Vitória

Vencedor da consulta na Ufersa vê vitória da democracia

Para Rodrigo Codes, o resultado da disputa que o credenciou a encabeçar a lista tríplice reafirma o amadurecimento institucional da universidade

Com 37,55% dos votos válidos, o professor Rodrigo Nogueira de Codes venceu a consulta feita à comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e vai encabeçar a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para nomeação do futuro reitor da instituição.

“Agradeço a toda a comunidade da Ufersa. Foi uma vitória maiúscula porque conseguimos maioria nos 3 segmentos, mas a vitória maior é da democracia universitária”, ressaltou o docente, agradecendo aos que estiveram com ele construindo um projeto de universidade que busque atingir aos anseios de todos.

Rodrigues Codes também enalteceu a participação dos demais candidatos no processo. “As discussões realizadas durante o processo eleitoral foram importantes tanto para o fortalecimento da democracia institucional quanto para o amadurecimento da própria instituição”, ponderou.

O candidato vencedor da disputa também agradeceu ao atual reitor Arimateia Matos. “Agradeço ao reitor pelo apoio, pela confiança, pelo aprendizado, por ter me permitido participar da gestão”, acrescentou.

Rodrigo Codes ressaltou ainda que vai lutar para que o presidente respeite a vontade soberana da comunidade acadêmica, nomeando-o para a Reitoria da Ufersa. “A expectativa agora é de que a nomeação seja efetivada, e vamos lutar por isso, para que possamos realizar uma gestão que reafirme a vocação da universidade como produtora de conhecimento, e que ela se destaque no cenário local, regional e nacional como uma importante indutora do processo de desenvolvimento social e econômico”, finalizou.

PERFIL – Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Rodrigo de Codes tem dupla graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2003) e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon (2003) da França. É mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutor em Engenharia Mecânica e de Materiais na Ecole Normale Supérieure de Cachan (ENS Cachan) na França (2011).

Atualmente é professor associado I, coordenador da Regional Nordeste do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das IFES – COGRAD/ANDIFES (2018 – 2019), coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFERSA – COMFOR (2018 – atual), presidente do Comitê de Graduação da UFERSA (2016 – atual) e avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

O professor foi ainda chefe do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas (DCAT) por dois mandatos (2013 – 2016) e foi membro do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFERSA (2015 – 2017). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFERSA. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em propriedades mecânicas e físicas dos materiais, mecânica experimental, correlação digital de imagens, leis de comportamento dos materiais e instabilidades dos materiais. (Com informações da plataforma lattes).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...