Mobilização para o dia 13 de agosto

Os trabalhadores vão parar no próximo dia 13 de agosto, terça-feira da próxima semana. No Rio Grande do Norte, servidores públicos das três esferas de governo vão paralisar suas atividades. Em Mossoró, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) já anunciou adesão à paralisação nacional.

No âmbito estadual, o Sindicato dos Servidores dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) vem mobilizando os servidores para um grande protesto em frente à Governadoria.

Paralelo a isso, o Fórum Estadual dos Servidores pleiteia audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT). Ofício nesse sentido foi protocolado na última quinta-feira, 1/8. Amanhã, 7/8, o Fórum reúne a imprensa em entrevista coletiva para explicar cada um dos pontos da chamada Dia Estadual de Paralisações. Além disso, os sindicatos tem mobilizado seus associados e servidores em geral para a parada do dia 13 próximo.

Felipão

Como é mal-educado o treinador Felipe Scolari! Absurda a forma como trata os profissionais da imprensa que buscam uma informação ou opinião dele. Reprovável.

Empresas de crédito

Impressiona a quantidade de empresas que trabalham com oferta de crédito, instaladas no centro de Mossoró. Detalhe: a maioria – talvez todas – só trabalha com empréstimo consignado (descontado direto em folha) em que a inadimplência é quase zero.

Escassez

Pululam nas redes sociais informações sobre a falta de materiais no hospital veterinário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A coluna confirmou com fontes do hospital que a escassez é real. A situação deve se agravar a partir do final desse mês, quando os cortes no orçamento da universidade terão efeitos ainda maiores.

Condenação

Proprietário de casa de show de Mossoró foi condenado a pagar uma indenização de R$ 30 mil reais a uma pessoa que foi atingida por garrafadas durante show. O juiz responsável pela sentença entendeu que o empresário tem responsabilidade sobre o evento. A indenização foi a título de reparação de dano estético. O Portal do RN vai voltar ao assunto.

Pressão

Integrantes do Fórum Estadual dos Servidores assinaram na quinta-feira (1º/8), um ofício solicitando audiência com a governadora Fátima Bezerra. Entre as pautas levantadas pelo Fórum para debate com a chefe do executivo está a apresentação de um calendário de pagamento das folhas em atraso, que corresponde a novembro (parte), dezembro e 13º de 2018. Além disso, o calendário de pagamento de agosto a dezembro de 2019 e o 13º salário e a revisão de salários e realização de concursos.

A última reunião com a governadora aconteceu no último mês de junho. No dia 13, os servidores do Rio Grande do Norte irão participar de uma paralisação em prol das lutas e direitos dos trabalhadores.

Gastando menos

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) denuncia que a prefeitura está gastando com os professores bem menos do que o que divulga. Segundo a entidade, o percentual da verba do FUNDEB utilizado para pagamento da folha dos profissionais da educação caiu de 93,49% para 69,21% DE 2018 PARA 2019. Afirma ainda que os recursos do FUNDEB aumentaram 12,5% de 2018 para 2019, enquanto que a prefeitura não quer sequer pagar o reajuste do Piso, de 4,17%, em sua integralidade. A prefeita pagou apenas 3,75%. O tema ainda vai render.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...