Rosalba tira dinheiro de tudo para colocar no MCJ

O alerta foi feito pela professora Zezinha Fernandes. A prefeita Rosalba Ciarlini abriu um crédito suplementar de 760 mil reais. Desse dinheiro, 700 mil foram destinados ao Mossoró Cidade Junina (MCJ). O problema não é aumentar o aporte de recursos para esse evento, mas sim de onde a prefeita retirou esse dinheiro.

Desse valor, 110 mil foram transferidos do que seria o Mossoró Cidade Folia. Com isso, vai por terra o discurso da prefeita de que não realizaria carnaval para priorizar obras. Balela, o dinheiro economizado numa festa foi para outra.

Mas o mais grave é que Rosalba reduziu recursos de obras e serviços importantes, tais como as reformas do Vuco-Vuco, do Mercado do Bom Jardim, da Praça de Convivência, da Praça da Criança e manutenção do Ginásio Pedro Ciarlini. A prefeita também reduziu recursos destinados às Políticas de Uso e Aproveitamento para Reativação de Campos Maduros. Ela ainda transferiu para o MCJ dinheiro que deveria ser investido em ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tais como projetos Água Viva e Semear; Festa do Bode e do Circuito Mossoroense de Futebol Amador. Da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer foram retirados 143 mil. Esses dados estão no Jornal Oficial do Município (edição 501 B, de 12 de março passado).

Não se discute a importância do MCJ, mas é importante analisar duas questões. Primeiro a falta de organização com o evento. A prefeita, na elaboração do orçamento de 2019 não deixou previsão de recursos suficientes para o Mossoró Cidade Junina, mesmo com a prefeita tendo experiência na realização desse evento?. Segundo: retirar dinheiro de obras essenciais não revela a falta de prioridades da gestão? Pra pensar.

Tragédia em Suzano
Chamou-me a atenção, na repercussão da tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que ninguém tenha colocado em pauta a discussão da redução da maioridade penal.

Maria da Penha
Em vigor há mais de uma década, a Lei Maria da `Penha é um importante instrumento legal a combater a violência contra as mulheres. Nesse início de ano, chamou a atenção o elevado número de feminicídios registrados no Brasil. Em Mossoró, o Juizado de Combate à Violência Familiar e Doméstica é uma da varas mais movimentadas da comarca da cidade.

Sindicalismo
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM) promoveu no último final de semana, em Assu, a sua segunda plenária estadual. O objetivo principal do encontro foi de realizar um debate sobre os ataques do governo federal aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente por meio da Reforma da Previdência, buscar mecanismos para enfrentá-los e fortalecer o movimento sindical dos municipais.

Urgente
O Governo do Estado está fazendo um alerta aos 60 municípios do Rio Grande do Norte que ainda não preencheram o Formulário de Informação do Desastre (Fide), do Ministério do Desenvolvimento Regional. Os municípios fazem parte dos 148 do Estado que permanecem em situação de emergência, de acordo com o Decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra. O prazo, para que o município seja reconhecido pelo Governo Federal, como em situação de emergência, termina depois de amanhã, quarta-feira (20).

Parada de advertência
O funcionalismo público municipal de Baraúna vai realizar uma parada de advertência no próximo dia 27/3. Eles lutam por reajuste salarial. No caso dos professores, que estão há 3 anos sem receber o reajuste do piso, o índice reivindicado é de 18,62%. Para as demais categorias, de 16,08%. A parada foi definida em assembleia realizada sexta-feira passada.

Urgente II
O preenchimento do Fide deve ser feito pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) com dados referentes ao período de setembro de 2018 a março de 2019. Para aDefesa Civil do Estado, o município que não cumprir o prazo poderá perder programas como o Garantia Safra e Operação Carro Pipa, e ficará impedido de fazer refinanciamento de dívidas no Banco do Nordeste. O preenchimento do Fide deve ser feito na Plataforma do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID), no site www.s2id.mi.gov.br.

Grevistas recebem apoio
A Associação de Praças da Polícia Militar (APRAM) lançou nota de solidariedade aos professores da rede municipal de Mossoró, em greve desde o dia 8/3. Além de manifestar apoio aos grevistas, a APRAM diz repudiar “a atitude intransigente do poder executivo em não receber a representação sindical para negociar uma solução, sendo que as consequências disso atingem de forma inescrupulosa os direitos dos trabalhadores e estudantes que dependem de uma educação pública de qualidade”. A nota é assinada por Tony Fernandes, presidente da entidade.

Mistério
É intrigante que a prefeitura de Mossoró dificulte aos servidores públicos o acesso ao seu próprio contracheque. Seja de forma física ou virtual, são muitas as dificuldades para que o funcionalismo público municipal acesse esse documento.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support