Hospital da Mulher inaugura ambulatório para atendimento da população trans em Mossoró
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Neste mês de visibilidade trans, o Estado do Rio Grande do Norte tem mais uma iniciativa para atender à comunidade LGBTQIA+. Foi inaugurado nesta segunda-feira (30) um ambulatório especializado no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
O Ambulatório TT, como é chamado, é voltado ao atendimento de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais, entre outras orientações e identidades de gênero. A equipe multidisciplinar que já atua no Ambulatório LGBTQIA+ da Faculdade de Enfermagem da UERN, também atuará no Hospital da Mulher.
O Ambulatório TT é um importante avanço para a população trans e travesti do Rio Grande do Norte, que passa a ter um atendimento especializado e humanizado. Além disso, a implantação do ambulatório está inserida na Semana de Visibilidade Trans e Travesti, que acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.
Além deste novo ambulatório, o Rio Grande do Norte também conta com outro, no Hospital Giselda Trigueiro, que já atendeu 155 pessoas. O atendimento inicial é realizado por uma médica de referência, que avalia a saúde geral da pessoa, aconselha e orienta sobre hormonioterapia. A equipe ainda é composta por uma assistente social, uma enfermeira e uma psicóloga, todas treinadas pelo Ministério da Saúde.