CAMINHANDO ESTAMOS
Começou 2025, e aqui estamos nós caminhando, cantando, falando, em silêncio ou até gritando. Como diz o poema, gritar, porque a vida é um grito! Então, grite que amou, que ama e que amará eternamente. Retomando a caminhada ainda em seu início, é preciso dizer que o ano novo representa o começo de um novo ciclo, a porta para novas oportunidades que não devemos desperdiçar em meros estampidos, assim como aconteceu com os fogos na festa da passagem. Acendeu, subiu rápido, explodiu e cai sem vida, pois os fogos logo deixam de existir.
Aqui estamos nós caminhando em 2025. Lembrando novamente a poesia transformada em música de Vandré, somos todos iguais braços dados ou não, vamos com sabedoria aproveitar o ano novo que representa o começo de um novo ciclo, a porta para novas oportunidades. E sem perder tempo, pois tudo passa rápido, e aqueles que ficam só olhando sem agir, como diz o dito popular, poderá passar em brancas nuvens. Que este ano seja com muita paz e realizações sempre sendo a vontade de Deus em nossas Vidas. Aproveite, viva e deixe viver. Afinal, caminhando estamos.
EXPERIÊNCIA NA NOVA GESTÃO NA CMM
Embora o nome do vereador Thiago Marques (Solidariedade), primeiro mandato, tenha sido cogitado, a presidência da Câmara Municipal de Mossoró ficou mesmo nas mãos de um nome mais experiente, Genilson Alves (União). Eleito com o voto de 19 dos 21 vereadores, o novo dirigente do legislativo mossoroense, que não teve chapa concorrente, só não recebeu os votos das vereadoras petistas Marleide Cunha e Plúvia que não aceitaram o convite para ocupar a 3ª secretaria. Marleide ainda disputou a eleição para 1ª secretaria porém foi derrotada, 19 a 2, pelo edil que retorna a Casa Legislativa, Petras Vinícius (PSD).
A nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 da CMM, terá a seguinte composição: Genilson Alves (União) – presidente; Raério Cabeção (União) – 1º vice-presidente; John Kenneth Solidariedade) – 2º vice-presidente; Petras (PSD) – 1º secretário; Lucas das Malhas (União) – 2º secretário; Vladimir (PSD) – 3º secretário e; Mazinho do Saci (PL) – 4º secretário. Falando como presidente, Genilson disse que dará a sua contribuição para que o legislativo seja um ambiente de discussão elevada das causas em favor da população. Na relação com o executivo disse que será questionador e também indutor, ou seja, instigador do desenvolvimento. Que assim seja! Votos de sucesso.
A FALÁCIA NA DEFESA DA MULHER
E a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró foi motivo para mais um festival de falácias em torno da pretensa defesa dos direitos e espaços para a mulher. Ao rejeitar o convite para ocupar a 3ª secretaria na mesa a vereador Plúvia (PT) disse que não aceitou o cargo porque considerou o espaço como “figurante”. Já a outra vereadora também do PT, Marleide Cunha, classificou a 3ª Secretaria “espaço inferior” e que ocupar a 1ª Secretaria, como pretendia, faria jus à mulher como maioria do eleitorado e da população.
Aqui cabe uma pergunta que considero indispensável: Se a vereadora realmente tinha a bandeira da mulher como luta verdadeira, por qual motivo ela não apoiou candidatura da Irmã Ceição, única mulher na disputa da eleição do Executivo onde elas são maioria do eleitorado e da população? A opção de Marleide na sucessão municipal em Mossoró foi um candidato homem, na pessoa de Lawrence Amorim. Na verdade esse é o discurso do oportunismo e de pouca ação concreta em defesa de mais espaço para a mulher. Sobre a disputa para a 1ª secretaria, o presidente Genilson Alves disse que a formação da nova Mesa Diretora é fruto de amplo diálogo, e que foi oferecida a 3ª secretaria às vereadoras Marleide ou Plúvia. Ele reforçou que não houve veto, elas é que não quiseram fazer parte.
