CAMINHANDO ESTAMOS

Começou 2025, e aqui estamos nós caminhando, cantando, falando, em silêncio ou até gritando. Como diz o poema, gritar, porque a vida é um grito! Então, grite que amou, que ama e que amará eternamente. Retomando a caminhada ainda em seu início, é preciso dizer que o ano novo representa o começo de um novo ciclo, a porta para novas oportunidades que não devemos desperdiçar em meros estampidos, assim como aconteceu com os fogos na festa da passagem. Acendeu, subiu rápido, explodiu e cai sem vida, pois os fogos logo deixam de existir.

Aqui estamos nós caminhando em 2025. Lembrando novamente a poesia transformada em música de Vandré, somos todos iguais braços dados ou não, vamos com sabedoria aproveitar o ano novo que representa o começo de um novo ciclo, a porta para novas oportunidades. E sem perder tempo, pois tudo passa rápido, e aqueles que ficam só olhando sem agir, como diz o dito popular, poderá passar em brancas nuvens. Que este ano seja com muita paz e realizações sempre sendo a vontade de Deus em nossas Vidas. Aproveite, viva e deixe viver. Afinal, caminhando estamos.


EXPERIÊNCIA NA NOVA GESTÃO NA CMM

Embora o nome do vereador Thiago Marques (Solidariedade), primeiro mandato, tenha sido cogitado, a presidência da Câmara Municipal de Mossoró ficou mesmo nas mãos de um nome mais experiente, Genilson Alves (União). Eleito com o voto de 19 dos 21 vereadores, o novo dirigente do legislativo mossoroense, que não teve chapa concorrente, só não recebeu os votos das vereadoras petistas Marleide Cunha e Plúvia que não aceitaram o convite para ocupar a 3ª secretaria. Marleide ainda disputou a eleição para 1ª secretaria porém foi derrotada, 19 a 2, pelo edil que retorna a Casa Legislativa, Petras Vinícius (PSD).

A nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 da CMM, terá a seguinte composição: Genilson Alves (União) – presidente; Raério Cabeção (União) – 1º vice-presidente; John Kenneth Solidariedade) – 2º vice-presidente; Petras (PSD) – 1º secretário; Lucas das Malhas (União) – 2º secretário; Vladimir (PSD) – 3º secretário e; Mazinho do Saci (PL) – 4º secretário. Falando como presidente, Genilson disse que dará a sua contribuição para que o legislativo seja um ambiente de discussão elevada das causas em favor da população. Na relação com o executivo disse que será questionador e também indutor, ou seja, instigador do desenvolvimento. Que assim seja! Votos de sucesso.

A FALÁCIA NA DEFESA DA MULHER

E a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró foi motivo para mais um festival de falácias em torno da pretensa defesa dos direitos e espaços para a mulher. Ao rejeitar o convite para ocupar a 3ª secretaria na mesa a vereador Plúvia (PT) disse que não aceitou o cargo porque considerou o espaço como “figurante”. Já a outra vereadora também do PT, Marleide Cunha, classificou a 3ª Secretaria “espaço inferior” e que ocupar a 1ª Secretaria, como pretendia, faria jus à mulher como maioria do eleitorado e da população.

Aqui cabe uma pergunta que considero indispensável: Se a vereadora realmente tinha a bandeira da mulher como luta verdadeira, por qual motivo ela não apoiou candidatura da Irmã Ceição, única mulher na disputa da eleição do Executivo onde elas são maioria do eleitorado e da população? A opção de Marleide na sucessão municipal em Mossoró foi um candidato homem, na pessoa de Lawrence Amorim. Na verdade esse é o discurso do oportunismo e de pouca ação concreta em defesa de mais espaço para a mulher. Sobre a disputa para a 1ª secretaria, o presidente Genilson Alves disse que a formação da nova Mesa Diretora é fruto de amplo diálogo, e que foi oferecida a 3ª secretaria às vereadoras Marleide ou Plúvia. Ele reforçou que não houve veto, elas é que não quiseram fazer parte.

