Educação

Governo do RN vai pagar reajuste do Piso

De acordo com o SINTE/RN, a garantia foi dada aos trabalhadores pelo o secretário estadual da Educação

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte vai pagar o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional da educação. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN). Em sua página na internet, o SINTE revela que em audiência solicitada pela entidade, realizada na tarde da última sexta-feira, 17/01, o secretário estadual da Educação, professor Getúlio Marques, informou que o Governo pagará a correção de 12,84% do Piso.

Na ocasião, o secretário afirmou que irá se reunir com a equipe econômica do Governo nos próximos dias para definir o formato de pagamento para ativos/as e aposentados, se integral ou em parcelas.

O SINTE/RN defende que o reajuste do Piso 2020 seja aplicado de forma integral no mês de fevereiro com efeito retroativo a janeiro, para ativos e inativos. A fim de argumentar acerca desse posicionamento, uma comissão do Sindicato fará uma visita à Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) ao longo dessa semana.

Também por ocasião da audiência na SEEC/RB, o SINTE/RN solicitou que o Secretário envie Projeto de Lei referente à implantação do Piso à Assembleia Legislativa quando da abertura dos trabalhos na AL.

Sobre a correção salarial, a diretora de Organização da Capital do Sindicato, Jucyana Myrna, lembra que o índice de 12,84% não representa a valorização real que é devida para os educadores e educadoras. Ressalta, porém, que diante de uma conjuntura que prevê aumento da alíquota previdenciária até mesmo para aposentados, a aplicação integral do reajuste para os/as docentes do RN é motivo de comemoração e um resultado da luta desenvolvida pela entidade.

Outras pautas da categoria, como o pagamento do 1/3 das férias, o pagamento da Gratificação de Mérito Educacional para os/as funcionários/as da educação, bem como a convocação de concursados, foram abordadas durante a audiência.

FÉRIAS – O secretário Getúlio Marques reafirmou que os/as trabalhadores/as em educação da Rede Estadual receberão o 1/3 de férias juntamente com o pagamento de janeiro, corroborando a fala da Secretária de Administração, Virgínia Ferreira, de que os funcionários e funcionárias da Educação, bem como educadores/as, receberão no final do mês de janeiro o seu terço de férias.

Sobre isso, a Coordenadora Geral do SINTE/RN lembra que em uma ação inédita, objetivando agilizar a implantação e consequente liberação do 1/3 de férias da categoria, uma comissão do Sindicato apresentou o ofício de implantação do 1/3 de férias, assinado pelo secretário Getúlio, à secretária da Administração.

Gratificação de Mérito Educacional – Segundo o secretário, o pagamento da GME aos funcionários/as da Educação está assegurado e constará no contracheque de fevereiro.

Para o SINTE, esse é um assunto de extrema importância, que será acompanhado com atenção, visto que os/as funcionários/as estão há 10 anos sem qualquer aumento em seus contracheques.

Convocação – O secretário de Educação afirmou ainda não haver uma definição do Governo quanto a data de convocação dos aprovados e aprovadas no concurso de 2015. Porém, informou que na semana de 20 a 24 de janeiro será realizada audiência com o Comitê de Governança e que na ocasião o tema da convocação será tratado.

O secretário também se comprometeu a dar continuidade às negociações sobre o assunto com o SINTE e os representantes dos concursados. Em resposta, a direção do Sindicato advertiu para a proximidade do início do ano letivo e com isso, da necessidade do governo em tomar medidas imediatas.

Piso 2020 – Em fins de dezembro foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial MEC/MF que reajustou o valor mínimo de investimento por aluno do ensino fundamental urbano, em âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), para o exercício de 2019.

Esse reajuste incide na atualização do piso nacional do magistério para o ano de 2020, que deverá receber o incremento de 12,84%. Portanto, ao de 2019 (R$ 2.557,74), que serve de referência para o início das carreiras de magistério na educação básica, destinado aos profissionais com formação de nível médio na modalidade Normal (art. 2º da Lei 11.738), aplica-se o percentual de 12,84%, elevando-se o mesmo, a partir de 1º de janeiro de 2020, para R$ 2.886,15. O reajuste do piso é autoaplicável, porém o MEC anuncia a variação ano a ano como forma de orientar os entes estaduais e municipais. (Com informações do SINTE/RN)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support