PROIBIDOS DE CONTRATAR
As chamadas janelas de transferências e contratações de jogadores de futebol já estão abertas. Das quatro que são abertas durante o ano, a primeira de 2025 começou na sexta-feira, 03, de acordo com o calendário anunciado pela Fifa. No mesmo informe a entidade também enumerou as equipes que estão proibidas de promover novos acertos com atletas. No Brasil dois clubes estão ativos no chamado transfer ban. São eles: Ceará e Villa Nova, de Nova Lima, time este que disputa o Campeonato Mineiro. Os dois não podem registrar jogadores. É preciso um acordo com os clubes ou jogadores que acionaram a entidade para a retirada da proibição.
O que aconteceu para terminar nas punições: A punição do Villa Nova é de 18 de outubro de 2024, por causa de dívida com o zagueiro colombiano Oswaldo Bocanegra, contratado no ano passado. O transfer ban ativo do Ceará é por causa de uma cobrança do Vissel Kobe, do Japão, devido a uma dívida de negociação feita em 2019 pelo atacante Wescley. O clube já anunciou sete jogadores para a temporada de 2025, mas, segundo a Fifa, por enquanto ainda não pode registrá-los na CBF. O problema agora é o tempo, os estaduais começam agora em janeiro e, não resolvendo a questão, terão que jogar com o elenco do ano passado. Mesmo que contratem não poderão registrar na CBF.
TIRANDO COM AS DUAS MÃOS
A distância entre o discurso e a prática continua esticando no ano novo. E o tema agora é o novo salário mínimo e, quem resolveu soltar o verbo foi o senador Rogério Marinho (PL-RN) e líder da oposição no Senado Federal. Usando as redes sociais na terça-feira (31) o senador tacou uma alfinetada no governo assim definindo: “é populismo puro”. O senador fez duras críticas ao reajuste do salário mínimo decretado pelo presidente Lula.
E ele foi mais adiante. Rogério Marinho disse na publicação que reajuste não compensa a alta do dólar e da inflação “O novo salário mínimo do PT é mais do mesmo: dá com uma mão e tira com as duas. O reajuste não compensa a alta do dólar e da inflação, enquanto o poder de compra das famílias segue despencando”, afirmou o senador. Marinho ainda faz avaliação do governo Lula “Esse é um governo, incompetente, perdulário, populista e mal-intencionado que não tem projeto de país tem projeto de poder. E para isso vale tudo, inclusive quebrar o país”. Realmente tem um monte de verdades na avaliação do senador. (Fonte: Diário do Poder).
A VOZ MARCANTE DE TONY FILHO
Com longa e bem sucedida história no rádio mossoroense, Tony Filho é reconhecido, principalmente, pela sua atuação em lacônicos e criteriosos comentários dos cenários urbanos que ele sabia muito bem interpretar. Atuou em várias emissoras de nomeada e, por último, trabalhou com desvelo na Rádio Rural de Mossoró e depois dos bons serviços prestados neste seleto prefixo, requereu sua aposentadoria, mas não deixou de surfar nas eternas e fascinantes ondas de Hertz. Na sexta-feira, 03, logo cedo, a cálida cidade de Mossoró foi surpreendida com o seu falecimento que fez mudar as rotinas da radiofonia, porque Tony Filho foi uma Voz Marcante e um profissional dedicado, cuja paixão pelo rádio tocou a vida de uma legião de ouvintes, ao longo dos anos.
Todos nós tivemos o prazer de conhecer Tony Filho, e com ele convivermos. Aos seus familiares, ouvintes, e amigos próximos, deixo consignado o meu sentimento de solidariedade e orações a Deus para confortá-los neste momento de dor e luto. Boa tarde, Tony Filho! Não vamos deixar o tempo parar. A informação vai continuar em seu nome. Mossoró, três de janeiro de 2025, momento em que a tarde “chora por você”, me despeço.
Texto – Jornalista e radialista Nazareno Silva.
MENSAGEM
“Que o início desse ano seja uma oportunidade para renovar nossas esperanças e acreditar em novos começos.”
O Pensador (Equipe editorial).
PAGAMENTO IPVA 2025 NO RN
Na hora de pagar o 13º salário do servidor estadual o calendário atropelou a lei e atrasou, agora a coisa é diferente na hora da cobrança. Isso posto, informo, o governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado na terça-feira (31) o calendário de pagamento e os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2025. De acordo com a portaria da Secretaria Estadual de Fazenda, o IPVA é calculado com base nos preços dos veículos usados, aferidos na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe. Em geral, o imposto é de 3% sobre valor do carro ou da moto. Uma novidade, porém, é que a partir de 2025 veículos movidos a gás natural pagarão 1,5% de imposto.
