Barraqueiros lamentam postura em Icapuí

A pandemia do Covid-19 continua e, todos estão conscientes, é preciso combater de todas as formas. Agora, o fato é, que essas todas as formas não representem gerar mais dificuldades para quem tem que conviver com o problema de saúde pública. Isso posto, queixam-se alguns barraqueiros localizados na comunidade de Manibu (Praia do Ceará) no município cearense de Icapuí que, somente agora, as autoridades tenham lembrado que o trecho é do sítio do Ceará.

Os comerciantes ali existentes, alguns com os quais conversei, eles se queixam que antes da pandemia os governos estadual e municipal nunca se preocuparam em dotar a comunidade de melhores estradas, iluminação pública, enfim, estrutura adequada para receber o turista. Agora, com a pandemia, foi fácil mandar fechar tudo gerando sérios transtornos para a sobrevivência do comércio e das famílias. Eles esperam que, na semana mais favorável a venda do pescado, alguma atitude seja tomada para liberar as atividades no setor.


MAIS UM DIRIGENTE FALA EM RENÚNCIA

Nada pode ser tão ruim que não possa ficar pior para o futebol profissional do Rio Grande do Norte. Depois da renúncia do presidente do Potiguar, Benjamim Machado, mais um dirigente pensa em tomar o mesmo rumo. A bola da vez pode ser o presidente do ABC, Bira Marques, que admite deixar o carto nos próximos dias. Ele se posiciona contra a suspensão dos jogos do Campeonato Estadual e, como é empresário e também teve seu comércio fechado, a situação fugiu ao planejamento da temporada.

O dirigente argumenta, para defender sua posição contrária a paralização do certame, o fato de que já foram disputadas quatro rodadas e nenhum caso de infecção pela Covid-19 foi registrado nos testes já realizados. Bira Marques disse ainda que será obrigado a usar o prêmio da Copa do Brasil – R$ 675 mil – para completar o orçamento e que não vai sobrar nada. O quadro é delicado e o empresário disse que precisa também cuidar do seu comércio, por isso irá conversar com o restante da diretoria e expor sua intenção de renúncia, quase certa.

EXAGEROS CONTRA O PREFEITO

Aqui mesmo nesse espaço já fiz críticas ao prefeito Allyson Bezerra (SD) pela perda de tempo em ficar olhando pelo retrovisor para expor o que fez de errado seus antecessores, esquecendo que ele é o novo comando para tentar fazer diferente. Porém quero hoje manifestar voto contrário aos atos extremos na hora de cobrar e criticar a nova gestão. Até montagem do chefe do executivo mossoroense com as mãos, teoricamente, sujas de sangue e taxado de genocida estão postando nas redes sociais.

É preciso cobrar sim, porém dentro do razoável, pois o exagero pode parecer que o autor da crítica não tem argumento para o debate democrático. Que o prefeito, alguns dos seus assessores e apoiadores perdem tempo com discursos voltados apenas para a gestão passada, isso é fato, porém radicalizar com sangue e chamado de genocida, repito, parece falta de argumento no campo da política pequena. A famosa picuinha.

OMAR CRITICA SILÊNCIO DE DEPUTADOS E GOVERNO

Quem andou soltando o verbo contra deputados estaduais e a governadora Fátima Bezerra na última semana foi o vereador Omar Nogueira(Patriotas). Sua cobrança, em particular, é direcionada aos parlamentares que durante a campanha falam ter base em Mossoró e depois viram as costas para a cidade e, ao lado da governadora, disse ele, silenciam diante dos pedidos de socorro dos comerciantes que querem trabalhar, sobreviver e são impedidos pelos decretos que restringem suas atividades.

Um dos principais focos do vereador tem sido visitar e ouvir as queixas dos comerciantes localizados na feira do Vuco-Vuco. No espaço, de acordo com Omar Nogueira, o ambiente é de desespero. Afirma ele que muitos que estão sendo obrigados a fechar suas portas, não terão condições de retomar. O vereador propôs inclusive formar uma comissão do legislativo mossoroense para se deslocar até Natal em busca do apoio de deputados e da governadora para que apresentem alternativas para o comerciante atravessar esse momento. O caso é muito sério.

CUIDADO COM O LIXO NA HORA DO DESCARTE

Trago aqui um reforço para uma campanha que considero de muita importância e até risco sério a saúde dos envolvidos. É o seguinte, os funcionários responsáveis pela coleta de lixo pedem que as famílias que tenham alguém em casa doente do Covid-19 separem o lixo do seu paciente, atenção para o destaque da dica, coloquem em um saco com fita vermelha.

Além de separar o lixo e o detalhe da fita vermelha, eles também pedem que pulverizem com um desinfetante. Dica bacana e necessária. Agora é preciso apoiar essa iniciativa para que esses profissionais, tão essenciais à todos nós, possam cumprir com mais eficiência o seu trabalho e, principalmente e acima de tudo, cuidar deles. Ajude, espalhe essa ideia. É o momento de fazermos juntos a diferença.

