2019, o ano que não acabou
O ano de 2019 foi de muita angústia, sofrimento e luta para o servidor público municipal de Mossoró. A gestão Rosalba Ciarlini, reconhecidamente ruim para os trabalhadores, se superou em fazer das suas com o funcionalismo mossororoense.
Além de não atender às reivindicações dos trabalhadores, a prefeita Rosalba Ciarlini sequer se dignou a receber as entidades representativas das diversas categorias que compõem o funcionalismo público municipal. Some-se a isso, o fato de que Rosalba sonegou em sua totalidade o repasse do reajuste do piso para os professores, descumpriu recomendações do Ministério Público e, principalmente, se recusou a dialogar.
Entre os fatos mais preocupantes dos desmandos da prefeita Rosalba Ciarlini está o descontrole nas contas municipais. Rosalba paga salários com atraso, faz gastos de forma duvidosa, não repasse dinheiro dos consignados aos bancos e as contribuições previdenciárias ao Previ Mossoró e não anuncia nem paga o Prêmio Quarto Salário aos profissionais da educação.
Rosalba não pagou o restante da folha de dezembro, não respondeu ao sindicato para discutir o reajuste do Piso e outras demandas das demais categorias. Rosalba, portanto, ainda tem muitas pendências com o funcionalismo público de Mossoró referentes a 2019.
Se Rosalba vai se pronunciar, não se sabe. Quando e como, são outras grandes incógnitas. Atento, o eleitor anota tudo para cobrar nas próximas eleições.
POLÍTICA NA PRAIA
O veraneio sempre é momento propício para conversas políticas nos alpendres de Tibau. Em 2020, parece que a oposição foi quem deu o tom por lá. Quase tudo o que foi dito, registrado e publicado foi em torno dos políticos e partidos que fazem oposição à prefeita Rosalba Ciarlini.
DESCONHECIMENTO OU MÁ-FÉ?
Os defensores dos (maus) governos municipais que temos de Brasil afora dizem que municípios e muitos Estados não terão como respeitar o reajuste do Piso do Magistério. Por desconhecimento, maldade ou má-fé, esses “assessores” esquecem de informar que por Lei, a União terá que ajudar Estados e municípios que não tiverem como pagar. O detalhe é que esses entes federados precisam comprovar que precisam da ajuda federal.
ROUPA NOVA
A banca carioca Roupa Nova deverá aportar em Mossoró em 2020, mais uma vez. O grupo Promove pretende trazer a atração para se apresentar na cidade em 24 de abril próximo.
NOVO PRODUTO
O Portal do RN colocou em circulação o Portal Educação, suplemento educacional. O caderno trouxe como destaque a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É o primeiro de uma série de suplementos que o Portal do RN pretende colocar nas ruas. O próximo será o Portal Saúde. A ideia é oferecer o produto impresso conciliando com a sua disponibilidade também em versão digital.
DESPERDIÇANDO TALENTOS
A Prefeitura de Mossoró desperdiça o talento, o profissionalismo e a qualidade dos profissionais que compõem a Secretaria de Comunicação (Secom). Os colegas que lá atuam nunca recebem informações para repassar à imprensa, só podem agendar entrevistas da prefeita e dos secretários para os órgãos de imprensa ligadas ao Palácio da Resistência, e dificilmente respondem a algum questionamento com um tempo mínimo de espera. Chega a ser desrespeitoso com os órgãos de comunicação.
RETORNANDO AO BATENTE
Após alguns dias ausentes para recarregar as baterias, estamos de volta, escrevendo neste espaço, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Sugestões, críticas e informes podem ser enviados pelo e-mail marcioalexandre1430@hotmail.com.