Previsão

Emparn prevê chuvas acima da média no RN entre março e maio

A previsão foi anunciada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) em uma reunião realizada em Parnamirim

A previsão para as chuvas no Rio Grande do Norte, durante o próximo trimestre de 2023 (março, abril e maio), é de volumes normais a acima do normal em todas as regiões do estado.

A previsão foi anunciada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) em uma reunião realizada em Parnamirim, com a presença de representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh).

Segundo os especialistas, a previsão foi elaborada a partir da análise das condições oceânicas, como o fenômeno La Ñina (esfriamento das águas no Pacífico), o resfriamento das águas do Atlântico Norte e o aquecimento das águas superficiais no Atlântico Sul, que devem favorecer a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que favorece a ocorrência de chuvas no Nordeste do Brasil.

Os resultados dos modelos meteorológicos apontam para chuvas na categoria de normal a acima do normal, com uma boa distribuição espacial, durante o período de março a maio de 2023 no RN. Depois dos dois primeiros meses de 2023 com volumes abaixo da média esperada no estado, a expectativa dos especialistas é de ocorrência de chuvas com volumes médios para o trimestre, de no mínimo 433,2 milímetros no RN.

A média mínima esperada para o período de março a maio de 2023 é de 479,2 mm no Oeste, 376,9 mm na região Central, 343,2 mm no Agreste, 533,8 mm no Leste e 433,2 mm no Estado.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support