Aniversário da AFLAM

A Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM) completou, no dia 17 de agosto, quinze anos de fundação.

O momento foi comemorado com júbilo e gratidão a Deus pela belíssima jornada! Assim como o carinho especial a cada uma das acadêmicas, as verdadeiras portadoras do archote!

Quando da sua fundação, os tempos eram outros. O entusiasmo tomava conta de tudo e de todas.  O tempo não era tão cronometrado quanto é hoje, o que favorecia uma melhor participação das acadêmicas.  Hoje, a batalha pela frequência, e continuidade dos trabalhos, é uma constante!

Mas, partindo do princípio de que amadurecemos a cada novo ciclo, já que somos detentoras de experiências acumuladas e as utilizamos em busca de soluções, nutrimos expectativas por dias melhores!

E foi assim que, desde as primeiras reuniões do ano em curso, o assunto em pauta passou a girar em torno de sugestões para as comemorações.

Muitas foram as ideias. Algumas muito aclamadas, mas que esbarravam no financeiro, contudo isso não foi empecilho, embora tenhamos recuado por um tempo. De repente, novamente as ideias foram surgindo e, quando menos se esperou, lá estava a programação. Duas noites de eventos no Teatro Lauro Monte Filho, encerrando com a visita dirigida ao Solar Eliza Paiva Cavalcanti, no dia 19 de agosto. Simples, porém organizada com um pouco de estresse e muito carinho.

O dia do “Grand Debut” chegou.

O hall de entrada do Teatro foi ornamentado com muito carinho para recepcionar os nossos convidados. Podia-se observar as produções literárias, plásticas e artesanatos.

Na abertura, tivemos o momento solene da entrada das bandeiras, conduzidas pelas ex-Presidentes, e o Estandarte, introduzido pela Presidente em vigência e a Presidente de Honra. Logo após a composição do Dispositivo, harmonizando o ambiente, cantamos o Hino Nacional.          Continuando os trabalhos tivemos o discurso de abertura – proferido pela Presidente Taniamá Vieira da Silva Barreto.

Sequenciando às atividades da noite, fomos agraciados com os belos discursos do Seminarista Philipe Villeneve Oliveira Rego; da Missionária Greice Fabiana de Almeida Reinaldo e do Babalorixá das Matrizes Africanas, Sr. Francisco – Bolinha. Todos abençoando, ecumenicamente, a todos os presentes!

A história da fundação da AFLAM, foi relatada numa linha de tempo pela acadêmica Marlene Maia.

A Presidente de Honra, profª Socorro Cavalcanti, no seu discurso, também enfatizou lutas e conquistas desses quinze anos.

Ao longo dessa história outras histórias foram sendo agregadas, juntamente com os seus protagonistas. Daí, a necessidade do reconhecimento… homenagens foram prestadas às pessoas queridas. Foram criados o Selo Profª América Rosado e a Medalha ao Mérito Fátima Castro, além dos diplomas já existentes.

Encerrando as atividades dessa primeira noite, tivemos o Sarau Literário I, com as performances das acadêmicas: Joana D’Arc Fernandes, Margarethe Freire, Gorethe Alves, Joriana Pontes, Lenilda da Silva, Socorro Gurgel, Tony Silva, Dulce Cavalcante, Vanja Reis e Vanda Jacinto.

As atividades do dia 18 de agosto fecharam, com chave de ouro, a nossa grande festa!

Atendendo ao ritual do Cerimonial de Abertura, prosseguimos, passo a passo, dando voz a palestrante de apresentação, a acadêmica Izaíra Thalitha, que emocionou a todos.

Na sequência, tivemos o Sarau Literário II, propriamente dito, com a apresentação de seis Elogios através de variadas performances das acadêmicas Francisca Lenilda da Silva Santos – Patrona: Aldenora Santiago/ Maria Goretti Medeiros Filgueira – Patrona: Sandra Jahay Pesavento/ Maria José Araújo Melo de Sousa – Patrona: Carolina Wanderley/ Joriana de Freitas Pontes – Patrona: Zila Mamede/Vanja Lúcia Freitas  dos Reis – Patrona: Clarice Lispector/Margarida Costa de Araújo Bezerra – Patrona: Bernadeth Costa e Silva.

Foi um verdadeiro espetáculo!

Fechando as apresentações elogiosas, presenciamos a oratória maravilhosa da acadêmica Symara Tâmara, com o seu acolhimento.

Encantando a noite, ainda fomos agraciados com a performance musical das acadêmicas Goretti Alves e de Conceição Maciel.

As cortinas se fecham temporariamente, porque a nossa luta continua!

   Parabéns AFLAM!

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support