No RN

UTI’S covid são convertidas para atendimento geral

Avanço na vacinação e redução no número de casos graves motivaram decisão do estado

Com o avanço da vacinação e a redução acentuada no número de casos graves da covid no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado decidiu que quatro hospitais, nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró, já iniciaram o processo de conversão dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos Covid em leitos de UTI Geral para atendimento a outras patologias. 

A medida, foi detalhada em coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) concedida hoje, 15. “O panorama hoje da Covid no RN é de diminuição tanto de casos confirmados, como para solicitação de leitos de UTI, o que nos dá uma tranquilidade, mas ainda devemos manter o alerta e respeitar os protocolos para progredirmos no controle da pandemia”, relatou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia.

Para a Sesap, as ações administradas no estado para controle da pandemia contribuíram para esse resultado apresentado nos últimos dias. De acordos com os números apresentados durante a coletiva, Já são 13.176 altas hospitalares, após Covid, em leitos SUS.

O RN conta, atualmente, com 389 leitos críticos Covid, sendo 173 disponíveis. E 423 leitos clínicos, sendo 277 disponíveis. A taxa de ocupação no RN está 54,2%; Região Metropolitana: 52,1%; Região Oeste: 63,2% e Seridó: 41,2%.

“Com taxas de ocupação inferiores a 60%, nós estamos há vinte dias fazendo, de forma programada, a reversão de leitos tanto clínicos como críticos para atender a demanda geral. Tudo está sendo consolidado com muito cuidado para que não tenhamos reflexo no aumento das taxas de ocupação Covid, tendo em vista a retomada das atividades econômicas e escolares”, explicou a secretária adjunta de saúde Maura Vanessa Sobreira.

Com a reversão dos leitos, também foi anunciada a retomada das cirurgias eletivas. A expectativa da Sesap é realizar 10 mil procedimentos até o final de 2021 A secretária adjunta reforçou que todo o planejamento de insumos, pessoal e logística tem sido garantido às unidades da rede SUS estadual, através do Programa RN Mais Cirurgias.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support