Mossoró

Máquina para perfuração de poços voltará a funcionar

A máquina está parada por problema de manutenção

A Secretaria de Agricultura começou a recuperar uma perfuratriz para a perfuração de poços nas comunidades rurais de Mossoró. A máquina está parada por problema de manutenção e a pasta iniciou o processo.

De acordo com o gerente executivo, Raniere Barbosa, já há um levantamento do que a perfuratriz precise para voltar a funcionar. O órgão já fez algumas consultas com fornecedores.

“Essa é uma perfuratriz nova. Ela tava encostada. Ela é do Município, da Prefeitura. Nós vamos passar para alguns fornecedores para fazer um levantamento do que é que ela precisa de peças. A priori, já fizemos algumas consultas, na questão dos pneus e uma regulagem nas máquinas de implementação. Nós estamos já licitando algumas coisas para fazer um levantamento do que é que precisa para que a gente possa tá colocando na planilha orçamentária para que venha a colocá-la para funcionar. A priori, o que o pessoal entende é que ela tá em bom estágio, faltando apenas algumas coisas de manutenção. ”

Raniere Barbosa explica que a secretaria visa fazer uma parceria com os agricultores familiares para a perfuração dos poços. A secretaria entra com a máquina e com o operador e os agricultores com o restante da instalação.

“A ideia é que a gente possa fazer uma parceira com os agricultores familiares. Alguns deles estão necessitando. Eles têm um terreno, tem uma previsão de poços. Nós chegamos lá com a perfuratriz e com o operador. A família entra com outra contrapartida”, diz.

A ideia, segundo ele, “é que a gente possa fazer essa parceria com o pessoal do campo para que quem possa ter uma água rasa, por exemplo, a cinquenta metros, ou a quarenta, possa ter água para fazer uma pequena aguação”.

Rainere diz que muitas famílias tem a vontade de ter um poço, tem o recurso, uma parte desse recurso. “O básico de uma perfuração de um poço é a perfuratriz, que é o mais caro da operação para perfurar o poço. O restante da instalação a família entra com a contrapartida com algumas coisas que podem ser dentro dessa parceria”, acrescenta.

Ele revela os próximos passos: “A gente já tá fazendo um planejamento para ela. Primeiro vamos deixar ela funcionando para que a gente possa a partir da demanda com um planejamento operacional que a gente possa perfurar poços aqui na comunidade para os animais, que essas águas de poços rasos vão salobras, mas vai servir para os animais, para aguação de plantasse vai melhora o dia-a-dia do homem e da mulher do campo”, completou.

Por fim, Barbosa ainda explica que a família assinará um termo de responsabilidade e se responsabilizará por todo o processo e que ao final do trabalho devolver a máquina para que outros agricultores possam também fazer uso do equipamento.

“A família faz a gestão e com o termo de responsabilidade toda essa parceria na qual a família se responsabiliza por fazer todo o processo lá de corte devolver a máquina para que outras possam fazer o uso”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support