FAZ UM BEM DANADO
Lendo as manchetes aqui mesmo, no portal do rn, tinha uma que dizia assim: 26ª edição do Mossoró Cidade Junina deve aquecer economia e gerar empregos na cidade. Recorro aqui a música da peça publicitária do evento (Jingle) que em um dos seus trechos diz assim – é muito mais do que você imagina – fazendo referência as atrações e importância do MCJ. E é verdade, o evento faz um bem danado a economia e a geração de empregos na cidade de Mossoró e ao Rio Grande do Norte.
Como já citei em outras oportunidades, eu enxergo o MCJ da mesma maneira e importância que tem o carnaval para o Rio de Janeiro, Olinda e Recife. Mossoró faz lembrar também a força dos festejos juninos em Campina Grande-PB e Caruaru-PE. São eventos que chegaram para ficar. Eles ficam no sentido de festa e bons negócios, como diz a manchete em relação a segunda situação, aquecendo a economia e gerando empregos. Por tudo isso, o Mossoró Cidade Junina faz um bem danado ao seu município sede, as cidades ao seu entorno e ao próprio Rio Grande do Norte.
INICIAÇÃO A ADVOCACIA
Semana importante para estudantes e jovens advogados em Mossoró-RN. A OAB Subseção local promove o Curso de Iniciação à Advocacia 2023.1, evento realizado no auditório da entidade nos dias 03 e 04 de maio. Para participar do curso basta ser advogado(a) regularmente inscrito nos quadros da OAB ou Estudante de Direito. Cada noite contará com três palestras presididas por especialistas que abordarão temas práticos e relevantes para advogados e estudantes de Direito.
Observando o time de palestrantes, não tenho, o curso se torna imperdível e de alto nível. No primeiro tem o professor e advogado Kayo Gameleira, esse sabe tudo e um pouco mais. Seguido de Kalyl Lamarque e Jéssica Yohara (advogado-a). No segundo dia, além de Igor Bernadino, advogado bastante conhecido, tem ainda minha amiga advogada Samara Couto, pessoa e profissional muito especial. Completando o trio, esse eu sou suspeito falar sobre. Amigo, colega de trabalho como jornalista, professor, parceiro 100% na advocacia enfim, meu mestre Cid Augusto, um exemplo de pessoa e profissional. Um curso imperdível, assim podemos afirmar.
OS NOSSOS PRESIDENTES
Todos na base do “não sei, não vi, toca pra frente”, ou seja, ninguém disse, fez ou entendeu nada. E o pior de tudo é, agindo nas condições citadas estão exatamente o ex-presidente e o atual ocupante do cargo no Brasil. Enquanto na Europa o presidente Lula se faz de desentendido respondendo que não compreendeu a pergunta sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, no Brasil o ex-presidente Bolsonaro diz que fez postagem sobre dúvidas nas eleições de 2022, “sem querer”. É o Chaves – foi sem querer querendo.
Quando observo certos comportamentos me vem o fortalecimento na crença de que, Deus realmente é brasileiro. Somente assim esse país gigante, de dimensões continentais, consegue sobreviver. Parece até a piada da fila contada em show por Chico Anísio. Segundo ele fila no Brasil não pode ser aquela certinha, tem que ser desarrumada para poder andar bem. No caso do Brasil, esse só vem dando certo, ou sobrevivendo, pelo fato de Deus ser brasileiro.
TIBAU CONTRA O TEMPO
Depois do lançamento oficial do Programa Avança Tibau (PAT), cidade localizada na região do litoral da Costa Branca (Oeste do RN), a gestão municipal agora corre contra o tempo. Faltando menos de dois anos para a conclusão do mandato, a prefeita Lidiane Marques (PSDB) ainda tem pela frente o calendário eleitoral 2024. Mesmo assim a chefe do executivo mantém a confiança que conseguirá realizar os projetos inclusos no PAT, segundo ela, que beneficiará a atual e as futuras gerações do município.
Entre as obras anunciadas pelo PAT destaca-se o Habita Tibau que tem como objetivo definido a erradicação de residências em condições irregular. Além do programa Tibau Solidário e ações na área de cultura. Enfim, é um projeto audacioso que requer tempo e, no caso, mais celeridade para não ficar muita coisa pelo caminho, no caso de não for possível concluir tudo que vem sendo proposto. Daqui deixamos votos de sucesso e que os benefícios sejam coletivos.
LARISSA E A SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Em meio aos debates em torno da segurança nas escolas, discussão que ganhou força depois dos ataques criminosos que culminaram com a morte de crianças e adolescentes, a vereadora Larissa Rosado (União) lembra de um detalhe interessante. Ao invés de apenas discutir quais medidas tomar, ela cobra a execução de uma lei já existente que cria o programa Paz nas Escolas. Se trata de uma lei de sua autoria quando ocupava uma cadeira de deputada estadual.
Isso significa um passo afrente de tudo que se conversa hoje. Claro, as novas propostas devem ser analisadas e colocadas em prática, porém como essa é uma questão que não se pode perder tempo, é justa a lembrança da vereadora para informar que já existe uma lei que abraça o tema. Resta agora estado e municípios abraçarem aquilo que já tem pronto e agir, as escolas precisam de segurança hoje e não podem esperar. Nossos alunos, infelizmente, estão expostos a violência.