PROIBIDOS DE CONTRATAR

As chamadas janelas de transferências e contratações de jogadores de futebol já estão abertas. Das quatro que são abertas durante o ano, a primeira de 2025 começou na sexta-feira, 03, de acordo com o calendário anunciado pela Fifa. No mesmo informe a entidade também enumerou as equipes que estão proibidas de promover novos acertos com atletas. No Brasil dois clubes estão ativos no chamado transfer ban. São eles: Ceará e Villa Nova, de Nova Lima, time este que disputa o Campeonato Mineiro. Os dois não podem registrar jogadores. É preciso um acordo com os clubes ou jogadores que acionaram a entidade para a retirada da proibição.

O que aconteceu para terminar nas punições: A punição do Villa Nova é de 18 de outubro de 2024, por causa de dívida com o zagueiro colombiano Oswaldo Bocanegra, contratado no ano passado. O transfer ban ativo do Ceará é por causa de uma cobrança do Vissel Kobe, do Japão, devido a uma dívida de negociação feita em 2019 pelo atacante Wescley. O clube já anunciou sete jogadores para a temporada de 2025, mas, segundo a Fifa, por enquanto ainda não pode registrá-los na CBF. O problema agora é o tempo, os estaduais começam agora em janeiro e, não resolvendo a questão, terão que jogar com o elenco do ano passado. Mesmo que contratem não poderão registrar na CBF.

TIRANDO COM AS DUAS MÃOS

A distância entre o discurso e a prática continua esticando no ano novo. E o tema agora é o novo salário mínimo e, quem resolveu soltar o verbo foi o senador Rogério Marinho (PL-RN) e líder da oposição no Senado Federal. Usando as redes sociais na terça-feira (31) o senador tacou uma alfinetada no governo assim definindo: “é populismo puro”. O senador fez duras críticas ao reajuste do salário mínimo decretado pelo presidente Lula.

E ele foi mais adiante. Rogério Marinho disse na publicação que reajuste não compensa a alta do dólar e da inflação “O novo salário mínimo do PT é mais do mesmo: dá com uma mão e tira com as duas. O reajuste não compensa a alta do dólar e da inflação, enquanto o poder de compra das famílias segue despencando”, afirmou o senador. Marinho ainda faz avaliação do governo Lula “Esse é um governo, incompetente, perdulário, populista e mal-intencionado que não tem projeto de país tem projeto de poder. E para isso vale tudo, inclusive quebrar o país”. Realmente tem um monte de verdades na avaliação do senador. (Fonte: Diário do Poder).

A VOZ MARCANTE DE TONY FILHO

Com longa e bem sucedida história no rádio mossoroense, Tony Filho é reconhecido, principalmente, pela sua atuação em lacônicos e criteriosos comentários dos cenários urbanos que ele sabia muito bem interpretar. Atuou em várias emissoras de nomeada e, por último, trabalhou com desvelo na Rádio Rural de Mossoró e depois dos bons serviços prestados neste seleto prefixo, requereu sua aposentadoria, mas não deixou de surfar nas eternas e fascinantes ondas de Hertz. Na sexta-feira, 03, logo cedo, a cálida cidade de Mossoró foi surpreendida com o seu falecimento que fez mudar as rotinas da radiofonia, porque Tony Filho foi uma Voz Marcante e um profissional dedicado, cuja paixão pelo rádio tocou a vida de uma legião de ouvintes, ao longo dos anos.

Todos nós tivemos o prazer de conhecer Tony Filho, e com ele convivermos. Aos seus familiares, ouvintes, e amigos próximos, deixo consignado o meu sentimento de solidariedade e orações a Deus para confortá-los neste momento de dor e luto. Boa tarde, Tony Filho! Não vamos deixar o tempo parar. A informação vai continuar em seu nome. Mossoró, três de janeiro de 2025, momento em que a tarde “chora por você”, me despeço.

Texto – Jornalista e radialista Nazareno Silva.

MENSAGEM

“Que o início desse ano seja uma oportunidade para renovar nossas esperanças e acreditar em novos começos.”

O Pensador (Equipe editorial).

PAGAMENTO IPVA 2025 NO RN

Na hora de pagar o 13º salário do servidor estadual o calendário atropelou a lei e atrasou, agora a coisa é diferente na hora da cobrança. Isso posto, informo, o governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado na terça-feira (31) o calendário de pagamento e os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2025. De acordo com a portaria da Secretaria Estadual de Fazenda, o IPVA é calculado com base nos preços dos veículos usados, aferidos na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe. Em geral, o imposto é de 3% sobre valor do carro ou da moto. Uma novidade, porém, é que a partir de 2025 veículos movidos a gás natural pagarão 1,5% de imposto.

