acessibilidade

Educação produz material para deficientes visuais realizarem doação de sangue

A entrega ocorreu nas dependências do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), localizado no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal.

Com foco na inclusão social e na garantia da qualidade de serviços prestados as pessoas com deficiência visual, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) produziu e entregou, na manhã de hoje (20), a transcrição para o sistema Braile de 50 informes voltados ao atendimento de pessoas com deficiência visual. A entrega ocorreu nas dependências do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), localizado no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal.

A ação foi conduzida, no âmbito da SEEC, pela Subcoordenadoria de Educação Especial (Suesp) e realizada pelo CAP. A entrega contou com a presença de autoridades ligadas a educação, saúde e planejamento do Estado. O subsecretário de Educação do RN, Marcos Lael, destacou, durante a entrega, a importância do material, que fará parte da cartela de serviços prestados pelo Hemonorte. “Trata-se de um trabalho que todos nós devemos nos comprometer. A inclusão das pessoas com deficiência é um direito e o Governo do RN, por seu caráter popular, tem buscando ampliar os espaços onde a inclusão acontece”, frisou o subsecretário.

A inciativa solicitada pelo Hemonorte atende a norma do Ministério da Saúde que estabelece aos hemocentros o dever de garantir o acesso à doação de sangue aos portadores de necessidades especiais, dentre estes a deficiência visual, disponibilizando materiais informativos adaptados a essas carências. “Estamos felizes em dispor desse material. A acessibilidade vai além de promover a melhoria dos espaços físicos, mas por construir caminhos rumo a um exercício pleno dos direitos de cada um”, explicou Márcia Capistrano, diretora de Apoio Técnico do Hemonorte.

Destacando os trabalhos desenvolvidos pelo CAP, o secretário de Estado de Planejamento e Finanças do RN, Aldemir Freire, também prestigiou a entrega dos materiais. “Os educadores que atuam no CAP são exemplo de profissionais que atuam de forma dedicada. Neste governo, temos a oportunidade de tornar, este centro, um espaço de referência em qualidade no Nordeste, unindo toda essa experiência aqui demonstrada”, argumentou o secretário.

Para a subcoordenadora de educação especial, Maria do Carmo, a transcrição e disponibilização dos informes é de extrema relevância, pois garante o direito daqueles com deficiência visual. “A ação assegura o direito à pessoa com deficiência visual o acesso às informações, promovendo a acessibilidade e assim a inclusão social. Também é importante evidenciarmos os apoios possíveis presentes na rede educacional do estado do RN e estabelecer diálogos entre as secretarias ampliando as possibilidades de participação educacional e social da pessoa com deficiência na sociedade”, pontuou a subcoordenadora.

Gestora do CAP, Edilayne Cavalcanti destacou que a inciativa trata-se também de uma oportunidade para “estreitar laços” entre as entidades e serviços públicos. “Podemos dizer que além da possibilidade de atendermos às necessidades de acessibilidade da PcDV (pessoa com deficiência visual), cidadã potiguar, também vemos a possibilidade de podermos prestar um serviço especializado à nossa rede de serviços públicos, além de estreitarmos os laços entre as entidades”, afirmou a gestora.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support