EX-DEPUTADO PODERÁ DISPUTAR PREFEITURA
Depois de desistir da disputa para tentar reeleição de deputado estadual, alegando razões pessoais, o ex-deputado Manoel Cunha Neto, o Souza, de acordo com o noticiário, quer retornar ao comando da prefeitura de Areia Branca-RN. Diferente daquilo que poderia ser o real motivo de sua desistência de permanecer na disputa por uma cadeira de parlamentar na Assembleia Legislativa, na luta pelo executivo areia-branquense Souza já desponta, na avaliação dos especialistas da política de sua cidade, como favorito.
Pelo visto o “ossinho” do executivo municipal é mais saboroso e mais atraente. Lembrando que Souza já ocupou o cargo de prefeito areia-branquense em duas oportunidades, o que reforça a tese de que é menos complicado ser prefeito em relação ao mandato de deputado estadual. Parece que os motivos pessoais alegados para desistir da assembleia acabam por prender o ex-deputado a Salinésia.
MENSAGEM
“Uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios”.
William Hazlitt
LDO EM DABATE, 2024 É LOGO ALI
E a população de Mossoró-RN deve ficar atenta para uma discussão iniciada agora, em 2023, porém com seus resultados para serem colocados em prática em 2024. Na pauta a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a conhecida LOA, que estima e fixa despesas da Prefeitura para o ano seguinte. Em fase de discussão, quando inclusive poderá receber emendas na Câmara Municipal, o projeto enviado pelo prefeito Allyson Bezerra será votado no mês de dezembro.
O Projeto de Lei do Executivo que chegou no legislativo na semana passada, foi lido em plenário como primeiro ato oficial e na sequência seguiu para a avaliação das comissões temáticas da casa. No site www.mossoro.rn.leg.br a pessoa interessada poderá acompanhar o calendário completo e, se assim desejar, acompanhar como o seu vereador vem tratando o tema. A semana será de apresentação de emendas à proposta original.
POTIGUAR E NOVA ATITUDE
Algo diferente já faz parte da rotina do Potiguar na temporada de 2023. Era quase uma regra logo que fosse disputada a última partida do Campeonato Estadual o elenco era desmontado. Mesmo que ainda tivesse uma competição pela frente, ou seja, a ideia era recomeçar tudo. Agora não, a nova postura e atitude nos apresenta um grupo em plena atividade, mesmo após a conclusão do estadual. Muito provavelmente já seja fruto do novo formato de gestão.
Reforçados com a presença de Márcio Mossoró, que além de jogar também possui uma ótima visão administrativa, os diretores do Potiguar resolveram apostar em sua ideia. Márcio permaneceu, agora como diretor, e certamente essa mudança de atitude deve ter sua mão. Ótimo que seja assim, pois o Potiguar ainda tem pela frente a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Sem vaidades e pensando no melhor para o clube, desejo que todos os gestores, cada um à sua maneira e condições, possam contribuir positivamente para o novo momento do Time Macho.
PRÉ-CANDIDOS AO GOVERNO DO RN
A cantilena é quase uma só em torno da situação ruim que vive o Rio Grande do Norte. Fala-se em violência, educação e saúde com dificuldades e, dizem ainda, um estado financeiramente pobre. Mesmo com tantos requisitos negativos tem muita gente querendo governa-lo. Matéria publicada no site agora rn fala, isso faltando três anos para o próximo pleito estadual, em cinco nomes já postos como pré-candidatos. E aquela história – Quem é coxo parte cedo.
Na verdade o bicho não é tão feio como se pinta. Se assim fosse não existiria tanta gente querendo o governo hoje ocupado por Falta Bezerra (PT) que deve renunciar para se candidatar ao cargo de senadora. Vamos aos nomes já postos. São eles: Walter Alves (MDB), atual vice-governador seguido do senador Rogério Marinho (PL), prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD) além do senador Styvenson Valentim (Podemos) e o prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicano). Número, segundo a matéria, que pode aumentar com a proximidade do pleito que ocorrerá somente em 2026. RN, você não presta mais eu te amo ou, no mínimo, te quero.
DICA LEGAL – EMPRÉSTIMO, NÃO RECONHEÇO
Com frequência encontramos aposentados se queixando que fizeram um empréstimo consignado usando sua conta de aposentadoria sem sua autorização. O mesmo ocorre com pensionistas. A jornalista Camila Freitas, no portal meutudo.com.br/blog, escreveu um excelente texto sobre o tema. De imediato logo que se tome conhecimento do consignado indevido é importante que a vítima entre em contato, via telefone 135, com o INSS comunicando o fato. Já aproveita e solicita o extrato do empréstimo entre outras informações.
Entre as dicas deixadas no artigo a jornalista lista três pontos para evitar cair no golpe de consignado. A dica é, desconfie de propostas vantajosas demais, não realize pagamento antecipado e não faça empréstimo com servidores do INSS. Em voto que valida uma lei do Paraná que proíbe banco de oferecer empréstimo por telefone, a ministra Cármen Lúcia do STF destacou que a maior parte dos aposentados e pensionistas é composta de pessoas idosas, que devem ser protegidas e amparadas, nos termos do artigo 230 da Constituição Federal e no Estatuto do Idoso (lei 10.741/03). Fonte: migalhas.com.br