Primeira ópera de Mossoró estreia nesta sexta-feira
O espetáculo reúne a música erudita, teatro, dança e literatura um toque mossoroense
Estreia nesta sexta-feira, 15, no Teatro Lauro Monte Filho, a primeira opera até então montada no município. A produção é uma adaptação local em português da ópera em 1 ato “Der Schauspieldirektor”, de W. Amadeus Mozart. Esse é um projeto pioneiro no cenário artístico e cultural do município que será apresentada pela Companhia Lyricus, composta por artistas locais.
O espetáculo tem a direção geral de Claudia Max, que destaca que o espetáculo será apresentado por artistas locais. A diretora lembra também que este gênero musical é uma expressão artística existente desde o século XVII com sucesso até hoje na Europa e outras partes do mundo, incluindo o Brasil.
A ópera “O Empresário”, estreia sexta-feira e ficará em cartaz até o dia 17 deste mês no Teatro Lauro Monte Filho. O espetáculo reúne a música erudita, teatro, dança e literatura. Cláudia Max explica que a companhia Lyricus deu um toque mossoroense à trama que entrará para a história cultural da cidade. A ópera “O Empresário” foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei de incentivo à cultura), da Prefeitura de Mossoró.
Para Cláudia Max, no cenário artístico cultural de Mossoró havia essa lacuna e então teve a ideia de montar uma ópera que será um feito inédito na cidade. “Por a gente não ter essa tradição da música erudita aqui em Mossoró, pelo menos nunca houve a montagem de uma ópera. Então, como eu sou educadora musical, musicista, professora de canto, trabalho com espetáculos de música popular e música erudita, eu sinto falta de um trabalho de base, de um trabalho que venha proporcionar mais uma qualidade, que venha diversificar a nossa cultura, enriquecer a nossa cultura. Então, eu pensei em fazer a montagem de uma obra que é uma coisa inédita em Mossoró, porque eu acho que em toda parte do mundo a gente precisa ter todas as vertentes de música de qualidade e a ópera é um espetáculo completo. Ela é a junção de todas as artes, da literatura, da dança, da música, do teatro. É uma riqueza muito grande que Mossoró tinha essa lacuna e a partir de agora com esse trabalho pioneiro na montagem da ópera O Empresário, que é a primeira montagem de ópera de Mossoró. Para nós é um motivo de muita alegria”, detalhou Claudia.