STF pauta para hoje julgamento de suspeição de Moro
Ministro Gilmar Mendes ignorou manobra de Edson Fachin e colocou processo na pauta desta terá-feira
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ignorar a manobra de seu colega Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tornar sem efeito a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.
Gilmar decidiu pautar para hoje o julgamento da suspeição, o que abre espaço para que Moro, que perseguiu Lula para eleger Jair Bolsonaro, de quem foi ministro, seja declarado suspeito. A informação foi confirmada em primeira mão pela jornalista Mônica Bergamo.
Ela relata que a tendência é que o colegiado declare a suspeição do ex-juiz. Há provas fartas de Moro ameaçou testemunhas, orientou procuradores e vazou informações, tudo com o propósito de incriminar o ex-presidente. Ao final do processo e mesmo sem provas, Moro condeou Lula.
A operação Spoofing revelou como Moro perseguiu o ex-presidente Lula para impedi-lo de se candidatar nas eleições de 2018, que tiveram Jair Bolsonaro como vencedor. Meses depois, Moro largou a magistratura para se tornar ministro da Justiça do atual governo.