E tem outra novidade, na cobrança é claro, capturando aqueles que antes eram isentos de pagamento. Veículos elétricos terão imposto cobrado pela primeira vez, com o percentual definido em 0,5% do valor do automóvel na tabela Fipe, no primeiro ano. O calendário de pagamento começa no dia 10 de março para os carros com final de placa com números 1 e 2. Quem optar por pagar o valor em cota única até o vencimento previsto na tabela terá 5% de desconto no valor do imposto, segundo o governo. Quem perder o prazo não terá o direito, segundo a publicação. Os contribuintes também podem pagar o imposto em até sete parcelas. Fique atento ao calendário para não perder o prazo.
CONCRETO, AÇO E SEM MAQUETE
Em entrevista concedida a Rádio Difusora de Mossoró o prefeito Allyson Bezerra voltou a falar na situação do Estádio Municipal Leonardo Nogueira. Na fala o chefe do executivo mossoroense, sem citar nomes, aproveitou para alfinetar a ex-prefeita Rosalba Ciarlini dizendo que tem um novo projeto para o estádio e sem mostrar maquete. Quem lembra da história sabe que a ex-prefeita promoveu reuniões mostrando uma maquete do que seria o novo estádio, situação que nunca se concretizou. “Sem mostrar maquete tivemos 78 por cento dos votos”, disse Allyson.
Sobre o estádio, inclusive, segundo o prefeito, com as participações de Potiguar e Baraúnas através dos seus dirigentes, foi realizado amplo debate de como ficaria a Arena multiuso. Ele projeta um espaço para 15 mil pessoas, em construção com base de concreto e aço. Com estrutura pré-fabricada o que terá menos tempo para seu início e conclusão. Nesses primeiros dias do ano o prefeito garantiu que os editais serão lançados e a ideia é entregar um espaço com boas acomodações para o trabalho da imprensa e a presença do torcedor. Agora é cobrar e aguardar que tudo isso, finalmente, saia do papel e do campo das boas intenções. Enquanto o novo estádio não é entregue a dupla mossoroense terá que disputar o Campeonato Potiguar jogando em outras cidades.
TIBAU – MATRÍCULAS ABERTAS
O momento é de férias e muitas festas, porém chegou a hora de colocar o futuro na escola. O alerta vem do município de Tibau-RN, na região salineira, hoje também chamada de Costa Branca, com a prefeitura local lembrando o período de matrículas para os interessados em uma vaga na Creche Municipal Santa Terezinha, localizada na região central da cidade. O período de matrículas vai de 06 à 31 durante esse mês de janeiro. Organize a documentação e procure a creche para seu filho não ficar fora da sala de aula no ano letivo 2025.
De acordo com o comunicado, as matrículas no período já citado terá como público alvo os alunos veteranos como também os novatos. E, ainda com base no calendário, essa programação acontece de segunda a sexta-feira das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. A Creche Municipal Santa Terezinha oferece Educação Infantil para alunos a partir dos 03 anos de idade completos até o dia 31 de março de 2025. Mais detalhes os interessados poderão acompanhar no @prefeituratibau e ainda no @creche.santa.terezinha.
DICA LEGAL – PLACAS MERCOSUL
Período de buscar mais um licenciamento anual do veículo, sempre surge a discussão sobre a questão da placa. Fica a placa cinza ou é preciso trocar para a modelo Mercosul? Como se sabe as placas de identificação dos veículos no Brasil passaram por uma significativa renovação com a introdução do modelo Mercosul. Regulamentadas pela Lei 14.562/23, essas placas têm como objetivo aprimorar a segurança e facilitar a circulação de veículos entre os países integrantes do Mercosul. Com um design unificado, as placas visam reduzir as fraudes e modernizar o sistema de identificação veicular.
A dúvida é se existe um prazo para fazer a troca das placas. A implementação das placas Mercosul é obrigatória para veículos novos no Brasil desde 2020. Para veículos usados, a troca só é exigida em ocasiões como a transferência de propriedade ou mudança de endereço para outro estado. Assim, não existe um prazo único para todos, e é aconselhável que os proprietários consultem o Detran de sua região para obter orientações precisas sobre a necessidade de troca. As placas Mercosul representam uma padronização das placas de veículos em todos os países do Mercosul, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.