Insumo

Estado recorre à Justiça para garantir abastecimento de oxigênio

PGE ingressou com ação após a fornecedora do insumo negar pedido administrativo

A Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE/RN) ingressou com uma ação na Justiça para aumentar o fornecimento de oxigênio para as unidades de saúde pública do Estado em 25%. O pedido já havia sido feito pela via administrativa, por meio de um aditivo do contrato, mas a fornecedora do oxigênio White Martins havia negado a solicitação do Estado.

Diante da necessidade do oxigênio e da crise que começa a se configurar devido a falta do insumo, a PGE-RN decidiu ingressar com o pedido judicial para o caso ser resolvido ainda no plantão judiciário deste fim de semana.

O oxigênio é usado no tratamento de pacientes, internados com Covid-19 e representa um item vital para a sobrevida desses pacientes. O oxigênio é componente essencial para manter o metabolismo das células e deve ser fornecido continuamente para os tecidos do corpo.

Em determinadas patologias ou condições clínicas, onde há um processo respiratório deficiente ou a necessidade de incrementar a oxigenação dos tecidos, faz-se necessária a administração de oxigênio a concentrações elevadas.

Para o procurador-geral do Estado Luiz Antônio Marinho “a expectativa é no sentido de que o juiz de plantão conceda a liminar ainda hoje a fim de evitar a falta de oxigênio, insumo essencial no tratamento dos pacientes internados”. O PGE acrescentou que a Governadora Fátima Bezerra pediu urgência nessa ação por mais oxigênio.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support