E tem outra novidade, na cobrança é claro, capturando aqueles que antes eram isentos de pagamento. Veículos elétricos terão imposto cobrado pela primeira vez, com o percentual definido em 0,5% do valor do automóvel na tabela Fipe, no primeiro ano. O calendário de pagamento começa no dia 10 de março para os carros com final de placa com números 1 e 2. Quem optar por pagar o valor em cota única até o vencimento previsto na tabela terá 5% de desconto no valor do imposto, segundo o governo. Quem perder o prazo não terá o direito, segundo a publicação. Os contribuintes também podem pagar o imposto em até sete parcelas. Fique atento ao calendário para não perder o prazo.

CONCRETO, AÇO E SEM MAQUETE

Em entrevista concedida a Rádio Difusora de Mossoró o prefeito Allyson Bezerra voltou a falar na situação do Estádio Municipal Leonardo Nogueira. Na fala o chefe do executivo mossoroense, sem citar nomes, aproveitou para alfinetar a ex-prefeita Rosalba Ciarlini dizendo que tem um novo projeto para o estádio e sem mostrar maquete. Quem lembra da história sabe que a ex-prefeita promoveu reuniões mostrando uma maquete do que seria o novo estádio, situação que nunca se concretizou. “Sem mostrar maquete tivemos 78 por cento dos votos”, disse Allyson.

Sobre o estádio, inclusive, segundo o prefeito, com as participações de Potiguar e Baraúnas através dos seus dirigentes, foi realizado amplo debate de como ficaria a Arena multiuso. Ele projeta um espaço para 15 mil pessoas, em construção com base de concreto e aço. Com estrutura pré-fabricada o que terá menos tempo para seu início e conclusão. Nesses primeiros dias do ano o prefeito garantiu que os editais serão lançados e a ideia é entregar um espaço com boas acomodações para o trabalho da imprensa e a presença do torcedor. Agora é cobrar e aguardar que tudo isso, finalmente, saia do papel e do campo das boas intenções. Enquanto o novo estádio não é entregue a dupla mossoroense terá que disputar o Campeonato Potiguar jogando em outras cidades.

TIBAU – MATRÍCULAS ABERTAS

O momento é de férias e muitas festas, porém chegou a hora de colocar o futuro na escola. O alerta vem do município de Tibau-RN, na região salineira, hoje também chamada de Costa Branca, com a prefeitura local lembrando o período de matrículas para os interessados em uma vaga na Creche Municipal Santa Terezinha, localizada na região central da cidade. O período de matrículas vai de 06 à 31 durante esse mês de janeiro. Organize a documentação e procure a creche para seu filho não ficar fora da sala de aula no ano letivo 2025.

De acordo com o comunicado, as matrículas no período já citado terá como público alvo os alunos veteranos como também os novatos. E, ainda com base no calendário, essa programação acontece de segunda a sexta-feira das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. A Creche Municipal Santa Terezinha oferece Educação Infantil para alunos a partir dos 03 anos de idade completos até o dia 31 de março de 2025. Mais detalhes os interessados poderão acompanhar no @prefeituratibau e ainda no @creche.santa.terezinha.


DICA LEGAL – PLACAS MERCOSUL

Período de buscar mais um licenciamento anual do veículo, sempre surge a discussão sobre a questão da placa. Fica a placa cinza ou é preciso trocar para a modelo Mercosul? Como se sabe as placas de identificação dos veículos no Brasil passaram por uma significativa renovação com a introdução do modelo Mercosul. Regulamentadas pela Lei 14.562/23, essas placas têm como objetivo aprimorar a segurança e facilitar a circulação de veículos entre os países integrantes do Mercosul. Com um design unificado, as placas visam reduzir as fraudes e modernizar o sistema de identificação veicular.

A dúvida é se existe um prazo para fazer a troca das placas. A implementação das placas Mercosul é obrigatória para veículos novos no Brasil desde 2020. Para veículos usados, a troca só é exigida em ocasiões como a transferência de propriedade ou mudança de endereço para outro estado. Assim, não existe um prazo único para todos, e é aconselhável que os proprietários consultem o Detran de sua região para obter orientações precisas sobre a necessidade de troca. As placas Mercosul representam uma padronização das placas de veículos em todos os países do Mercosul, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support