Reforma Trabalhista pode ter aumentado número de pessoas subutilizadas

O Brasil tem atualmente 13 milhões e 100 mil pessoas desempregadas. Números assustadores que apontam que 12,4% da população economicamente ativa do país está fora do mercado de trabalho formal. Pior. É um aumento de 7,3% em relação ao trimestre anterior. Os dados são do Departamento Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e integram a fazem parte da Pnad Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Além de toda a preocupação com uma massa tão grande de trabalhadores desempregada, há um outro fato chamando bastante atenção. É que o IBGE destacou que subiu para 27,9 milhões a soma de empregados subutilizados, ou seja pessoas que têm emprego mas que trabalham bem menos do que gostariam ou poderiam trabalhar. Isso pode ser reflexo da Reforma Trabalhista que criou novas jornadas de trabalho (o intermitente, por exemplo) em que as pessoas trabalham menos horas. Por outro lado, ganham bem menos.

Desde o golpe contra a presidenta Dilma Roussef que se instalou no Brasil a lógica do fim da proteção social à população em geral e aos trabalhadores em especial. A Reforma Trabalhista foi o primeiro passo nesse sentido.

A pá de cal nos direitos sociais será a Reforma da Previdência, caso seja aprovada. Assim como ocorre com a Trabalhista, a Reforma da Previdência também contribuirá para aumentar o desemprego. Caminharemos para ser uma nação de miseráveis. Infelizmente.

Concursos públicos
O desemprego chegando a índices alarmantes e o Governo Federal anunciou hoje medias para dificultar a realização de concursos públicos. O mercado achou na extrema direita o meio de diminuir cada vez mais o tamanho do Estado.

Medida
O temor é que o presidente para maquiar os dados sobre o desemprego demita os responsáveis pelas pesquisas. Como fez com o fiscal do Ibama (Instituto do Recursos Naturais Renováveis) que o multou por pesca irregular.

Golpe de 64
Lamentável sob todos os aspectos que tenha gente (se é que possam ser chamados assim) que queiram fazer qualquer menção ao golpe de 1964 de forma diferente do que foi: uma ditadura violenta, sangrenta e barbarizante.

Ditadura repudia-se
Condenar quem apoia a ditadura não é favor. Não é heroísmo. É só obrigação. É ao menos respeito aos que sofreram com a violência barbarizante do Estado contra o povo.

Falta de reajuste
A prefeita Rosalba Ciarlini pagou nesta sexta, 29/3, o salário do mês de março. Detalhe: para a maioria dos servidores da educação não veio o reajuste do Piso do Magistério.

Militares sabem tudo
E de repente os militares brasileiros se tornaram especialistas em tudo.
Da educação à comunicação. Da agricultura á economia. Do Judiciário ao Esporte. Em todos as áreas do Governo Federal há militares. Povo inteligente danado.

Palestra
A governadora Fátima Bezerra estará na Brazil Conference at Harvard & MIT, nos dias 5, 6 e 7 de abril em Boston, onde participará do painel +Aprendizagem: Caminhos para uma Educação Pública de Qualidade. Todas as despesas da viagem serão custeadas pelo evento.

Água fria
Falar em Fátima Bezerra, a governadora jogou um balde de água fria nos servidores que tinham expectativa de receber um bom volume das folhas salariais em atraso. Na última quarta-feira, surgiu a informação extraoficial de que op Governo do Estado pagaria duas folhas em atraso. No twitter, a governadora informou que recebeu a primeira proposta do Banco do Brasil sobre a compra da folha de salários do Estado. Ainda segundo Fátima Bezerra, a expectativa é que o dinheiro da venda da folha esteja disponível em quarenta dias.

TCU quer fiscalizar OAB
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) impetrou Mandado de Segurança (MS 36376) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar acórdão no qual o Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que a entidade está sob sua jurisdição e deve, portanto, prestar contas para controle e fiscalização. A Ordem pede a concessão de liminar para barrar a eficácia da decisão do TCU e, no mérito, pede que o STF torne sem efeito tal entendimento, preservando sua independência e sua autonomia.

Notícias semelhantes