De quem não escuta, o olhar é sempre de desdém

A Secretaria Municipal da Educação criou, em 2010, o “Projeto Um olhar, uma escuta a você educador”, acertada iniciativa que busca contribuir com a saúde dos educadores, tanto física quanto mental. Desde sua criação, o projeto vinha sendo abraçado com entusiasmo pelos profissionais da educação. Vinha. A edição deste ano mostra que não há mais unanimidade em torno da proposta. A atividade de ontem, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, é uma prova disso.

Pela primeira vez, muitos professores decidiram, deliberadamente, não participar. Mesmo sem orientação do sindicato da categoria ou de qualquer outra entidade, os professores decidiram não ir. Não foi um fracasso retumbante de público, mas as muitas cadeiras vazias no teatro deixaram um recado: a gestão municipal precisa repensar a forma como olha para os profissionais da educação.

Desde a greve de março/abril passado, a prefeita Rosalba Ciarlini direcionou pesada artilharia contra os educadores: além de ter cortado ponto e ter retido salário de alguns grevistas, a gestora impôs vetos a todos os quem tiverem feito greve, impedindo que estes possam ter aulas excedentes ou qualquer outro benefício. Também estabeleceu pesada fiscalização ao cumprimento do calendário de reposição das aulas suspensas com a greve. Tão ostensiva que em alguns casos beira o assédio. Para completar, ainda não se manifestou sobre a diferença do reajuste do piso salarial do magistério.

Tudo isso precisa ser repensado. Não se valoriza negando. Não se convence perseguindo. Não se constrói inventando. Professores tem muito respeito pela profissão, mas tem muito amor-próprio, aquele combustível interior sem o qual quase nada é possível. Não adianta dizer da boca pra fora. A gestão municipal precisa entender que de quem não escuta, o olhar é sempre de desdém.

AVALIAÇÃO

A rede municipal de ensino instituiu o Sistema de Avaliação da Aprendizagem Municipal (SAAM). As provas foram aplicadas no 2º, 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental, no período de 16 a 20 deste mês. Os resultados já foram entabulados e orientarão estudos, estratégias e ações para melhoria dos bons indicadores de aprendizagem. Importantíssima a iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Os dados devem ser encarados com muita responsabilidade por professores, supervisores e gestores e as ações realizadas com muito estudo, foco e dedicação.

AQUI SOBRA

A Prefeitura lançou o Mossoró Cidade Junina 2020. A iniciativa, segundo a gestão municipal, é organizar o evento com antecedência para captar recursos e realizar uma das maiores edições do evento.

AQUI FALTA

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel, faltou medicamento para realização de simples nebulizações, na noite de ontem. O procedimento estava sendo feito apenas com soro.

PELA AMAZÔNIA

Amanhã, a partir das 16h, haverá ato em defesa da Amazônia. Será a partir das 16h, no Memorial da Resistência.

CUIDADO REDOBRADO

Usar caixas eletrônicos em Mossoró está exigindo cuidado redobrado das pessoas. Somente ontem, foram registrados dois casos em que criminosos colocaram equipamentos para roubar dados bancários de clientes, os chamados “chupa-cabras”. Foi nos caixas eletrônicos 24 horas instalados no Hiper Bom Preço e no Atacadão Queiroz. Os clientes perceberam a tempo. Todo cuidado é pouco.