Em Mossoró

Combate à exploração de menores segue em locais públicos

Ações estão sendo desenvolvidas hoje em mercados públicos e feiras livres com fixação de cartazes e orientações a população

Com cartazes, levando informações e esclarecimentos, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) estão realizando hoje, 15, intensa mobilização para conscientizar a população de Mossoró para a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização está sendo concentrada nos mercados públicos e feiras livres.

A mobilização de hoje faz parte da programação que vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social desde o dia 8 deste mês. O objetivo da campanha municipal é chamar a atenção dos mossoroenses para a importância de denunciar para combater este tipo de violência. A data alusiva a causa será o dia 18, porém, durante todo o mês de maio, várias atividades ainda serão executadas em Mossoró referentes a data.

A criação do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi motivada por um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória-ES, no ano de 1973. Na época, a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi espancada, estuprada e assassinada. Na abertura da campanha aqui em Mossoró, de 7, um cordel apresentado pela atriz Joriana Pontes, lembrou o crime que vitimou a menina Araceli.

As equipes da SMDSJ estão levando informações e pregando cartazes no Mercado Público Central, Mercado da Cobal, Mercado do Bom Jardim entre outros pontos. O trabalho envolveu ainda a Guarda Civil Municipal, os dois conselhos tutelares da cidade, 33ª e 34ª zonas, Plantão Social, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), além do Centro de Referência. Assistência Social (CREAS).

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Janaína Holanda, os cartazes fixados nos pontos visitados expõem a frase: ‘Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater’, como forma de incentivo a denúncia. A secretária reforça também, que durante as ações, os agentes também explicam que as denúncias podem ser feitas de forma anônima e a ligação é gratuita pelo Disk 100. “Durante todo este mês de maio as ações estão sendo intensificadas. Fazemos rotineiramente essas visitas, através das nossas equipes do SEAS e do CREAS. Nessa programação, já fizemos rondas em casas de drinks e em postos de combustíveis, que são locais considerados de alta vulnerabilidade para a ocorrência deste tipo de crime”, explicou.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support