Demagogia de Girão

Em seu clássico “A Política”, Aristóteles define a demagogia como sendo a corrupção da democracia. Embora o termo demagogo, que significa conduzir, levar, tenha origem grega e, em seus primórdios, não carregasse em si qualquer sentido pejorativo, nos dias atuais, pelo discurso e prática, sobretudo de políticos brasileiros, demagogo é sinônimo de coisa ruim. Isso porque a demagogia passou a se constituir na prática através da qual quem a utiliza visa apenas benefício próprio.

O demagogo é aquele cujo discurso visa apenas agradar, mas a sua prática, na maioria das vezes, é justamente o contrário do que diz. É o que ocorre, por exemplo, com o deputado federal general Eliéser Girão (PSL/RN).

Embora não esteja participando da votação da Reforma da Previdência, pois se recupera de uma cirurgia cardíaca, Girão defende a reforma com unhas e dentes, nas redes sociais. Duas questões chamam a atenção. A primeira delas é que, na condição de ex-militar das Forçãs Armadas, em nenhum momento Girão, em suas falas, lembra que os militares são quem mais contribui para o desequilíbrio nas contas da Previdência. Segundo, porque chama todos os pollíticos que não sejam do seu partido ou apoiadores do governo de demagogos.

Esquece, além dessa questão da previdência, que seu filho foi promovido a um cargo de alto escalão na vice-presidência, cujo titular Hamilton Mourão, é militar. Coerência mandou lembrança.

Perda
Lamentável mais uma grande perda no jornalismo nacional. A imprensa de luto com a partida de Paulo Henrique Amorim, vítima de enfarte. Mais uma voz que se levantava contra a Ditadura a que estamos submetidos sem vai.

Mais Médicos
Corroborando o que se esperava, o governo vai alterar o regulamento do Mais Médicos para permit9ir o retorno de médicos cubanos. Como todos sabiam, grande parte dos profissionais brasileitos da área não se dispõe a se deslocar a área de difícil acesso, justamente a razão pelo qual foi criado o Mais Médicos.

STF terrível
E o presidente Bolsonaro afirmou que vai indicar para o Supremo Tribunal Federal (STF) um ministro terrivelmente evangélico. E eu achando que os ministros evangélicos, como todos os que tem o Cristo como norte, eram criaturas puras, e não terríveis. Fiquei sem entender.

Áudio vazado
E o primeiro áudio publicado pelo Intercept Brasil mostra o procurador Deltan Dalagnol comemorando uma decisão de Toffoli que proibia o ex-presidente Lula de dar entrevista. Só pelo tom da voz e a respiração ofegante do Dalagnol dá para perceber o quanto o sistema que ele e Moro instituíram contra Lula foi inquisidor. Só no Brasil aqueles dois bandidos ainda estão soltos.

Contra reforma
Mossoró terá na próxima sexta-feira, 12/7, atos dentro da programação da Paralisação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Contra a Reforma da Previdência. A concentração será em frente ao Campus Leste da Ufersa, às 6h30min. Haverá ato público em frente à Universidade, bem como, serão realizados diversos piquetes de mobilização em vários pontos da cidade.

Notícias semelhantes