Em Natal

Projeto Educonex@o já atende 71% da Rede Municipal de Ensino

Foram beneficiadas com o projeto, inicialmente, 105 unidades, sendo 54 escolas de Ensino Fundamental e 51 Centros Municipais de Educação Infantil.

Capacitação e novas tecnologias são termos fundamentais e que hoje é uma realidade na Rede Municipal de Ensino de Natal. Lançado em março deste ano, o Projeto Educonex@o, que acontece na capital do Rio Grande do Norte numa parceria do Instituto Net Claro Embratel (Grupo América Móvil), Instituto Crescer e Prefeitura do Natal, já foi implantado em 71,9% das 146 unidades de ensino do município.

Para o pleno funcionamento, o Educonex@o está promovendo a capacitação de 72 professores para o uso das atuais tecnologias digitais e que resultam em novas formas de ensino e aprendizagem, além de garantir internet e TV por assinatura nas unidades de ensino.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE Natal), da Secretaria Municipal de Educação, professor Mailson Corsino de Barros, explica que o Instituto Net Claro Embratel fez a doação de dois pontos de Internet Banda Larga com velocidade de 10 Mega e serviço de TV a Cabo (incluindo canais educativos e filmes infantis) para dois pontos, ambos, em cada unidade de ensino.

Foram beneficiadas com o projeto, inicialmente, 105 unidades, sendo 54 escolas de Ensino Fundamental e 51 Centros Municipais de Educação Infantil. Alcançando 71,9% da Rede Municipal de Ensino, com possiblidades de totalizar 100% no atendimento.

Segundo o coordenador do NTE Natal, o processo de instalação já foi totalmente concluído pelo Grupo e os serviços estão em pleno funcionamento. “Disponibilizamos um técnico do NTE para acompanhar as instalações, para viabilizar o melhor local dentro das escolas e centros de educação. Nas escolas escolhemos colocar um ponto de TV e internet ligado as lousas digitais e o outro ponto foi escolhido um local que possa ser distribuído para toda a escola, beneficiando a parte administrativa das unidades, pois os pontos tem Wi-Fi”.

“A parceria permitiu a chegada da internet de qualidade nas unidades de ensino e vai levar esses recursos para a sala de aula, facilitando o trabalho do professor e despertando a curiosidade e aprendizado do aluno. Também é bom destacar a importância das lousas digitais nas escolas, que com TV por assinatura serão utilizadas como cinema e para assistir programas voltados para a educação”.

O gerente de operações da Net, Elton Rodrigo dos Santos, afirmou que o Grupo América Móvil tem o intuito de mostrar à população que são capazes de atender seus anseios e de levar para todos o que tem de mais avançado em tecnologia, segurança e satisfação. Natal foi a primeira cidade beneficiada pelo projeto em 2017. Além disso iremos dotar os professores de estratégias para lidar com as tecnologias em nosso curso pelo Instituto Crescer. Já finalizamos a instalação de todas as 105 unidades.

A Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro, situada no bairro Neópolis, conjunto Pirangi, Zona Sul de Natal, é uma das unidades de ensino contemplada com o Projeto Educonex@o. A escola possui atualmente 272 alunos matriculados, e atende crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Para a professora do Laboratório de Informática, Francinete Morais de Matos Noberto, a implantação do Projeto Educonex@o é de extrema importância para melhorar o aprendizado das crianças. “Com a chegada do recurso da internet dinamiza mais ainda o nosso trabalho, melhorando nas áreas de ensino e aprendizagem”.

Ela conta que durante o curso de capacitação do projeto, os docentes cursistas estão aprendendo como utilizar as novas tecnologias associadas as práticas pedagógicas. “Vamos utilizar esta nova linguagem e os recursos da internet para dinamizar a aprendizagem significativa, ensinando e orientando os nossos alunos na busca e pesquisa de novas informações”.

“O objetivo é fazer com que os estudantes possam usar os recursos das novas tecnologias de forma significativa e criativa. Como podemos utilizar um nível de aprendizagem a partir das redes sociais como Instragram, Facebook e Twitter? E utilizar os elementos da internet para o planejamento das aulas? Vamos produzir vídeos e fazer reportagens, trazendo para eles, a possibilidade de serem produtores, produzindo materiais a partir dos conteúdos trabalhados nas disciplinas”, explicou a professora.

A aluna Samily Graciele Belo da Silva, de nove anos, contou que está muito contente com a chegada da internet em todos os computadores do laboratório de informática da escola. “Agora, eu e meus colegas temos a oportunidade de pesquisarmos na internet, ajudando nos trabalhos de sala de aula. Também ouvimos músicas e assistimos vídeos, orientado pelos nossos professores”.

A estudante Ana Clara Silva de Oliveira, de nove anos, também achou muito importante a utilização da ferramenta da internet na escola. “Quando estou fazendo um texto no Word e tenho dúvida como escrever uma palavra, também pesquiso na internet. Nesta aula, estamos pesquisando na internet sobre a vida e obra da escritora Nísia Floresta. A pesquisa, ajuda bastante nas nossas atividades”.

Com abrangência nacional, o Educonex@o está presente em 36 cidades brasileiras, e em 13 Estados. Entre os anos de 2011 e 2016, beneficiou mais de 1.030 escolas, 1.400 professores e 38 mil alunos. Natal é a segunda cidade do país em termos proporcionais de abrangência do projeto. A cidade com maior abrangência é São Caetano do Sul (SP).

PMM

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support