Cena cultural

Cia Pão Doce lança espetáculo virtual

Mundarino, conta a história de uma busca incansável de um homem pelo seu mestre Antônio Francisco

Chocalhos, apitos, pratos, bumbo, gaita, buzina, panelas e matracas para contar e orquestrar histórias que aguçam o imaginário por meio da mistura de linguagens artísticas. Essa é a bagagem e a proposta do novo espetáculo da Cia Pão Doce de Teatro denominado de Mundarino, que estreou ontem, 27, no canal da companhia no You Tube.

No novo projeto ceno-poético-musical, Mundarino, o ator Romero Oliveira e a atriz Mônica Danuta, da Cia Pão Doce, propõem uma intervenção itinerante e interativa, de caráter multiconfiguracional, ou seja, capaz de ser apresentada das ruas da cidade às veredas do sertão, das praças aos espaços não convencionais, fortalecendo a ideia de que a arte é livre e não tem espaço definido.

O espetáculo Mundarino, conta a história de uma busca incansável de um homem pelo seu mestre Antônio Francisco, e de uma sujeita que o segue em busca do aprender. Ao manusear a sua parafernália acoplada de instrumentos, quinquilharias, e geringonças, os dois artistas seguem narrando e cantando histórias, poemas e devaneios sobre a vida que contemplaram nesse conglomerado de orquestras-humanas que chamamos “mundo”.

Mundarino é resultado de uma construção colaborativa que transita por diversas linguagens artísticas, mesclando elementos do teatro, circo, música e artes visuais. Na equipe de criação participam ainda os artistas Lígia Kiss e Raull Davyson como encenadores, Paulo Lima na iluminação, Edson Saraiva na sonorização, João Marcelino na direção de arte, além de Mauro Bruzza e Vitor Formiga na Luthieria.

O projeto desse espetáculo foi idealizado em 2017, após o encontro do grupo com os homens-banda Mauro Bruzza (RS) e Tiago Sales (SP), duas referências na categoria, que poeticamente apresentaram a arte do homem-banda como uma metáfora da vida humana diversa e multicultural. O espetáculo descreve que cada orquestra de um homem só, apresenta uma série de peculiaridades, tanto no que diz respeito à morfologia e técnica, quanto à história, estética, repertório e uso sócio musical.

Esse projeto da Cia Pão Doce, está sendo executado com recursos do Prêmio Fomento de Incentivo à Cultura Maurício de Oliveira 2019, da Prefeitura de Mossoró, e Lei Aldir Blanc RN, por meio da Fundação José Augusto, Governo do Estado, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Mundarino está disponível virtualmente, no canal da Cia Pão Doce no YouTube até o dia 30 deste mês.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support