ARTIGO

Será que tenho ansiedade?

Você é uma pessoa que tem alterações do sono? Convive com medos irracionais? Apresenta inquietação constante? Sente sintomas físicos, como taquicardia com frequência? Tem medo do futuro? Pois é, esses são uns dos vários sintomas que podem ser desencadeados em pessoas que tem uma predisposição a ter ansiedade, e pode ser  apresentado em pessoas que convivem com a ansiedade também. Mas, como posso ter certeza de que tenho a ansiedade? Quando falamos de ansiedade, deve ficar claro e evidente que todos os indivíduos podem apresentar a ansiedade em algum momento da vida, porém, essa ansiedade citada anteriormente é um mecanismo de reação que o corpo desempenha quando o sujeito está em uma situação, que precisa ter uma reação para se defender naquele momento, ou seja, é uma ansiedade controlada e esperada.

Por outro lado, existe a ansiedade que causa um incômodo no indivíduo, prejudicando o seu dia a dia, já que a mesma aparece com bastante frequência, sem ter uma causa aparente e específica, essa é uma situação que deve ser levada em consideração, principalmente se o indivíduo vive um momento de tensão, estresse e vida agitada, pois os sintomas ansiosos podem se agravar, podendo levar a uma crise de ansiedade, onde o indivíduo não teria mecanismos de defesa para se defender.

O mais importante é você se compreender, e perceber se houve alguma alteração dessas em seu modo de vida, ou se apresentou algum desses sintomas recentemente, e buscar criar mecanismos para que você possa se sobressair dessas situações, observando assim pontos que possam desencadear essa ansiedade, buscando evitá-los ou até mesmo entendendo que existem situações nas quais não podem ser mudadas, mas sim ressignificadas, buscando assim diminuir esses sintomas, e aprender a conviver com eles. Dessa forma, pode-se dizer que, quando o indivíduo tem sintomas ansiosos, é importante buscar ajuda profissional com antecedência, principalmente se o mesmo não está conseguindo lidar com essa situação sozinho.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...