E depois?

Anunciado hoje pelo Governo do Estado que a empresa que vai explorar os 34 campos maduros de petróleo do Rio Grande do Norte terá sede em Mossoró. Trata-se, na verdade, de uma subsidiária da Petrorecôncavo, que tem experiência dessa natureza na Bahia. A expectativa era de que sejam investidos R$ 600 milhões. Um volume de recursos considerável.

A reflexão que fica é: o que será feito depois? Sim, porque Mossoró experimentou o auge da exploração de petróleo em suas terras e não soube tirar proveito disso para o futuro. Não se construiu nada para quando aquela bonança passasse. O que se tem agora é a exploração dos campos maduros que não renderá tanto quanto na fase inicial de produção, nem por muito tempo. Será um paliativo. Uma pequena sobrevida para o setor, há pelo menos 5 anos sofrendo com demissões. É também uma chance para se pensar sobre o que fazer depois. Se não forem pensadas soluções para alavancar a economia e o desenvolvimento da cidade, a exploração dos campos maduros será, como no dizer popular, apenas uma “melhora da morte”.

Dinheiro de volta
Será na próxima quarta-feira, 8/5, audiência na Justiça entre Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), prefeitura, ministério público e a juíza Adriana Santiago Bezerra, da 3° Vara da Fazenda Pública da comarca de Mossoró para tratar sobre o corte dos salários dos professores da rede municipal de ensino que fizeram greve. O encontro é a esperança dos docentes para ter seus salários de volta, descontados que foram pela prefeitura.

Salários servidores estaduais
A governadora Fátima Bezerra anunciou na tarde desta segunda-feira, 6/5, o calendário de pagamento dos salários de maio. Pelo cronograma apresentado, quem ganha até R$ 5 mil recebe dia 15/5. Para os que recebem acima desse valor, o Estado repassa um vale de 30% no dia 15/5 e conclui a folha em 31. Também, anunciou a quitação do restante do décimo terceiro salário de 2017: dia 31 de maio paga a quem recebe até 12 mil líquidos e conclui em 30 de junho pagando aos que recebem acima desse valor. Um dos anúncios que chamaram a atenção foi o compromisso assumido pela governadora de que pagará as olhas em atraso com correção monetária.

Romário
Não há dúvidas de que Romário foi um dos grande jogadores que a seleção brasileira teve. Agora, ele deveria deixar que as pessoas reconhecessem isso. Ficar se autoelogiando não pega bem. Quem tem que reconhecer são os outros.

Deputado venezuelano
Interessante a forma como se comporta o deputado federal potiguar Girão Monteiro (PSL). Parece que ele foi eleito para o parlamento venezuelano. Fala de tudo sobre aquele país e quase nada sobre o Brasil. Aqui, certamente não tem problemas que mereçam a atenção do deputado.

Consulta popular
O deputado Fábio Faria lançou enquete em sua cota no twitter sobre a Reforma da Previdência. O endereço é o seguinte: https://twitter.com/fabiofaria5555. Aliás, o deputado é a favor da reforma. Pudera. O presidente afaga o sogro dele com verbas publicitárias/governamentais.

Deputados silentes
Preocupa a apatia dos deputados potiguares em relação ao corte de verbas da educação feito pelo presidente Bolsonaro. Com a redução dos recursos, alguns campi de universidades potiguares ou de institutos federais de educação serão inviabilizados. Dos deputados norte-riograndenses, apenas Walter Alves (MDB) reclamou nas redes sociais. Natália Bonavides (PT) reproduziu protestos de alunos dos IF´s. Benes Leocádio (PRB), Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), General Girão (PSL) e Rafael Mota não se manifestaram.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support