OPINIÃO

PINCELANDO AS TELAS E COLORINDO A VIDA: AUTOBIOGRAFIA

Sou Margarida Costa de Araújo Bezerra. Nasci na serra de Martins-RN, EM 13 de abril de 1956. Sou a terceira filha entre seis irmãos – três homens e três mulheres. Meu pai, José Marcelino de Araújo Filho, era tabelião público e minha mãe, Maria do Carmo Costa de Araújo, dona de casa. Vivi minha infância muito feliz nessa pacata cidade, brincando muito de roda, bonecas, jogando “queimado”, “dona de barra”, etc.

Aos seis anos, já tinha sido alfabetizada, por uma professora particular. Cursei o primário no Grupo Escolar Almino Afonso e prestei, com aprovação, o antigo exame de admissão do ginásio, o qual fui cursar na Escola Estadual Dr. Joaquim Inácio, concluindo em 1972. Nesta época de ginásio, despertei para as artes através de uma ilustração que desenhei para compor a capa de um trabalho escolar. Após isso, passei a ser solicitada para fazer ilustrações em trabalhos de colegas. Ao observar meu interesse pelas artes e trabalhos manuais, a minha mãe passou a me matricular em diversos cursos, tais como pintura em tecido, corte e costura, crochê, tapeçaria e culinária.

Após a conclusão do ginásio, saí de Martins para cursar o segundo grau em Mossoró. Cheguei àquela cidade em 1973 para estudar na mais nova escola da cidade na época, o Centro de Educação Integrada professor Eliseu Viana. Fiz o Curso Técnico em Agropecuária, entretanto, com o passar do tempo, percebi que aquela não era minha vocação. Em 1975, prestei vestibular e fui aprovada para o curso de Educação Física da FURRN (hoje UERN), iniciando somente em 1977. Ainda no primeiro semestre de faculdade, surgiu a oportunidade de fazer uma licenciatura curta em Educação Artística na cidade de Recife-PE, para a qual prestei vestibular e fui aprovada em primeiro lugar.

Veio então o grande desafio: estudar em outro estado. Mesmo com pouca experiência, fui morar distante da família e fazer o que eu, então, mais queria na minha vida, o curso de Educação Artística na Universidade Federal de Pernambuco. Naquele momento, concretizava-se um grande passo para a realização do meu sonho de trabalhar com artes plásticas. Ao concluir o curso, voltei para Mossoró e continuei minha graduação em Educação Física.

Neste período, com a orientação da renomada professora Marieta Lima, iniciei minhas primeiras pinturas em tela. Em 1982, conclui o curso de Educação Física e fui classificada para participar do Projeto Rondon, designada para a cidade de Córrego Novo-MG, sendo esta uma das grandes experiências da minha vida.

Grandes Realizações

Em 1978, tendo concluído o curso de Educação Artística, iniciei minha vida profissional lecionando Artes no primeiro grau (Ensino Fundamental) da Escola Estadual Jeronimo Rosado.

Dois anos depois, fui trabalhar na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, onde fui assumir a cadeira de Artes no segundo grau (Ensino Médio) e permaneci por quatorze anos. Durante este período, paralelamente, também ministrei diversos cursos como: pintura em tecido; artesanato com bolas de gude e pedras; pintura em Vitral; flores; embalagens; arranjos natalinos; pintura em cerâmica; e audiovisual (o mais requisitado). Os referidos cursos foram ministrados nas instituições SESI, SESC, SENAC e SENAI.

Além disso, trabalhava como decoradora de eventos em festas infantis, casamentos, aniversários e decorações temáticas de ambientes, como Natal, Páscoa, Carnaval, além de outros. Na vida pessoal, casei-me com Paulo Cesar Bezerra de Araújo e tive dois filhos, uma grande realização na minha vida. O primogênito, Paulo Henrique, é Engenheiro Civil e professor universitário; o mais novo, Jairo Henrique, é graduado em Marketing e Publicidade.

Após quinze anos na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, fiz a opção de trabalhar no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Alfredo Simonetti, lecionando as disciplinas de Ciências e Artes. Neste período, tive a oportunidade de cursar uma especialização em Linguagem e Educação na UnP em Natal.  Ao completar meu tempo de serviço como professora da rede pública estadual, aposentei-me.

Ainda durante a época de docência, comecei a ministrar, em minha residência, cursos de pintura em tecido e tela para um pequeno grupo. Posteriormente, ampliei essa atividade para um número maior de alunos, criando o atelier “Margarida Artes”, pelo qual realizamos exposições, merecendo destaque uma realizada no SESC e intitulada “Fazer Arte Não Tem Idade” (com alunos de 6 a 90 anos de idade). Essa atividade é para mim uma grande realização pessoal e profissional, já que é gratificante ensinar a arte da pintura a crianças, jovens, adultos e idosos, além de alunos com necessidades especiais.

Em 2009, fui convidada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – ADUERN para a maravilhosa experiência de ministrar aulas de pintura para professores aposentados da UERN, atividade em que permaneço até hoje. Através desse projeto, já foram realizadas 10 exposições e 4 participações no Festival Gastronômico e Cultural de Martins-RN.

Atualmente, além de continuar ministrando aulas de pintura em tela na ADUERN, permaneço também ensinando pintura em tecido e em tela no ateliê MARGARIDA ARTES.

Além das atividades mencionadas, fui voluntária da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região – AAPCMR por 16 anos. Com a criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região – RFCCMR, em 10 de novembro de 2016, passei a exercer, com muito orgulho e amor, a função de presidente, na qual permaneço até o presente.

Destaques

Em 2017 fui agraciada com o Título de cidadã Mossoroense.

Participações no II e IV salão Dorian Gray, em 2017 e 2019.

Em agosto de 2011, a convite da professora Maria Conceição Maciel, então presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), e atendendo às exigências para ingressar na referida academia, orgulhosamente tomei posse na AFLAM. Sou ocupante da cadeira 37, que tem como patrona Maria Bernadete Araújo Costa e Silva, uma artista plástica nascida em Martins-RN e que foi destaque na Região Oeste por sua arte, conseguindo reconhecimento e registro em publicações ligadas ao mundo da arte, além de admiração de figuras como Carlos Drummond de Andrade, de quem foi amiga e manteve correspondência durante anos; foi também biografada por Ana Maria Cascudo Barreto no livro “Mulheres Especiais”.

Vida acadêmica

Academia Feminina de Letras e Artes – AFLAM – posse no dia 27 de agosto de 2011, como titular da cadeira 37.

Academia de Letras e Artes de Martins – ALAM – posse em 8 de novembro de 2014, como ocupante da cadeira 17.

Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares – ALAMP – posse em 16 de agosto de 2018, como membro.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support