Imposto

Governo do RN antecipa cobrança de ICMS e prevê arrecadar R$ 30 milhões

O Governo do Rio Grande do Norte determinou que empresas beneficiárias de regimes fiscais especiais antecipem o pagamento de 50% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente ao mês de outubro.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado (18), deve antecipar cerca de R$ 30 milhões para os cofres públicos.

De acordo com a portaria assinada pelo secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, o pagamento deverá ser realizado até a próxima terça-feira (28). Normalmente, essas empresas efetuariam o recolhimento apenas em 15 de novembro.

Em nota assinada pelo presidente Roberto Serquiz, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) afirmou que a medida foi adotada sem diálogo prévio com a entidade.

“A antecipação do imposto pressiona imediatamente o fluxo de caixa das empresas. Isso compromete o capital de giro, afeta o planejamento financeiro e pode impactar a continuidade de empregos e investimentos. Ao modificar, de forma unilateral, um dos pilares do PROEDI — criado para garantir competitividade e previsibilidade à indústria potiguar — a medida gera insegurança jurídica”, diz a nota.

Ainda de acordo com entidade, no curto prazo, o impacto da antecipação recai sobre o caixa das indústrias, podendo resultar na postergação de pagamentos, redução de investimentos e dificuldades na manutenção de empregos.
“No médio prazo, os riscos são de retração de investimentos, perda de competitividade frente a outros estados e enfraquecimento do ambiente de negócios”, afirma a nota.

*Com informações do G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support