ARTIGO

Como controlar a ansiedade no dia a dia

Tanto para quem sofre com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada quanto para pessoas ligeiramente ansiosas é importante adotar mecanismos para controlar a ansiedade. Já que na maioria das vezes os sintomas ansiosos não condizem com a verdadeira realidade, pois as pessoas dão outra dimensão ao problema, geralmente aumenta. O mais importante é entender que essas dicas precisam ser encaixadas no seu estilo de vida, ou seja, o ansioso precisa se adaptar a determinadas situações e aprender a conviver com a ansiedade. Tentar uma vez não é o suficiente e não vai fazer a ansiedade desaparecer milagrosamente, você precisa desenvolver hábitos positivos através da reeducação do cérebro. A primeira dica para controlar a ansiedade é treinar e aprender a respirar profundamente, quando inspiramos o ar e expiramos vagarosamente, nosso cérebro compreende que podemos e devemos relaxar. O efeito é quase imediato. No entanto, pode ser difícil combater a respiração ofegante em situações estressantes ou de raiva exacerbada mesmo respirando fundo. Isso acontece porque a respiração profunda também é treino. Ela se torna mais eficiente com o tempo de prática, somente dois minutos diários de treinamento são necessários para o seu corpo aprender a se acalmar imediatamente.

A segunda dica é praticar atividades físicas, pois libera os hormônios da felicidade (dopamina, endorfina e serotonina), promovendo bem-estar e a disposição física pelo resto do dia. Se você não tem o hábito, tudo bem, procure uma atividade que acredita que irá gostar e persista pelos primeiros dias. A terceira dica é: Organize seu dia, planeje o dia com antecedência e organize os seus afazeres domésticos e compromissos de forma que seja de fácil entendimento. Mas, fica um alerta: não se irrite ou se desespere com imprevistos. Eles são completamente normais. Nem sempre nossos planos são seguidos à risca. E por último, tenha um mude sua perspectiva sobre a ansiedade, já que uma das características marcantes da ansiedade é o pessimismo. Quando ansiosas, as pessoas focam apenas no lado negativo. Dessa forma, busque o que há de melhor em cada situação e cultive o otimismo.


* Glycia Thianne Paiva Cardoso, 23 anos, Mossoroense, graduada em psicologia pela Universidade Potiguar; pós-graduada em Neuropsicologia. CRP 17/5073

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...