Mobilização para o dia 13 de agosto

Os trabalhadores vão parar no próximo dia 13 de agosto, terça-feira da próxima semana. No Rio Grande do Norte, servidores públicos das três esferas de governo vão paralisar suas atividades. Em Mossoró, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) já anunciou adesão à paralisação nacional.

No âmbito estadual, o Sindicato dos Servidores dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) vem mobilizando os servidores para um grande protesto em frente à Governadoria.

Paralelo a isso, o Fórum Estadual dos Servidores pleiteia audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT). Ofício nesse sentido foi protocolado na última quinta-feira, 1/8. Amanhã, 7/8, o Fórum reúne a imprensa em entrevista coletiva para explicar cada um dos pontos da chamada Dia Estadual de Paralisações. Além disso, os sindicatos tem mobilizado seus associados e servidores em geral para a parada do dia 13 próximo.

Felipão

Como é mal-educado o treinador Felipe Scolari! Absurda a forma como trata os profissionais da imprensa que buscam uma informação ou opinião dele. Reprovável.

Empresas de crédito

Impressiona a quantidade de empresas que trabalham com oferta de crédito, instaladas no centro de Mossoró. Detalhe: a maioria – talvez todas – só trabalha com empréstimo consignado (descontado direto em folha) em que a inadimplência é quase zero.

Escassez

Pululam nas redes sociais informações sobre a falta de materiais no hospital veterinário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A coluna confirmou com fontes do hospital que a escassez é real. A situação deve se agravar a partir do final desse mês, quando os cortes no orçamento da universidade terão efeitos ainda maiores.

Condenação

Proprietário de casa de show de Mossoró foi condenado a pagar uma indenização de R$ 30 mil reais a uma pessoa que foi atingida por garrafadas durante show. O juiz responsável pela sentença entendeu que o empresário tem responsabilidade sobre o evento. A indenização foi a título de reparação de dano estético. O Portal do RN vai voltar ao assunto.

Pressão

Integrantes do Fórum Estadual dos Servidores assinaram na quinta-feira (1º/8), um ofício solicitando audiência com a governadora Fátima Bezerra. Entre as pautas levantadas pelo Fórum para debate com a chefe do executivo está a apresentação de um calendário de pagamento das folhas em atraso, que corresponde a novembro (parte), dezembro e 13º de 2018. Além disso, o calendário de pagamento de agosto a dezembro de 2019 e o 13º salário e a revisão de salários e realização de concursos.

A última reunião com a governadora aconteceu no último mês de junho. No dia 13, os servidores do Rio Grande do Norte irão participar de uma paralisação em prol das lutas e direitos dos trabalhadores.

Gastando menos

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) denuncia que a prefeitura está gastando com os professores bem menos do que o que divulga. Segundo a entidade, o percentual da verba do FUNDEB utilizado para pagamento da folha dos profissionais da educação caiu de 93,49% para 69,21% DE 2018 PARA 2019. Afirma ainda que os recursos do FUNDEB aumentaram 12,5% de 2018 para 2019, enquanto que a prefeitura não quer sequer pagar o reajuste do Piso, de 4,17%, em sua integralidade. A prefeita pagou apenas 3,75%. O tema ainda vai render.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support