Aumento de salários dos procuradores e o desafio de Fátima

A Assembleia Legislativa vai votar nos próximos dias o projeto de lei que concede reajuste salarial de 16,38% aos procuradores do Estado. A matéria foi enviada ao Poder Legislativo pela governadora Fátima Bezerra como manda a lei. Até que o projeto seja aprovado pela Assembleia e sancionada pela chefe do Executivo, Fátima terá um grande desafio pela frente: fazer chegar de forma clara e convincente aos cidadãos potiguares que ela está apenas cumprindo uma obrigação legal.

Explicamos: os salários dos procuradores estão vinculados aos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 7 de novembro de 2018, o Senado aprovou o reajuste salarial dos ministros do STF em 16,38%. Em dezembro, o próprio STF decidiu colocar no orçamento deste ano o reajuste do salários dos seus ministros. Com os salários dos membros do Judiciário vinculados aos subsídios dos ministros do STF, as remunerações de juízes e procuradores segue em efeito cascata.

Dessa forma, a governadora Fátima Bezerra não está concedendo espontaneamente qualquer reajuste salarial aos procuradores mas, e tão somente, cumprindo com uma determinação legal.

Cumpre destacar que mesmo que seja uma obrigação, Fátima também terá que ter jogo de cintura na Assembleia para que a oposição não venda a ideia de que o governo não paga os salários em dia do funcionalismo público, do servidor que ganha menos, mas concede elevado reajuste aos procuradores. Repetimos: não há concessão espontânea, mas obrigação.

Fazer chegar aos norte-riograndenses que essa é a verdade, num cenário dominado por fake news e má vontade de grande parte da mídia potiguar com o governo, é o grande desafio de Fátima. Essa mensagem deve chegar de forma clara e eficiente a todos os municípios potiguares, notadamente aqueles em que a desaprovação do governo preocupa, como em Mossoró.

Em tempo: o estabelecimento dos subsídios dos ministros do STF e a vinculação dos salários dos magistrados e dos procuradores aos vencimentos daqueles estão previstos no inciso V do artigo 93 da Constituição Federal (CF 88).

Novidade no ar
Mossoró deve ganhar em breve mais uma opção de TV on line. A Operadora de Internet Brisanet articula a criação da TV Nordeste, um canal com os melhores programas das TV´s digitais transmitidas pela própria Brisanet.

Discutindo 2020
O polo Oeste do Partido dos Trabalhadores (PT) volta a se reunir no próximo dia 29/6, na sede do diretório da sigla em Mossoró.

Triste constatação
No Brasil de Bolsonaro, não precisa ter talento ou conhecimento, basta ter ódio. Principalmente se for ódio contra pobre. O mais interessante nesta questão toda é que o bolsonarismo tem levado pobre a ter raiva de pobre.

Violência doméstica
São preocupantes os índices de casos de violência doméstica em Mossoró, especialmente no que se refere à violência contra a liberdade sexual. A da três dias pelo menos um acusado de estupro é preso na cidade.

Plenária para greve
A sede regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) em Mossoró será palco da plenária para construção da greve geral do próximo dia 14/6. O encontro para planejamento das atividades será amanhã, a partir das 9h.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support