Hospital

Justiça dá 180 dias para governo melhorar condições no Walfredo Gurgel

A Justiça do Trabalho determinou que o governo do Rio Grande do Norte tem 180 dias — seis meses — para garantir condições adequadas de higiene e repouso aos servidores do Hospital Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do estado, em Natal.

A decisão foi proferida pela 7ª Vara do Trabalho da capital em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN). Além da adequação sanitária, o juiz Alexandre Erico Alves da Silva determinou que o Estado conclua o concurso público em andamento para suprir o déficit de profissionais de enfermagem.

O governo também foi condenado a pagar indenização de R$ 1,5 milhão por dano moral coletivo, além de multa equivalente a um salário-mínimo por cada servidor atingido e por mês de atraso no cumprimento das obrigações.

Segundo o MPT, a ação teve início após diversas denúncias sobre as condições insalubres do hospital, incluindo relatos de mofo, infiltrações, paredes desgastadas, buracos no forro de gesso e falta de ventilação nos espaços destinados ao descanso dos trabalhadores.

A perícia técnica realizada pelo órgão confirmou os problemas apontados pela fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), além de sobrecarga de trabalho e falhas no cumprimento das normas de segurança e saúde laboral.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support