ARTIGO

Agorafobia: Medo de sentir medo

Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade. Nesse caso, acontece quando a pessoa fica ansiosa em lugares desconhecidos ou sente que não tem muito controle sobre a situação. Diferente de outras fobias, esse medo pode acontecer tanto em espaços abertos quanto em lugares pequenos. Além disso, a pessoa já começa a sofrer antes mesmo de qualquer evento acontecer, com o medo de passar vergonha ou não saber agir na frente de outras pessoas. Pessoas com agorafobia sentem um medo incontrolável de viver situações que podem ser gatilhos para crises de pânico, falta de controle e vergonha. Além disso, é comum que isso aconteça junto com crises de pânico. Isso porque, segundo estudos, 30 a 50% das pessoas com agorafobia também sofrem com síndrome de pânico. Existem algumas situações e lugares que pessoas que sofrem de agorafobia procuram evitar, já que podem ser gatilhos para suas crises, como por exemplo: Ficar sozinho dentro ou fora de casa; viajar de ônibus ou de avião; espaços fechados como cinemas e lojas; espaços com multidões; filas de espera; locais onde a possibilidade de saída ou fuga não seja fácil. Não se sabe quais são as causas exatas, mas algumas pesquisas relatam que pode estar ligado também a aspectos biológicos.

Além disso, esse transtorno é mais comum em mulheres e se manifesta, na maioria dos casos, entre o final da adolescência e o começo da idade adulta. Dessa forma, existem os fatores de risco para desenvolver a agorafobia, já que não desconsideramos a genética e o comportamento, levando em consideração todo o contexto que essa pessoa cresceu e se desenvolveu. E para saber se você apresenta alguns dos sintomas, os físicos são: Aumento da frequência cardíaca; hiperventilação ou falta de ar; tonturas; formigamento no corpo; suor excessivo; calafrios; náuseas; diarreia e desmaios. E os sintomas psicológicos são: Medo de morrer; ansiedade; baixa autoestima e insegurança. Essa fobia é resultado de outras doenças, como por exemplo ataques de pânico e sintomas de ansiedade. Você pode prevenir a agorafobia tratando mais rápido os sintomas do transtorno de pânico e de ansiedade generalizada. Mas caso você não trate a tempo, o caminho mais comum é a psicoterapia. Além disso, se for preciso, pode conciliar o uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra.

* Glycia Thianne Paiva Cardoso, 23 anos, Mossoroense, graduada em psicologia pela Universidade Potiguar. CRP 17/5073

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support