Jardim de Piranhas

Ministério Público orienta prorrogação de lockdown em cidade potiguar

Recomendação surgiu em face de a cidade ter aumento de 350% em casos de Covid-19

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu recomendação para que a Prefeitura de Jardim de Piranhas prorrogue por mais 15 dias a vigência do decreto municipal que estabelece medidas de restrição para controlar o elevado índice de contágio por Covid-19.

O isolamento rígido está em vigor na cidade desde o último dia 15 e segue até o final do mês.

De acordo com boletins epidemiológicos divulgados pelo município, o número de casos confirmados de coronavírus no município passou de 138 no dia 1º de julho para 503 no dia 22 deste mês, o que equivale a um aumento de mais 350% em menos de um mês. Esse aumento evidencia haver ainda uma forte tendência de crescimento na curva de casos na cidade, que tem uma população de menos de 15 mil habitantes.

O MPRN também recomendou que a Prefeitura implemente barreiras sanitárias educativas periódicas nas entradas/saídas e pontos estratégicos do município, com vistas a orientar a população em geral e os viajantes que entram na cidade acerca das medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, disponibilizando-se aos servidores que trabalhem na fiscalização das barreiras os EPI’s necessários.

A Prefeitura deve adotar ainda as providências administrativas que se fizerem necessárias para realizar, com urgência, a contratação temporária de Fiscais da Vigilância Sanitária, independentemente de processo seletivo prévio, possibilitando, desse modo, que sejam intensificadas as ações de fiscalização das medidas restritivas de enfrentamento ao Covid-19 no município.

Os boletins epidemiológicos da Prefeitura apontam, também, que o número de mortes em decorrência da Covid-19 saltaram de duas no dia 1º de julho para nove no período de 3 semanas.

De acordo com o boletim epidemiológico nº 118, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Jardim de Piranhas tinha em 21 de julho passado a maior taxa de casos confirmados e a segunda maior taxa de óbitos em decorrência do Covid-19 da região do Seridó Potiguar, respectivamente 1374.94 para cada 100 mil habitantes e 53.92 para cada 100 mil habitantes.

O MPRN concedeu prazo de 3 dias para a Prefeitura comunicar sobre o acatamento das medidas recomendadas e advertiu que a não observância da recomendação implicará na adoção de medidas cabíveis. A recomendação foi publicada na edição deste sábado (25) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support