Justiça

STF pauta para hoje julgamento de suspeição de Moro

Ministro Gilmar Mendes ignorou manobra de Edson Fachin e colocou processo na pauta desta terá-feira

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ignorar a manobra de seu colega Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tornar sem efeito a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. 

Gilmar decidiu pautar para hoje o julgamento da suspeição, o que abre espaço para que Moro, que perseguiu Lula para eleger Jair Bolsonaro, de quem foi ministro, seja declarado suspeito. A informação foi confirmada em primeira mão pela jornalista Mônica Bergamo.

Ela relata que a tendência é que o colegiado declare a suspeição do ex-juiz. Há provas fartas de Moro ameaçou testemunhas, orientou procuradores e vazou informações, tudo com o propósito de incriminar o ex-presidente. Ao final do processo e mesmo sem provas, Moro condeou Lula.

A operação Spoofing revelou como Moro perseguiu o ex-presidente Lula para impedi-lo de se candidatar nas eleições de 2018, que tiveram Jair Bolsonaro como vencedor. Meses depois, Moro largou a magistratura para se tornar ministro da Justiça do atual governo.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support