Crime

Pais são os principais violadores de direitos das crianças e adolescentes

Relatórios dos Conselhos Tutelares de Mossoró apontam que violação acontece por negligência, omissão e agressão física, entre outros

Liberdade, respeito e dignidade são os direitos mais violados de crianças e adolescentes de Mossoró. É o que apontam relatórios do Conselho Tutelar da 33 e 34 Zona. No caso da 33 Zona, os dados apresentados são referentes aos atendimentos realizados durante os meses janeiro, fevereiro e março de 2019. Já no caso do Conselho da 34 Zona, os dados se referem à atuação do órgão nos meses de maio, junho e julho.

Para os conselheiros, a causa inicial da maioria das violações de direitos é a desestrutura familiar. Os relatórios dos dois colegiados apontaram que as violações ocorrem por meio de negligência; omissão na realização de procedimentos relacionados à saúde (vacinação; gravidez); agressão física; rebeldia; ausência de matricula escolar, evasão escolar; conflito familiar; abandono; auto mutilação; situação de rua e maus tratos.

No caso do Conselho da 33 Zona, os dados apontam que quem mais viola os direitos das crianças e dos adolescentes é o próprio pais. Em segundo lugar, o violador é o próprio adolescente em razão de sua conduta; depois aparecem terceiros (padrasto ou outros); por último, surge a figura da mãe.

O relatório do Conselho da 33 Zona apontam que os bairros em que há os maiores números de denúncias recebidas durante o primeiro trimestre, permanecem em primeiro lugar o bairro Santo Antônio (Loteamento Santa Helena; Conjunto Independência e Estrada das Raiz); já em segundo é o bairro Abolição 4 (Favela do Fio); seguidos por Boa Vista e Belo Horizonte.

Dados do Conselho Tutelar da 33ª Zona – janeiro a março

 

Conselho Tutelar 34ª Zona – abril, maio e junho

RELATÓRIO POR AGENTE VIOLADOR DE DIREITO

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support