Brasil poderá ter quase 23 mil casos de coronavírus

 

O site rankbr (https://www.rankbr.com.br/covid19br) apresenta, quase em tempo real, os dados da pandemia do coronavírus no Brasil. Traz inclusive, também de forma atualizada, a taxa de mortalidade da doença. Às 18h, quando esse texto estava sendo concluído, o marcador do rankbr apontava 4.587 casos confirmados do coronavírus, com o registro de 159 mortes (taxa de mortalidade de 3,5%).

O site mostra, assim como os dados oficiais que vem sendo divulgados pelas autoridades sanitárias, que tanto o número de novos casos quanto as ocorrências de mortes vem aumentando. As estatísticas revelam que, infelizmente, as mortes vem crescendo mais, e que a taxa de mortalidade está aumentando. Ou seja, o número de mortes que vem sendo registradas estão subindo em proporção maior que o total de novos casos da doença.

Uma das informações mais importantes e necessárias de análise do ranking é a projeção feita pelo site para o futuro do Brasil com o coronavírus. O cenário é muito, mas muito desanimador.

O site prevê que nos próximos 7 dias, o número de casos confirmados de pessoas infectadas com coronavírus será de nada menos que 22.935. O Rio Grande do Norte, que hoje tem 77 casos confirmados da doença, pularia para 385.

“Esta é uma previsão calculada com base nos dados dos últimos 7 dias. O número de casos a

se confirmar poderá ser diferente do projetado neste mapa”, alerta o site.

O Brasil tinha, em 20 de março, de acordo com o rankbr, 978 casos confirmados de contaminação pelo coronavírus. Esse número saltou para 1.178 no dia seguinte; 1.604 dia 22, 1.960, dia 23, 2.271 dia 24, 2.555 dia 25, 2.990. dia 26, 3.427 dia 27, 3.905 dia 28, 4.319 dia 30, e hoje soma 4.587 casos.

Já as mortes tiveram a seguinte evolução: eram 11 dia 20, subiram para 18 dia 21, saltaram para 25 dia 22, aumentaram para 34 dia 23, foram a 46 dia 24, cresceram para 59 dia 25. No dia 26, chegaram 77, e no dia seguinte a 93. No dia 28, os óbitos saltaram para 114. Já no dia 29, eram 140 e hoje estão em 159.

A previsão de quase 23 mil casos leva em consideração a curva do aumento da doença nos últimos 7 dias. Lembremos que nesse tempo os Estados, e grande pare dos municípios vem implementando medidas que favoreçam (e até imponham) o isolamento social. Caso essas medidas não continuem a ser boicotadas por Bolsonaro, a expectativa é que o número de casos chegue no máximo a essa projeção feita pelo rankbr. Se as pessoas não ouvirem os irresponsáveis apelos do presidente para voltar à normalidade, chegar a 23 mil casos será preocupante, mas não será surpresa.

Se todos colaborarem, é possível que essa previsão não se confirme e aí todos terão motivos para celebrar a esperança de que a vida volte à normalidade em breve. Para isso só há uma alternativa: ficar em casa.

PISO

A prefeita Rosalba Ciarlini anunciou que pagaria em março, na integralidade, a correão do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério aos professores da rede municipal de ensino de Mossoró. E assumiu o compromisso pelo pagamento do retroativo dos meses de janeiro e fevereiro. O pagamento do salário dos servidores da educação foi antecipado para esta segunda-feira, 30/3. Mas sem o pagamento do retroativo. Questionada, a prefeitura informou que na matéria em que a nunciou o pagamento, já alertara de que o retroativo seria pago a partir do mês de abril.

PISO II

Dizer que paga a partir do mês de abril significa deixar em aberto, ad eternum, o prazo de pagamento. Ora, a partir de abril de 2020 pode ser qualquer dia. Talvez em dezembro de 2050. Isso é possível de acontecer. Sem estabelecer dia, mês e ano, Rosalba joga para o futuro indefinido o cumprimento de uma promessa que ela fez para o mês de março.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support