Festa

Gastronomia junina aquece economia em Mossoró

Apenas em um dos polos culturais do Mossoró Cidade Junina, a praça de alimentação reúne mais de 30 estandes de comidas típicas.

Junho é o mês de festejar santos e casamentos na roça. As festas juninas, de tão tradicionais para os brasileiros, chegam a ser mais movimentadas que o carnaval em muitos destinos. Dos 400 eventos cadastrados este mês no Calendário de Eventos do Ministério do Turismo, a maioria é festejo junino.

Mas a festa vai muito além das roupas e danças típicas. A gastronomia é uma atração à parte nos festejos juninos e reúne os elementos e a diversidade da culinária de cada região com muita criatividade e sabor. O quentão, o pinhão assado e até o caldo verde são mais comuns nas regiões frias. Já a paçoca ganha versões regionais, como a de amendoim. A que é feita de carne de sol socada no pilão com farinha de mandioca é muito apreciada com feijão verde. Os bolos, doces, cocadas, amendoim, pipoca e arroz doce também integram o cardápio da festa e são tão indispensáveis quanto os ritmos que embalam as comemorações.

Apenas em um dos polos culturais do Mossoró Cidade Junina, a praça de alimentação reúne mais de 30 estandes de comidas típicas. O evento conta com 350 vendedores cadastrados e aquece a economia local em mais de R$ 50 milhões, tanto para o pequeno quanto para o grande empreendedor.

“A gente está vendendo muito bem e as pessoas conhecem nossos produtos”, disse Cláudia Diniz, que vendeu produtos caseiros como doces, bolos e biscoitos de polvilho. Até laços de fita são vendidos na feira de artesanato, recheada com forró pé de serra e festivais de sanfoneiros, repentistas e poesia de cordel.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support