Bastidores em ebulição para 2020

Existe um provérbio português que diz assim: “Quem vê cara não vê coração”. Aproveito para utiliza-lo no sentido de tentar explicar o que acontece nos bastidores da política mossoroense em torno das discussões sobre o processo eleitoral do próximo ano. Podemos afirmar que este vive hoje em completa ebulição apesar do tempo que nos separa do pleito. Um bom termômetro é acompanhar os corretores da Câmara Municipal quando se encontram vereadores, líderes comunitários e, entre eles, alguns pré-candidatos. A prosa é boa, demorada e entrando em rápido processo de ebulição, dado o calor das discussões.

Então, quando em atos mais abertos quando são chamados a analisar o processo sucessório, aquela aparente tranquilidade não expõe a realidade. Vendo tudo isso de perto e, por tudo que vivemos no passado, só posso dizer uma coisa: viva e vinda longa a democracia!!!

SUPERINTENDÊNCIA DA CAIXA EM MOSSORÓ

Tenho acompanhado a boa repercussão da notícia de que Mossoró sediará uma superintendência da Caixa Econômica Federal, luta facilitada pela boa performance da agência local que aparece entre as melhores ranqueadas do Brasil. A informação de que o pleito havia sido atendido foi repassada pela presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereadora Izabel Montenegro logo que retornou de Brasília-DF.

Na capital de todos os brasileiros a parlamentar mossoroense disse que contou com apoio decisivo do deputado federal Beto Rosado que usou seu prestígio no cenário nacional para viabilizar a proposta. A transformação da agência centro da CEF em Mossoró em superintendência, entre outros benefícios, vai gerar de imediato 50 empregos diretos. Além de facilitar algumas situações sem a necessidade de deslocamento até Natal.

LANÇAMENTO DA ESMARN OESTE

O mês de setembro, como sempre, é de intensa movimentação em Mossoró. Seja pelo 7 de setembro e, como destaque maior local os festejos do dia 30 de setembro, data da libertação dos escravos no município potiguar. Para o dia 27, tendo como local o Fórum Doutor Silveira Martins, acontece a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn).

Chamada de Esmarn Oeste o evento contará com as presenças do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Desembargador João Rebouças, o Diretor da Esmarn, Desembargador Saraiva Sobrinho, e o Coordenador do Núcleo Regional, Juiz Patrício Lobo. Desde já agradeço o convite e lá estaremos. O evento tem seu início programado a partir das 9h.

GESTÃO FINANCEIRA NO FLAMENGO

Não sou economista, não entendo nada na análise do sistema porém sei observar um resultado positivo. No campo e jogando o melhor do futebol todos que acompanham já sabem do sucesso do Flamengo do Rio de Janeiro, mas, o que estaria por trás de tudo isso? Equilíbrio financeiro. E como o clube conseguiu isso? Bom, em detalhes confesso que não me atreveria a arriscar uma resposta em tom afirmativo, porém posso dizer que sei da medida tomada por sua diretoria que resolveu entregar o assunto financeiro do clube a um grupo de especialistas no assunto de, transformar dinheiro em dinheiro.

Tudo começou pra valer mesmo na gestão do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, um especialista no sistema financeiro já tendo inclusive assumido o cargo de diretor do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social. E hoje, na atual gestão, esse é um setor que segue aos cuidados de especialistas, o que é uma atitude correta, digna de todos os elogios e, sem nenhuma vergonha de ser feliz, necessária a ser copiada por outros clubes. Quem insistir com o tal “grupo de abnegados” não irá prosperar. Uma presa para ser sólida precisa trabalhar com as finanças equilibradas entre receitas e despesas.

ATENTOS COM NOVA DUPLICAÇÃO

A notícia que leva na direção de que o trecho da BR-110 que corta a cidade de Mossoró, Rua Francisco Mota no bairro Costa e Silva, passando pela Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e seguindo em direção a cidade de Areia Branca, será duplicado, nos traz uma preocupação. Vai no sentido de que não deixem acontecer o mesmo problema registrado no Complexo Viário dos Abolições, no qual não existe uma passarela. No trecho as pessoas que precisam atravessar tiveram que improvisar quebrando a mureta de proteção.

Que o novo projeto, em fase de discussão, tenha essa preocupação, afinal o setor é bem habitado nas duas margens da rodovia. E que também se tenha mais cuidado com o aspecto visual da obra. No complexo viário os viadutos são horríveis, sem nenhuma atenção com o seu visual. A pista de rolamento em alguns trechos possuem desníveis, ou seja, na conclusão parece até que fizeram um “rebolo” da obra. Fica a dica e o alerta.

