OPINIÃO

Quanto mais bagunçada a sua mente, maior será a bagunça nos ambientes que você vive

A ansiedade é aquele sentimento ruim, porém necessário para nossa sobrevivência. É muita das vezes aquela sensação que tudo vai desmoronar, que nada vai dar certo para você naquele dia. Isso acontece quando deixamos o emocional falar bem mais alto que o racional. Até porque se pararmos para analisar os pontos que estão nos incomodando, aí sim conseguimos pensar de forma mais leve e natural, e principalmente dá para entender que aquele problema que parecia não ter solução, de fato, é só mais um “bicho de sete cabeças” gerado pela tão famosa ansiedade. Mas onde que entra a organização e por que ela faz tanta diferença na vida de um ansioso. Vamos lá, se você parar para pensar agora e listar em uma folha quais são suas obrigações diárias, possivelmente você vai se sentir mais tranquila por estar vendo o que você precisa fazer, e claro, à medida que você for realizando essas tarefas e fazendo o “check”, você vai ficando cada vez mais com uma sensação de dever cumprido, mas claro que tudo no seu tempo. Pois não adiantar planejar 10 atividades por dia, onde você não conseguirá realizar nem 5, já que principalmente quando isso acontece, sua ansiedade ela tende a aumentar muito mais.

Vale ressaltar que não é só a mente que deve estar organizada, mas sim o ambiente também, pois o ambiente organizado possui efeitos positivos à saúde, auxiliando em diversos aspectos pessoais, como proatividade, agilidade em tarefas e capacidade de tomar decisões tranquilamente. Provavelmente você já ouviu aquele ditado que diz “quanto mais bagunçada a sua mente, maior será a bagunça nos ambientes que você vive”, isso acontece porque suas ideias não estão bem organizadas, e acaba refletindo em suas ações e na maneira como você lida com as pessoas ao seu redor. A melhor forma de lidar com isso é organizar as tarefas uma por vez, faça tudo no seu ritmo e não busque se apressar. E claro, não espere a ansiedade tomar conta de você e do seu ambiente. É importante estar atento aos sintomas dela e buscar ajuda assim que necessário.


Glycia Thianne Paiva Cardoso, 24 anos, Mossoroense, graduada em psicologia pela Universidade Potiguar. CRP 17/5073

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support