os dias se passaram e a CBF silenciou sobre as fortes críticas do atacante ao levantar suspeitas de ilegalidade em primeiro gol do Botafogo que retirou do tricolor cearense, naquela oportunidade, a liderança do Série A do Campeonato Brasileiro. Marinho disse que foi diferente o comportamento quando, ano passado contra o Corinthians, olhando o VAR por dez minuto acabaram anulando um gol de sua autoria.

Disse Marinho em suas redes sociais: “E ai CBF? Quero saber se vocês não vão falar nada desse gol do Botafogo. Nem o VAR chama. Toque claro na mão. Até replay da TV mostrou rápido o replay para não ser contestado. Gol meu contra o Corinthians ano passado do mesmo jeito o VAR foi olhar por 10 minutos para anular o gol. Difícil mesmo time do Nordeste brigar por algo”. Me veio a lembrança uma conversa com o ex-jogador Maranhão, que defendeu Potiguar e ABC no RN. Ele contou, em jogo da Copa do Brasil contra o Vasco em São Januário, Rio de Janeiro. Depois de sofrer várias faltas foi reclamar ao árbitro e esse respondeu: “Jogue sua bola, você acha que vem do Nordeste ganhar Vasco aqui em São Januário”, Sendo assim, Marinho tem razão.


DICA LEGAL – JUSTIÇA ESPORTIVA

O treinador Renato Portaluppi (04 jogos), e os jogadores Nathan Fernandes (01) e Diego Costa (02), todos do Grêmio de Porto Alegre, foram julgados e punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de expulsões na Fonte Nova, em jogo contra o Bahia na quarta rodada do brasileirão da Série A, no mês de abril. O trio foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Diego expulso em lance do jogo e Nathan por reclamação e por feito gesto de roubo com as mãos. O treinador Renato retirou de campo, antes de terminar a partida, todos os jogadores do banco de reservas.

De acordo com o 258 inciso II, desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões tem como punição a suspensão de uma a seis partidas ou de 15 a 180 dias, caso praticada por qualquer outra pessoa natural submetida ao Código. O artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) diz que é proibido assumir qualquer conduta que vá contra a ética ou disciplina desportiva, desde que não esteja tipificada em outras regras do código. A Justiça Desportiva tem como função regular as relações desportivas e garantir a segurança jurídica das competições e da disciplina. O objetivo é que as competições aconteçam com ordem, tranquilidade, segurança, estabilidade e isonomia entre os competidores. A Justiça Desportiva deve atuar de forma imparcial e desvinculada de qualquer entidade de administração do desporto.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support