Vacina nacional

Butantan diz que testes da ButanVac poderão ser mais rápidos

Rapidez será possível porque a plataforma de produção do imunizante contra a Covid é a mesma da vacina da gripe

Os testes clínicos da ButanVac, vacina nacional contra a covid que está sendo produzida pelo Instituto Butantan, poderão ser mais curtos e rápidos. A garantia é do diretor do órgão, Dimas Covas.

Segundo Dimas Covas, como a plataforma de produção da ButanVac é a mesma da vacina da gripe, os testes clínicos, quando autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para verificar a segurança e a eficácia do imunizante poderão ser mais curtos e rápidos.

“Os testes clínicos da ButanVac vão focar na segurança, na eficácia e na resposta imunológica e como já temos experiência com esse tipo de vacina, poderão se testes mais curtos e rápidos”, justificou.

A ButanVac será a 1ª vacina contra a Covid-19 integralmente produzida no Brasil, sem necessidade de importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). O anúncio do início da produção-piloto da primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus foi feito pelo Butantan em 26 de março passado.

A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos comecem em abril, o que ainda precisa de autorização da Anvisa.

Segundo o governo, os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram “promissores”, o que permitiria evoluir para estudos clínicos em humanos.

A produção-piloto do composto já foi finalizada para aplicação em voluntários humanos durante os testes. Os resultados da pesquisa clínica em humanos vão determinar se a vacina é segura e tem resposta imune capaz de prevenir a covid-19.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support