OPINIÃO

Discurso da presidente de honra da AFLAM – Inauguração do Solar Eliza Paiva Cavalcanti

SOCORRO CAVALCANTI – Presidente de Honra da AFLAM

Mossoró, 26 de novembro de 2022

 

Boa-noite!

Saúdo a Dra. Taniamá Barreto, Presidente da AFLAM, os demais Presidentes, na pessoa do senhor Paulo Neves, Assessor da Presidência da CONINTER e, os demais, ilustres convidados, na pessoa de Melchiades Montenegro, Presidente da Academia Recifense de Letras, e a imprensa, na pessoa do Presidente da AMOL, Elder Heronildes.

Senhores e senhoras!

O ser humano vive em busca da felicidade. Acredito que para tal, seja indispensável ter em mente, Deus, a família e a comunidade.

Por assim pensar e agir, tenho colhido frutos e, há meses, vivo uma alegria incontida que denomino de felicidade!

Esse elevado sentimento devo a minha família, inicialmente, a sobrinha Waneska Paiva, por ter me conduzido a um ato humanitário, doar uma casa, para sediar uma Instituição, centrada na valorização das letras, das artes da cultura, da comunidade.

Crescente foi minha satisfação ao ver meus irmãos e os demais sobrinhos concordando, aplaudindo a ideia dessa doação e assim, intensificando minha alegria, tornando-me muito mais feliz, para realizar essa doação, sinalizada e abençoada pelo Pai Celestial.

Assim sendo, passei a refletir e, de imediato, vi que tinha que ser uma Instituição sediada em Mossoró-RN, como uma forma de agradecimento pelo muito que recebi, na minha infância e na adolescência, dos seus filhos e filhas, para o exercício da minha vida como pessoa e profissional.

E, a Instituição escolhida, para essa doação foi indiscutivelmente, a AFLAM – Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, pois através dela, mantive de imediato, vínculos afetivos, firmados na confiança da equipe, notadamente expressa na sua idealizadora e primeira Presidente, Fátima Castro, que me convidou para trabalharmos em função da sua estruturação.

E, como se não bastasse, três anos depois, Fátima Castro me indicou e fui eleita, por unanimidade, Presidente de Honra da AFLAM, fundamentada na ampliação dos meus préstimos, voltados para a execução de vários projetos direcionados ao progresso da AFLAM e ao desenvolvimento da comunidade habitacional.

Com tudo isso, somado a outros importantes fatores, me envolvi positivamente com a AFLAM, e passei a amá-la cada vez mais, razão pela qual aqui estou para oficializar a doação deste imóvel que sediará a AFLAM, e certamente, oferecerá às suas sócias, condições favoráveis para a ampliação das suas ações, com vistas ao desenvolvimento individual e coletivo.

Senhores e senhoras!

Muitas são as emoções que tenho vivenciando em decorrência dessa doação, dentre elas, o inesquecível fato de ter sido nominado este espaço com o nome da minha inesquecível mãe, Eliza Paiva Cavalcanti.

Obrigada, confreira Marlene Maia, autora dessa proposição, obrigada, minhas queridas Aflamneanas que demonstraram plena satisfação ao aprovar essa proposição, acrescida da sugestão complementar da acadêmica Dulce Cavalcante, que ao batizar esta sede de SOLAR, passou ela, a sede, a ser denominada: SOLAR ELIZA PAIVA CAVALCANTI.

De modo especial, minha gratidão também se dirige:

– À Presidente da AFLAM, Taniamá Barreto, que recebeu com denotada satisfação e visível emoção, a doação desta casa e vem atuando de forma elogiável, na busca dos meios para dotar este Solar do necessário ao exercício e ampliação dos seus objetivos.

– A todas as Aflamneanas que vibraram com essa doação e vêm contribuindo de varias formas, inclusive financeiramente para a melhoria da sede e do equipamento necessário ao seu funcionamento.

– À Dra. Rejane Maia, arquiteta, que voluntariamente, elaborou o projeto arquitetônico deste Solar e com acentuado amor se dedicou ao acompanhamento da execução da obra e, junto com sua mãe, Marlene Maia, projetou e instalou a Placa Inaugural do Solar, duas peças artísticas dirigidas ao Memorial Socorro Cavalcanti e a cadeira Raiz, simbolizando a história da AFLAM.

– Agradeço também a estimada amiga Dyandreia Portugal, Presidente da Rede Sem Fronteiras, sediada em Lisboa Portugal, a qual enviou um ofício e um vídeo dirigidos a minha pessoa e a presidente Taniama, expressando seus sentimentos atinentes a doação desta casa para a AFLAM,  e  solicitando que os mesmos sejam  levados ao conhecimento dos presentes.

– Agradeço também, aos meus familiares:

● Meu irmão Edilson que antecipou suas férias para acompanhar os serviços de melhorias da Casa: altura do teto, forro, pintura das portas etc. E a construção do espaço para o MEMORIAL SOCORRO CAVALCANTI, PRESIDENTE DE HONRA DA AFLAM;

● Minha irmã Enilda que a exemplo de minha mãe Eliza, vem acompanhando tudo para, através da oração divina, solicitar ao Pai Celestial e a Mãe de Jesus, orientações para todas nós, Aflamneanas, procedermos acertadamente.

● A todos os meus sobrinhos que me aplaudiram com essa doação e expressaram o “abençoado orgulho de ter uma tia tão capacitada e merecedora de tantas honrarias, procedidas de Instituições sediadas no Brasil e no exterior”.

●Aos meus amigos, em particular, os acadêmicos vindos dos estados da BA, SE, PE, CE, PI e do RN, para me fazer feliz nesta linda e indelével solenidade centrada na doação do imóvel, para a sede da AFLAM, e na troca de experiências a ser realizada, amanhã, com os Presidentes de Academias, que certamente, nos proporcionará maior enriquecimento.

● Agradeço ainda, aos Comunitários deste Bairro (Alto da Conceição), que nos acolheram e vêm nos dedicando atenção especial e disposição para o estabelecimento de parcerias que possam beneficiar a comunidade, a exemplo do que já foi feito, quando a AFLAM cedeu, no mês passado, a área livre da sua sede, para uma festa infantojuvenil coordenada pelo Presidente da Associação Comunitária, o conhecido Sr. Bidá.

Tudo isso vem tocando meu coração, porém, ao ver o nome da minha mãe postado, oficialmente, numa Instituição literocultural, formada por mulheres, um ser sensível ao outro, pela força do espírito maternal, me emocionou por demais…

Meus prezados amigos e amigas, sobre minha mãe vou pôr em evidência, o básico, o essencial: ela, minha mãe Eliza, dizia que indiscutivelmente tudo deveríamos fazer, tomando por base, DEUS (as leis divinais), em segundo lugar, a valorização da FAMÍLIA e em terceiro lugar, O SER HUMANO, A COMUNIDADE.

Aponto, pois, essas recomendações como fatores decisivos para nós, Aflamneanas, elevarmos o nome da AFLAM, e obtermos, com as graças de Deus, o desejado sucesso.

AVANTE, AFLAMNEANAS, com determinação, para assegurarmos a eficácia do nosso trabalho, centrado na fé e na obediência das recomendações divinais, para que ELE, o nosso Deus, nos conduza ao exercício de certas – apropriadas atividades dirigidas à comunidade.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support