A PREVIDÊNCIA E SUAS ALTERAÇÕES

O sistema previdenciário brasileiro passou, nos últimos 23 anos, por diversas transformações. A maioria delas centradas em dois pontos: dificultar o acesso do trabalhador aos benefícios previdenciários e reduzir os valores desses benefícios . O argumento sempre foi o de reduzir o déficit da Previdência. Como os governos lograram êxito em suas tentativas de dificultar o acesso aos benefícios previdenciários e o rombo – pelo menos no discurso dos governantes – segue, fica a certeza de que não está aí a solução para o problema (se é que ele existe). Apresento, a seguir, as leis que modificaram a previdência brasileira e quais as principais alterações que elas promoveram.

A Lei 9032/95 passou a exigir a comprovação de exposição contínua e habitual ao agente nocivo para a concessão da aposentadoria especial.

A Lei Complementar 84/96 instituiu, a cargo das empresas, a contribuição sobre a remuneração dos contribuintes individuais e a contribuição das cooperativas de trabalho sobre o valor pago aos cooperados.

A Lei 9.711/98 criou a retenção de 11% dos prestadores de serviços pessoas jurídicas, elidindo a solidariedade. Já a Emenda Constitucional 20/98 instituiu a destinação específica à previdência e assistência do produto arrecadado pelo INSS, propôs uma reestruturação da previdência do servidor público extinguiu a aposentadoria por tempo de serviço e acabou com a aposentadoria especial para o professor universitário.

Em 1999, foi criada a Lei 9.876/99, instituindo o famigerado Fator Previdenciário. Já em 2003, a Lei 10.666/03 estabeleceu a obrigatoriedade de as empresss efetuarem retenção de contribuição dos contribuintes individuais que lhes prestam serviço e extinguiu em definitivo a tabela de classes para contribuição do contribuinte individual. Também em 2003, com a Lei 10.710/03, as empresas passaram a pagar o benefício do salário-maternidade, reembolsando os valores despendidos na guia de recolhimento. Em 2003, a EC 41 reestruturou novamente a previdência do servidor público e em 2005, a EC 47 complementou a EC 41/03 reestruturando a previdência do servidor público. Como se percebe: muitas alterações. A maioria com prejuízos ao trabalhador. Reformar, penalizando o lado mais fraco, não tem resolvido. É preciso cortar privilégios dos ricos, militares e políticos. E lógico, cobrar de quem deve.

ABSURDO
Beira o ridículo a forma desrespeitosa – talvez até criminosa – como um jornal da cidade vem atacando os professores do município para defender os interesses da prefeita Rosalba Ciarlini. A chefe do Executivo está oferecendo um reajuste menor que o definido pelo MEC e fazendo propaganda enganosa com o valor do piso pago aos professores da cidade.

PROPAGANDA ENGANOSA
Rosalba Ciarlini quer fazer crer que o valor do Piso do Magistério em Mossoró é maior do Brasil. Eita, lá. O valor de R$ 3.539 que a prefeitura está divulgando contempla apenas uma pequena parcela de professores, oriundos do último concurso, e que tem carga horária de 40 horas. Ora, quem tem jornada maior logicamente que deve ter um salário-base maior.

PROPAGANDA ENGANOSA II
A prefeita também alardeou que a partir do pagamento da folha de fevereiro quitaria o décimo quarto salário, em atraso há 3 anos. Pagou apenas a uma meia dúzia de professores. Somente para ter discurso e tentar enganar. Lamentável.

PRIME
O Portal do RN denunciou ontem que a empresa Prime, que presta serviços à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), deve três meses de salários aos seus funcionários que trabalham naquela universidade. A coluna foi informada que para alguns servidores, o atraso era de até quatro meses. Após notificada pela UERN, a empresa quitou, nesta sexta-feira, duas folhas e o 13º de 2018.

PARA REFLEXÃO
O presidente do Brasil disse, em tom de pesada crítica, que a esquerda brasileira gosta muito de pobre. Deu para entender para quem ele está governando, né?

NO AR
O professor Lemuel Rodrigues, do Departamento de História (DHI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está com canal no youtube, onde analisa fatos históricos e comenta acontecimentos da geopolítica mundial atual. Clique AQUI para assistir.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support