Saúde

Hospital da Mulher inaugura ambulatório para atendimento da população trans em Mossoró

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Neste mês de visibilidade trans, o Estado do Rio Grande do Norte tem mais uma iniciativa para atender à comunidade LGBTQIA+. Foi inaugurado nesta segunda-feira (30) um ambulatório especializado no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O Ambulatório TT, como é chamado, é voltado ao atendimento de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais, entre outras orientações e identidades de gênero. A equipe multidisciplinar que já atua no Ambulatório LGBTQIA+ da Faculdade de Enfermagem da UERN, também atuará no Hospital da Mulher.

O Ambulatório TT é um importante avanço para a população trans e travesti do Rio Grande do Norte, que passa a ter um atendimento especializado e humanizado. Além disso, a implantação do ambulatório está inserida na Semana de Visibilidade Trans e Travesti, que acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Além deste novo ambulatório, o Rio Grande do Norte também conta com outro, no Hospital Giselda Trigueiro, que já atendeu 155 pessoas. O atendimento inicial é realizado por uma médica de referência, que avalia a saúde geral da pessoa, aconselha e orienta sobre hormonioterapia. A equipe ainda é composta por uma assistente social, uma enfermeira e uma psicóloga, todas treinadas pelo Ministério da Saúde.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support