POSTURA DE GESTORES, POLÍTICA DEPOIS

É claro que queremos acompanhar resultados concretos da passagem por Natal do presidente em exercício Hamilton Mourão. Como por exemplo, saber se o anuncio de investimento do governo federal no Rio Grande do Norte vai mesmo acontecer. Porém quero aqui fazer um registro que vai na forma simpática como a governadora potiguar Fátima Bezerra recepcionou o mandatário maior do país. Essa sim é a atitude que sempre deve assumir um gestor, pois o povo lhe confiou um mandato para cuidar do Estado, e não para por em prática apenas a política partidária.

Que essa atitude também possa ser extensiva ao titular do cargo Jair Bolsonaro, afinal a eleição já passou, tivermos um vencedor e vida que segue. Não vai manchar em nada a condição de oposição no cenário federal da governadora em manter canal aberto com o governo federal, de onde pode vir o recurso para organizar o seu trabalho. A questão partidária não pode ser maior e nem mais importante que o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Tivemos sim um momento positivo, racional e civilizado na política. Que o radicalismo de alguns não interfira no interesse da maioria, que é o melhor para o nosso Estado.

MENSAGEM

“Abrindo os olhos se aprende mais do que abrindo a boca.” Autor desconhecido.

FANTASMA DA CPMF É EXORCIZADO

Sai do meu ombro assombração! Finalmente na última semana resolveram exorcizar o fantasma da criação de um novo imposto nos moldes da velha CPMF que era aquela Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira que tanto azucrinou a vida dos brasileiros. É só lembrar do período em que o cheque era algo mais presente, só para exemplificar. Mas, lá mesmo do hospital onde se recuperava de uma cirurgia o presidente Bolsonaro disse não e sua equipe de imediato cumpriu a ordem do chefe

A proposta assombradora estava sendo trabalhada para ser incluída na reforma tributária. Felizmente não passou sequer da fase de montagem do projeto e é preciso que se fique vigilante para uma possível recaída. Incrível como ainda existem pessoas que querem nadar contra a corrente. Se no passado esse tipo de cobrança sobre pagamento não prosperou na simpatia geral, muito isso iria acontecer agora. Seria emburrar com a barriga na base do, se ninguém reclamar agente ferra com mais um imposto.

CONSELHO TUTELAR, CAMPANHA ACIRRADA

A eleição unificada para a escolha de Conselheiros Tutelares em todo o país, marcada para o dia 06 de outubro, tem chamado a atenção praticamente em todos os estados e no Rio Grande do Norte não tem sido diferente. Seja em Mossoró, Natal ou no menor dos municípios, o pleito vem se desenvolvendo de forma intensa entre os postulantes a uma vaga. Disputa de voto até parecendo eleição partidária.

Para conter os mais afoitos foi requisitada a participação do Tribunal Superior Eleitoral, iniciativa essa do Ministério Público. Então, que todos os participantes possam, democraticamente, buscar o voto porém sempre com olho e comportamento atento as regras estabelecidas. Quem pisar fora da linha, pode ter prejuízo com suas intenções de chegar ao Conselho Tutelar.

CNH, AS REGRAS MUDARAM

A partir desta semana algumas alterações já começam a entrar em vigor no momento de adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Depois de muita discussão, inclusive com ações sendo levadas ao judiciário, a maioria dos estados brasileiros passaram a conviver com as alterações, por exemplo, com o fim da obrigatoriedade de usar o simulador nas aulas de preparação do novo condutor. Esse item só não é facultativo no Rio Grande do Sul onde uma decisão judicial manteve a exigência.

O argumento utilizado pelo governo para alterar as regras é de que haverá menos burocracia na hora de buscar a chamada “carteira de motorista”. Até a exigência de 25 horas/aulas deixou de existir, caindo para 20. Existe medidas mais radicais, como é o caso do solicitante de uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Esse pode ir diretor fazer a prova, ou seja, não sendo necessário a comprovação de qualquer aula. Somente no caso de reprovação, este terá que buscar essa orientação.

O QUE DIZ A LEI

Nossa nota traz sempre uma dica de conhecimento da lei. Hoje destaque para o artigo 65 do Código Penal Brasileiro que traz seu caput, três incisos e cinco alíneas. O artigo trata das circunstâncias que sempre atenuam a pena. Entre elas fala do agente ser menor de 21 anos na data do fato ou maior de 70 na data da sentença. Até o desconhecimento da lei pode ser visto ou até mesmo ter o agente cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral.

Segue o dispositivo falando na possibilidade de, procurado, por sua espontânea vontade e com eficiência, logo após o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as consequências ou ter, antes do julgamento, reparado o dano.

Agente também pode ser beneficiado caso tenha cometido o crime sob coação a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influência de violenta emoção, provada por ato injusto da vítima. Enfim, como tópicos finais vem o fato de haver confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime e cometido o crime sob a influência de multidão em tumulto, se não o provocou. Procure sempre um advogado que possa lhe orientar.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support