ACELERANDO O PROCESSO DE VACINAÇÃO

Na corrida pela vacinação para combater a Covid-19, uma boa notícia para a cidade de Mossoró. Aliás, pleito que vinha sendo apresentado desde o início do procedimento, ou seja, vacinar também nos finais de semana. Finalmente o poder público ouviu e a secretaria de saúde do município confirmou a ampliação dos dias de vacinação. Abaixo confira, de acordo com a sequência de idade, onde se vacinar. As unidades vão estar preparadas para receber o público composto por idosos de 70 anos ou mais.

Unidades Básicas de Saúde em funcionamento nos finais de semana: UBS Chico Costa – Santo Antônio; UBS Marcos Raimundo Costa – Belo Horizonte; UBS Dr. Francisco Nazareno Gurgel – Bom Pastor; UBS Dr. Lucas Benjamim – Abolição III; UBS José Leão – Alto da Conceição; UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel; UBS Vereador Layre Rosado – Alto do Sumaré; UBS Epitácio da Costa Carvalho – Pintos; UBS Dr. Ildone Cavalcante de Freitas – Barrocas e; UBS Moisés da Costa Lopes – Redenção.

MENSAGEM

“O problema do radicalismo é que seus defensores encaram suas “verdades” como a única alternativa possível. Acreditam-se tão superiores para ver o que a maioria não consegue enxergar que se distanciam da mais óbvia das realidades: a importância da diversidade para a coerência nas escolhas”.

Luiz Roberto Bodstein

VAGA DE EMPREGO EM MOSSORÓ

Felizmente as notícias não ficam restritas ao campo do desemprego com a ameaça do fechamento de parte do comércio por conta das medidas de combate a pandemia do novo coronavírus. Existem também informações positivas, como é o caso do anúncio feito pela empresa de telemarketing A&C confirmando a abertura de mais 350 novos empregos em Mossoró-RN. E tudo para logo, ainda em 2021.

Nos próximos dias informações serão repassadas sobre o processo seletivo e inscrições acontecerão em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A previsão é de que as contratações sejam iniciadas no mês de abril. Atualmente a empresa conta com 2.100 funcionários e o processo de contratação para os preenchimento das 350 vagas se dará de forma online, como também a fase de treinamento. Boa notícia.

RESPONSABILIDADE DOS AGRESSORES

Devido a questão do isolamento social ao qual as pessoas estão sendo obrigadas a enfrentar por conta da Covid-19, existem relatos de que aumentou o número de violência doméstica. Em Mossoró, acompanhando esse quadro, o vereador Lawrence Amorim (SD) resolveu apresentar um projeto no sentido de reforçar as punições aos infratores e criar um pouco mais de proteção as vítimas e a sociedade.

A proposta, já em forma de projeto de Lei Ordinária, tem como objetivo responsabilizar os agressores pelas despesas médicas das vítimas. O vereador endente não ser correto que a sociedade pague pelos gastos provocados pelo agressor. Assim, o agente que por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica à mulher em situação de violência doméstica e familiar fica obrigado a ressarcir todos os danos causados e custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Justíssimo.

MÁ FÉ DE LUIZ INÁCIO

Outro dia, através de uma emissora rádio de Natal, ouvi uma jornalista fazendo um comentário sereno e inteligente no qual manifestava sua indignação com, segundo ela, a má fé do ex-presidente Luiz Inácio. Ele comentava, via redes sociais, a decisão do ministro Fachin, do STF, que anulou os atos da justiça federal do Paraná que culminaram com sua condenação. Na fala o ex-presidente dizia que havia sido inocentado, o que realmente não é verdade.

Tem razão a jornalista, é má fé mesmo. Atitude de pessoas que adotam postura populista, soltam frases de efeito, sempre na crença da lerdeza da maioria. A proposta é fazer com que as pessoas confundam frase de efeito com frase útil. A primeira só tem a intenção de impressionar ou criar algum impacto. E nisso, nobre jornalista, essa turma é especialista e sempre encontra um grupo disposto a acreditar.

DICA LEGAL – GUARDAS MUNICIPAIS

A dica legal da semana focará um pouco das Guardas Municipais, profissionais que prestam relevantes serviços, tanto na segurança da sociedade como na defesa do patrimônio público municipal. O trabalho é amparado pelo Estatuto Nacional das Guardas Municipais. No seu artigo 2º diz que, incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e Distrito Federal.

Já o artigo 3º apresentam os princípios mínimos de atuação, tais como a proteção dos direitos humanos fundamentais, preservação da vida, patrulhamento preventivo e uso progressivo da força. Do artigo 5º, em resumo, destacamos o inciso V, que fala em colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntos que contribuam com a paz social. Eis um breve comentário do rico estatuto das guardas municipais no Brasil. Avante guerreiros!

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support