Educação

Aprovado projeto que garante liberdade de expressão em escolas

O objetivo é impedir que os docentes que lecionam em escolas do Rio Grande do Norte, públicas e privadas, sejam vítimas de qualquer tipo de censura

Aprovada na sessão plenária desta quarta-feira, 10/7, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 71/2019, que dispõe sobre a liberdade de expressão, de opinião e de pensamentos no ambiente escolar das redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte. O projeto, de autoria do deputado Francisco do PT, também institui o Mês da Escola Democrática.

Segundo o autor da proposta, o objetivo é impedir que os docentes que lecionam em escolas do Rio Grande do Norte, públicas e privadas, sejam vítimas de qualquer tipo de censura, como tem acontecido em vários cantos do país, sobretudo a partir do surgimento da Escola sem Partido.

“Esse é um Projeto que garante a democracia nas escolas e inibe qualquer censura a professores e estudantes. Garante a liberdade de cátedra e de expressão, porque qualquer desvio dentro da comunidade escolar já conta com mecanismos de punição. O Projeto defende e garante a liberdade de ensinar e aprender que é fundamental na busca de uma educação adequada aos tempos do terceiro milênio que exige valorização das ideias e liberdade de pensar”, justifica o deputado Francisco do PT.

Ainda segundo o propositor da matéria, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e a garantia do pluralismo de concepções pedagógicas são elementos de valorização dos profissionais da educação escolar, que se equiparam à valorização salarial. O projeto agora vai para análise da governadora Fátima Bezerra (PT), que poderá vetar ou sancionar.

*Com Informações da AL/RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support