Declaração

RN tem estado de emergência decretado por risco de incêndios florestais

As quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte tiveram estado de emergência declarado por estarem vulneráveis a incêndios florestais a partir do segundo semestre deste ano até o início de 2026. A declaração foi feita por meio de portaria, assinada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (28).

A medida abrange todo o território do estado, isto é, o Agreste Potiguar, a Central Potiguar, o Leste Potiguar e o Oeste Potiguar. Na região Nordeste, também tiveram territórios contemplados os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

De acordo com o Governo Federal, a portaria permite que o Ibama contrate brigadistas para atuar nos incêndios. Além disso, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou que o documento traz segurança jurídica para que os gestores públicos atuem na adoção das medidas necessárias para combater os incêndios neste ano.

A declaração da ministra foi feita durante apresentação das medidas adotadas para combate a incêndios em 2025, no Auditório da Sede do Prevfogo, realizada na última quinta-feira (27). Em relação ao ICMBio, as novidades foram anunciadas pelo presidente da instituição, Mauro Pires. Em 2025, a expectativa é que haja aumento no número de brigadistas contratados, que deve ser de 1.758 brigadistas, capacitados em 68 cursos.

No total, o Governo Federal estima que 4358 brigadistas federais, divididos em 231 brigadas (115 do ICMBio e 116 do Ibama), estejam aptos para atuar nos incêndios neste ano. Adicionalmente, cerca de 250 servidores devem integrar o comando e apoio logístico aos incidentes.

Confira os períodos de maior risco de incêndios florestais no RN, segundo a portaria:

a) na mesorregião Agreste Potiguar, de agosto de 2025 a janeiro de 2026;
b) na mesorregião Central Potiguar, de agosto de 2025 a fevereiro de 2026;
c) na mesorregião Leste Potiguar, de agosto de 2025 a março de 2026; e
d) na mesorregião Oeste Potiguar, de julho de 2025 a fevereiro de 2026.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support